Bom dia galera, feliz 2018
Primeiro post original depois de muito tempo.
Adquiri um planador FLYFLY ASW 28 há alguns anos, modelo lá visto por aqui.
Envergadura de 2 metros, corda de asa escala, ou seja, não consideraram o efeito escala
Pesado, bom voador, mas critico em pousos.
Neste post vou demonstrar as correções feitas no modelo que eu fiz e assim espero ajudar os colegas a entender como esses modelos vêm com erros as vezes grosseiros mas que são passiveis de correções....
Tera
Planador ASW 28 - Considerações e afins
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Planador ASW 28 - Considerações e afins
Fly baby fly...
Re: Planador ASW 28 - Considerações e afins
Apenas para elucidar o raciocínio do amigo, alguns fabricantes seguem as medidas reais da aeronave a ferro e fogo, respeitando a escala.
O resultado em desempenho é, muitas vezes, desastroso. As condições que nossos modelos voam são completamente diferentes (variação de Reynolds, etc).
Acho o ASW maravilhoso, e creio que seja um desafio ter um modelo escala com características de voo competitivas.
O resultado em desempenho é, muitas vezes, desastroso. As condições que nossos modelos voam são completamente diferentes (variação de Reynolds, etc).
Acho o ASW maravilhoso, e creio que seja um desafio ter um modelo escala com características de voo competitivas.
Especialista em empirismo
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Re: Planador ASW 28 - Considerações e afins
Realmente, o fator escala no aeromodelismo só se refere ao proporção do modelo com o real e não na escala propriamente dita em termos de engenharia.
Exemplo:
Um avião com 12,46 m de envergadura e desejamos fazer uma réplica na escala 1:8, pegamos esses 12,46 e dividimos por 8 e teremos 1,56 m.
Sabemos que iremos fazer um aeromodelo com 1,56 m de envergadura, nada mais.
As proporções de áreas de asas, superfícies de comando, largura e altura da fuselagem, tudo isso muda e não pode ser seguidas as proporções do real como referência. Por isso é que desenho em 3 vistas de aviões não servem como plantas de aeromodelos, embora muitos acreditem que serve e teimam de pé junto que dá certo. Voas, mas poderiam voar muito melhor se essas pessoas realmente soubessem o que é voar.
Por que não podemos seguir as medidas do original?
Por que na física, não temos como alterar em escala a gravidade, a pressão atmosférica e principalmente a densidade do ar que é a principal de todas. Eu mesmo já cometi o erro de seguir uma planta original para fazer um modelo e me dei mal, o modelo poderia ter um desempenho muito melhor, com um arrasto muito menor e um tempo de voo muito maior. Como fiquei sabendo disso? Tendo que fazer alterações para o modelo poder voar de forma mais controlável e manso.
Planador então, nem se fala, pois arrasto tem que ser o menor possível e seguir as proporções de um original, o arrasto certamente será maior do que poderia ser.
Exemplo:
Um avião com 12,46 m de envergadura e desejamos fazer uma réplica na escala 1:8, pegamos esses 12,46 e dividimos por 8 e teremos 1,56 m.
Sabemos que iremos fazer um aeromodelo com 1,56 m de envergadura, nada mais.
As proporções de áreas de asas, superfícies de comando, largura e altura da fuselagem, tudo isso muda e não pode ser seguidas as proporções do real como referência. Por isso é que desenho em 3 vistas de aviões não servem como plantas de aeromodelos, embora muitos acreditem que serve e teimam de pé junto que dá certo. Voas, mas poderiam voar muito melhor se essas pessoas realmente soubessem o que é voar.
Por que não podemos seguir as medidas do original?
Por que na física, não temos como alterar em escala a gravidade, a pressão atmosférica e principalmente a densidade do ar que é a principal de todas. Eu mesmo já cometi o erro de seguir uma planta original para fazer um modelo e me dei mal, o modelo poderia ter um desempenho muito melhor, com um arrasto muito menor e um tempo de voo muito maior. Como fiquei sabendo disso? Tendo que fazer alterações para o modelo poder voar de forma mais controlável e manso.
Planador então, nem se fala, pois arrasto tem que ser o menor possível e seguir as proporções de um original, o arrasto certamente será maior do que poderia ser.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Re: Planador ASW 28 - Considerações e afins
Geralmente, numa regra muito geral, mas é claro, cada modelo e utilização requerem avaliação particular, o efeito escala na corda da asa é de 20-25 % a mais. Ou seja, vc precisa adicionar 20-25 % a mais na corda da asa, mas também observamos isso na superfície dos comandos, sendo o mais critico profundor....
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