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Re: Conversão NITRO para ETANOL - Velas BE-3

Enviado: Qua Abr 08, 2020 3:49 pm
por Gabriel Velloso
Eu estava estudando sobre uns combustíveis, comparando os diferentes nitro. Para automodelos e aeromodelos, a diferença era que para aviões, os 17% de óleo eram compostos de 50% de rícino e 50% sintético, e nos carros 70% rícino e 30% sintético. O que muda na prática? Na minha cabeça, por ser sintético, deveria ter melhores propriedades quanto lubrificação, resistência ao calor e etc.

Re: Conversão NITRO para ETANOL - Velas BE-3

Enviado: Seg Abr 13, 2020 11:06 am
por dtox
E ai, chegou a vela?
Quanto ao lubrificante, nao sei. Se voce pesquisar no grupo certamente alguem ja abordou o assunto. Abs

Re: Conversão NITRO para ETANOL - Velas BE-3

Enviado: Qua Abr 15, 2020 10:30 am
por Gabriel Velloso
dtox escreveu:E ai, chegou a vela?
Quanto ao lubrificante, nao sei. Se voce pesquisar no grupo certamente alguem ja abordou o assunto. Abs


Chegou nada, nem atualiza o rastreamento. Desde quinta feira passada encaminhado aqui para o RJ vindo de MG.

Re: Conversão NITRO para ETANOL - Velas BE-3

Enviado: Qui Abr 16, 2020 2:12 pm
por dtox
passa seu whats pra mim, quero tirar umas duvidas

Re: Conversão NITRO para ETANOL - Velas BE-3

Enviado: Qui Abr 16, 2020 6:50 pm
por Gabriel Velloso
dtox escreveu:passa seu whats pra mim, quero tirar umas duvidas


Mandei via mensagem privada, não sei se é permitido por aqui.

Re: Conversão NITRO para ETANOL - Velas BE-3

Enviado: Seg Abr 27, 2020 2:55 pm
por Gabriel Velloso
Esqueci de postar meus resultados aqui.

Quando finalmente as velas chegaram, depois de quase o dobro do prazo, comecei experimentar.

Ela tem o passo de rosca diferente, porém entrou, acredito que moendo a rosca, porém ficou firme, não vazou, nem arrancou.

Descobri um grande defeito no motor, provavelmente por isso ele não ligou. Ao girar com a furadeira, no sentido correto obviamente, ele começava cuspir combustível entre o eixo e a hélice. Mas escorria a ponto de sujar o chão todo kkkkkkkk.

Ao virar o motor de ponta cabeça, descia bastante combustível pelo furo da vela e da admissão, sinal de que entrava, porém não subia. A compressão do cárter devia vazar toda pela folga do eixo, junto ao combustível vazando, triste...

Vou ter que atrasar a modificação, irei recuperar o kit de camisa e pistão, polindo com as pastas diamantadas e com dilatação permanente. No caso da folga do eixo, irei nivelar a bucha, e preencher o eixo com solda, e temperar, talvez cementar, verei ainda o que farei.

Re: Conversão NITRO para ETANOL - Velas BE-3

Enviado: Seg Abr 27, 2020 8:38 pm
por LaercioLMB
Compra eixo novo, gambiarra vai sair o mesmo preço de comprar um novo e poderá ter problemas.

Re: Conversão NITRO para ETANOL - Velas BE-3

Enviado: Ter Abr 28, 2020 7:05 pm
por Gabriel Velloso
LaercioLMB escreveu:Compra eixo novo, gambiarra vai sair o mesmo preço de comprar um novo e poderá ter problemas.


Longe de ser gambiarra, um serviço de recuperação/restauração cuidadoso. Ainda é capaz de ficar mais duradouro que o original, já que terá tratamentos térmicos, e o original não costuma ter.

Re: Conversão NITRO para ETANOL - Velas BE-3

Enviado: Ter Abr 28, 2020 8:11 pm
por LaercioLMB
Espero que sim.

Re: Conversão NITRO para ETANOL - Velas BE-3

Enviado: Sex Mai 01, 2020 11:17 am
por Adriano Miyata
Muitos anos atras ajudei a converter 2 motores, um 120 e um 160.
Resultado da conversão:
- Carburação critica, perde a regulagem sempre. (igual motores antigo a alcool, tem esperar aquecer para tentar regular)
- Dificil dar partida na mão, quando da partida e motor esquenta e apaga ai só com starter.
- Perde muita força.
Acho para tentar compensar conversão tem ser esses motores grandes, devido custo do glow.
Mas sinceramente é muita dor de cabeça pela economia, risco de quebra do aeromodelo pois apaga facil em voo.