Página 1 de 1

Caracteristica do Voo

Enviado: Ter Abr 17, 2018 11:19 am
por Tiago Souza
Prezados bom dia, eu tinha um kit de isopor de um stick 100 cm ao qual aprendi a voar, o mesmo lenhou diversar vezes. Para aproveitar a asa que estava intacta refiz o charuto usando depron de 5 mm seguindo as partes da fuselagem que eu tinha que dava pra aproveitar pois o resto quebrou.

Enfim, o aero foi refeito e ta voando, só tem uns detalhes no voo que to sem saber o que pode ser. O perfil da asa é simétrico ou semi-simétrico não tenho certeza, é praticamente igual em cima e embaixo, tem um pouco de diedro, os ailerons são de depron.

Ele ta voando com o profundor um pouco cabrado em relação ao estabilizador, contra o vento ele voa ora reto, ora sobe, ora desce. Quando pega vento a favor ele tem tendencia a levantar o nariz parecendo acrobatico indo pra tork. A trimagem ta no ponto de se der toque pra cima ou baixo ele sobe ou desce.

De dorso ele voa bem, tendo que picar um pouco só.

Alguem sabe me dizer o que fazer pra ele voar sem levantar?

Sera cg, ou aquele angulo do motor (ta com uma arruela embaixo do suporte pra dar o angulo). Ou pode ser os ailerons precisando subir ou descer a posicao central (tentei deixar eles bem retos seguindo a linha do perfil da asa).

Desde ja agradeço e me desculpo se fiz/falei alguma besteira.

Re: Caracteristica do Voo

Enviado: Ter Abr 17, 2018 3:17 pm
por Paulinho
Oi Thiago! Tem um monte de fatores que atrapalham o voo. Inicialmente pode ser o que já relatou, incidência de motor, CG. O que estar também errado é a posição da asa e ou estabilizador horizontal, eles podem estar com incidência negativa também pois, pelo que relatou de dorso ele voa melhor, pode ser um ou outro que está errado. Tente tirar fotos dele de vários ângulos para podermos analisar e dar mais palpites.

Re: Caracteristica do Voo

Enviado: Ter Abr 17, 2018 4:13 pm
por LaercioLMB
Paulinho escreveu:Oi Thiago! Tem um monte de fatores que atrapalham o voo. Inicialmente pode ser o que já relatou, incidência de motor, CG. O que estar também errado é a posição da asa e ou estabilizador horizontal, eles podem estar com incidência negativa também pois, pelo que relatou de dorso ele voa melhor, pode ser um ou outro que está errado. Tente tirar fotos dele de vários ângulos para podermos analisar e dar mais palpites.



Idem

Re: Caracteristica do Voo

Enviado: Qua Abr 18, 2018 8:36 am
por Tiago Souza
Teste

Re: Caracteristica do Voo

Enviado: Qua Abr 18, 2018 8:37 am
por Tiago Souza
Deu trabalho colocar essas imagens

Re: Caracteristica do Voo

Enviado: Qua Abr 18, 2018 9:01 am
por Tiago Souza
Não reparem na feiura do aero. O leme ficou gigante, só depois de pronto que vi o quanto ficou grande. Ia colocar a bequilha dianteira, mas não ficou legal.

Re: Caracteristica do Voo

Enviado: Qua Abr 18, 2018 12:05 pm
por Paulinho
Tiago Souza escreveu:Deu trabalho colocar essas imagens

Pelo perfil desta foto "PARECE" que a asa está com incidência negativa, tente elevar a frente dela "BORDO DE ATAQUE"!

Re: Caracteristica do Voo

Enviado: Qua Abr 18, 2018 1:41 pm
por Caiego
Toda planta de avião tem uma linha que cruza a fuselagem, chama-se Datum Line, nessa linha você verifica as incidências de asa, estabilizador e motor utilizando uma simples régua.

Re: Caracteristica do Voo

Enviado: Qua Abr 18, 2018 3:00 pm
por Paulinho
Planta!

Re: Caracteristica do Voo

Enviado: Qua Abr 18, 2018 8:38 pm
por LaercioLMB
De fato, como o Paulinho percebeu, a asa está com incidência negativa, ou seja, o bordo de ataque (frente) está mais baixo que bordo de fuga (atrás).
Como o próprio Paulinho mostrou no desenho, existe uma linha de centro no perfil da asa e essa linha tem que ficar paralela com a linha da fuselagem ou levemente inclinada para cima que é o que se chama de incidência positiva.
Por isso o modelo voa melhor em dorso, pois a asa passa a ter incidência positiva quando voando em dorso.
O motor tem que ficar inclinado um pouco para baixo e o seu está reto com a fuselagem e tem que ficar um pouco inclinado para a direita também (visto de trás para a frente), pois essas inclinações evitam do modelo levantar o nariz quando acelera e rolar (girar para um lado) por causa do efeito torque do motor sobre o aeromodelo.