ferenzmice escreveu:Ainda estou indeciso quanto a qual modelo devo construir, devo fazer um asa alta normal ou eu posso fazer um piblano de voo mais docil como o tiger? tem muita diferença na construção cg e etc?
Jovem seguinte, dicas de quem sofreu muito para aprender e construir sozinho.
Quando iniciamos no aeromodelismo vemos muitos vídeos do pessoal voando cada aeromodelo bonito e pousando bonito, mas a triste realidade é que para chegar nesse ponto demora muito até ter domínio do aeromodelo em qualquer circunstâncias, e mesmo com prática se vacilar lenha. Outro detalhe a construção do aeromodelo irá refletir diretamente em voo, aeromodelo desalinhado, torto, fora do CG, muito comando de airelon, leme e profundor, ocasionará um voo estranho e com muitas lenhas.
vou relacionar alguns tópicos que você deve fazer e colocar na cabeça antes de iniciar a construção e tentar voar.
1- brinque com simulador, coloque vento para treinar.
2- Escolha um modelo de fácil construção e de preferência triciclo( os modelos triciclos são mais fáceis para decolar e pousar, pois auxiliam o piloto quando são bem feitos). Exemplo ugly Stick, de 120cm de asa.
3-Alinhe muito bem, motor, asa, leme e profundor. Quando essas partes estão desalinhadas o voo fica péssimo ou impossível. Muito cuidado com o CG do aeromodelo, deixe ele levemente para frente, se ficar com peso de cauda será lenha na certa.
4- quando for montar o aero, coloque pouco comando nas partes móveis, como airelon, profundor e leme. muito comando só funciona quando você já tem domínio do modelo.
5- Escolha um local e horário adequado para testar. O local deve ser aberto, sem casas, árvores ou rede elétrica perto. Os horários mais adequados para voo do iniciante, seria antes das 9horas e depois das 5 horas. Nesses horários normalmente tem pouco vento, se estiver com vento um pouco forte nem tente.
6- Ao decolar e pousar, deve ser sempre contra o vento, dessa forma fica mais fácil um pouco.
7- Evite movimentos bruscos nos comandos, faça um voo com movimentos suaves para evitar possíveis problemas em voo.
Espero ter lhe ajudado.