LaercioLMB escreveu:Olha, a envergadura é entre 5x a 7 x a corda e o seu está em 4,9 x a corda o que lhe dará uma baixa carga alar, mas 5° de diedro é muita coisa, ficará com 10° total e terá baixa eficiência nos ailerons.
Faça o diedro com no máximo 3° de cada lado, mas o ideal é 2.5° a não ser que você não vá usar ailerons.
Bem lembrado, mas não vou usar ailerons, vou tentar seguir a planta original, que me foi muito bem referênciada! Ela é pra glow e tem muita estabilidade. Planta semi-escala e escala pra modelo voador pra mim é algo sagrado e não se mexe. Modelos escala quando voam bem com poucas modificações, é por que o projetista é muito safo! Assim não vou meter a mão no trabalho dos outros, que sabem o por quê de tal coisa. A probabilidade de dar m____da é muito alta. Já tô mexendo até muito nos materiais que vão ser usados.
Suspeito que o projetista usou esse valor, pelo fato de ser um asa média com muito volume acima da asa. O que significa que tem muito peso acima do CG. A gente sabe que em um asa alta o peso da fuselagem ajuda a trazer o conjunto pra posição inicial, juntamente com o diedro. Quanto mais peso acima da linha da asa menos o diedro é ajudado pelo peso da fuselagem. Sem ajuda, aumenta o diedro. Repare que ele usou um baita leme e profundor, maiores do que usualmente se usa,e na planta o curso deles é de 15°, pouco, pros padrões atuais. Suspeito do motivo.
No outro modelo que é projeto meu e asa alta usei 3,5 e sem ailerons e tá tão estável e lento que enjoa. Mas é completamente diferente. Vou confiar em quem me indicou a planta, que nunca me decepcionou em 30 anos.
LaercioLMB escreveu:Outro detalhe, precisa inclinação para baixo sim no motor, pois o momento de nariz desse modelo é muito curto, pois pelo padrão deveria ser a medida da corda da asa medido do bordo de ataque até a hélice, mas terá menos que isso e tem sim que inclinar o motor para baixo pelo menos 4°.
Isso ficou meio em aberto ainda Laércio. O projeto mesmo não tem. No seu E.III tenho a impressão de que a asa está mais alta que o avião original:
- E2.jpg (26.82 KiB) Exibido 10403 vezes
Neste a asa é mais central, o que a gente sabe que normalmente precisa menos disso. Qualquer coisa jogo o bico do motor pra baixo...
LaercioLMB escreveu:O Fokker E III é bem semelhante a esse seu modelo.
Sim! o Morane foi revolucionário pra época e bateu muitos recordes e influenciou o projeto aéreo na época. O E.III é um modelo baseado nele, conforme está documentado até no wikipedia. Não dá pra negar, embora a célula em sí foi bem modificada, mais resistente e com o revolucionário sincronizador de tiro. O E.III ficou mais famoso, devido à superioridade aérea que conquistou no início da guerra, principalmente em cima dos ingleses, que o apelidaram de flagelo Fokker. Os ingleses demoraram pra lançar bons aviões. Tanto que um outro avião baseado no Morane, o Nieuport 11, reconquistou o domínio em seguida. Que foi retomado no ano seguinte com o Albatross D.II (Na minha lista!). Depois o pau comeu quando os ingleses entraram pra valer com os PUP´s, Scouts e Camel´s e os franceses com os modelos novos de Nieuport e SPAD, este na minha singela opinião o melhor da guerra, junto com o excelente Fokker DVII.
Teu E.III está ótimo, parabéns. Você documentou a construção aqui?
LaercioLMB escreveu:Use cabinhos de aço de pesca para fazer os stays das asas. Usei no meu e ficou muito show
Ótima idéia, e se não me engano esses cabinhos vem com uma proteção de Nylon externa, que evita a ferrugem, não é desse? já usei no passado.