Cálculo de Autonomia (Estimativa) - Tá certo o raciocínio?
Enviado: Ter Jun 22, 2021 11:55 pm
Tentei gerar uma fórmula de estimativa de autonomia de voo, mas sou PÉSSIMO em exatas. Tá correto esse raciocínio?
Considerando um consumo médio do motor em voo equivalente à 60% de seu consumo máximo (em amperes), além de um descarregamento máximo de segurança da bateria LiPO equivalente à 60% de sua capacidade total, temos:
(Ah ÷ C) x 36 = T
Onde:
Ah = Capacidade total da bateria em amperes/hora
C = Consumo médio do motor (60% do consumo máximo) em amperes
36 = Constante de tempo (60 minutos) x Constante de descarregamento máximo de segurança da bateria
0,6 da capacidade total) -> 60 x 0,6 = 36
T = Tempo estimado de voo
Exemplos:
Bateria com capacidade de 5000mAh (5Ah)
Motor com consumo máximo de 50A (60% = 30A)
(Bh ÷ C) x 36 = T
(5 ÷ 30) x 36 = 6 minutos de voo consumindo 60% da bateria (estimativa)
Em outro exemplo, considerei um shock flyer com motor SunnySky X2304, hélice 8x4.7 e Bateria 2s 450mAh, em dois cenários de voo: 1. voo mais agressivo; e 2. voo mais suave.
Consumo médio em voo do motor:
1. 70% do máximo = 6,09A
2. 60% do máximo = 5,22A
Cenário 1 (70%):
(Bh ÷ C) x 36 = T
(0,45 ÷ 6,09) x 36 = 2,66 min
Cenário 2 (60%):
(Bh ÷ C) x 36 = T
(0,45 ÷ 5,22) x 36 = 3,10
A autonomia desse shock é de aproximadamente 3 minutos (de 2,6 a 3,1).
O cálculo pode mudar de acordo com as características de voo (consumo médio maior em acrobáticos ou pylon racers; consumo médio menor em planadores). Mas e quanto ao raciocínio, é válido?
Considerando um consumo médio do motor em voo equivalente à 60% de seu consumo máximo (em amperes), além de um descarregamento máximo de segurança da bateria LiPO equivalente à 60% de sua capacidade total, temos:
(Ah ÷ C) x 36 = T
Onde:
Ah = Capacidade total da bateria em amperes/hora
C = Consumo médio do motor (60% do consumo máximo) em amperes
36 = Constante de tempo (60 minutos) x Constante de descarregamento máximo de segurança da bateria
0,6 da capacidade total) -> 60 x 0,6 = 36
T = Tempo estimado de voo
Exemplos:
Bateria com capacidade de 5000mAh (5Ah)
Motor com consumo máximo de 50A (60% = 30A)
(Bh ÷ C) x 36 = T
(5 ÷ 30) x 36 = 6 minutos de voo consumindo 60% da bateria (estimativa)
Em outro exemplo, considerei um shock flyer com motor SunnySky X2304, hélice 8x4.7 e Bateria 2s 450mAh, em dois cenários de voo: 1. voo mais agressivo; e 2. voo mais suave.
Consumo médio em voo do motor:
1. 70% do máximo = 6,09A
2. 60% do máximo = 5,22A
Cenário 1 (70%):
(Bh ÷ C) x 36 = T
(0,45 ÷ 6,09) x 36 = 2,66 min
Cenário 2 (60%):
(Bh ÷ C) x 36 = T
(0,45 ÷ 5,22) x 36 = 3,10
A autonomia desse shock é de aproximadamente 3 minutos (de 2,6 a 3,1).
O cálculo pode mudar de acordo com as características de voo (consumo médio maior em acrobáticos ou pylon racers; consumo médio menor em planadores). Mas e quanto ao raciocínio, é válido?