Tucano Mauri .40 Glow
- Felipe Uebelhart
- membro
- Mensagens: 65
- Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
- Localização: Sorocaba-SP
Tucano Mauri .40 Glow
Bom dia a todos.
Influenciado pelo grande amigo Leo e com um motor .40 sem agulha no carburador que eu acabei comprando por um precinho bom, fiquei com vontade de iniciar a construção de um Tucano Glow, procurando uma forma de facilitar a construção procurei alguns kits para comprar mas não havia nenhum no tamanho de 1,2m para meu motor, apenas o kit do Mauri para elétricos.
Acabei tendo uma ideia muito ruim, como nunca tinha trabalhado com fibra de vidro na construção de aeromodelos, resolvi experimentar, comprei o kit do Mauri (atendimento excelente), comecei a fazer uma rápida busca na internet sobre construção de pranchas de standup/surf e ver alguns vídeos do grande mestre Gato Fly, juntei informação suficiente para saber qual resina usar e a tinta para pintar posteriormente (basicamente nada, mas já dava para começar)
Antes de tudo, eu precisava fazer esse motor .40 sem agulha funcionar. Procurei em diversos sites dentro e fora da Brasil mas não encontrei a agulha de combustível ou o carburador inteiro para comprar, quando encontrava o valor era mais caro que o motor.
Resolvi tentar resolver por conta esse problema.
Encontrei uma agulha velha com o niple de combustível mas a rosca que fixava a agulha no carburador estava torta (bem torta) tentei alinhar ela mas o esperado aconteceu, a rosca quebrou e me sobrou apenas a agulha e o niple.
Para fixar a agulha no carburador resolvi abrir uma rosca M4 no carburador, peguei um parafuso M4, fiz um furo no centro dele e soldei ele com estanho no niple. Achei que teria problemas em alguma geometria que deixei diferente do original, mas aparentemente, resolvi o problema e o motor (apesar de muito trabalho) ligou e deu regulagem.
Segue algumas fotos dessa dor de cabeça.
Agulhas velhas
Rosca torta
Resultado após tentar alinhar a rosca
Usinagem e soldagem do parafuso M4 com um furo no centro, não ficou tão alinhado, soldar eles foi bem complicado e isso foi o melhor que consegui. O importante era a agulha vedar 100% o furo e abrir conforme a necessidade da regulagem.
Montagem final
Assim podemos dar Inicio da Construção do Tucano Mauri .40
Kit Tucano Mauri
O kit é excelente, fácil de montar.
Comecei a montagem conforme o Mauri indica, não reforcei muito por dentro pois acredito que a fibra por fora vai fazer o papel de reforçar tudo.
Acabei fazendo meu montante para o motor (reforçarei em breve)
Continua...
Influenciado pelo grande amigo Leo e com um motor .40 sem agulha no carburador que eu acabei comprando por um precinho bom, fiquei com vontade de iniciar a construção de um Tucano Glow, procurando uma forma de facilitar a construção procurei alguns kits para comprar mas não havia nenhum no tamanho de 1,2m para meu motor, apenas o kit do Mauri para elétricos.
Acabei tendo uma ideia muito ruim, como nunca tinha trabalhado com fibra de vidro na construção de aeromodelos, resolvi experimentar, comprei o kit do Mauri (atendimento excelente), comecei a fazer uma rápida busca na internet sobre construção de pranchas de standup/surf e ver alguns vídeos do grande mestre Gato Fly, juntei informação suficiente para saber qual resina usar e a tinta para pintar posteriormente (basicamente nada, mas já dava para começar)
Antes de tudo, eu precisava fazer esse motor .40 sem agulha funcionar. Procurei em diversos sites dentro e fora da Brasil mas não encontrei a agulha de combustível ou o carburador inteiro para comprar, quando encontrava o valor era mais caro que o motor.
Resolvi tentar resolver por conta esse problema.
Encontrei uma agulha velha com o niple de combustível mas a rosca que fixava a agulha no carburador estava torta (bem torta) tentei alinhar ela mas o esperado aconteceu, a rosca quebrou e me sobrou apenas a agulha e o niple.
Para fixar a agulha no carburador resolvi abrir uma rosca M4 no carburador, peguei um parafuso M4, fiz um furo no centro dele e soldei ele com estanho no niple. Achei que teria problemas em alguma geometria que deixei diferente do original, mas aparentemente, resolvi o problema e o motor (apesar de muito trabalho) ligou e deu regulagem.
Segue algumas fotos dessa dor de cabeça.
Agulhas velhas
Rosca torta
Resultado após tentar alinhar a rosca
Usinagem e soldagem do parafuso M4 com um furo no centro, não ficou tão alinhado, soldar eles foi bem complicado e isso foi o melhor que consegui. O importante era a agulha vedar 100% o furo e abrir conforme a necessidade da regulagem.
Montagem final
Assim podemos dar Inicio da Construção do Tucano Mauri .40
Kit Tucano Mauri
O kit é excelente, fácil de montar.
Comecei a montagem conforme o Mauri indica, não reforcei muito por dentro pois acredito que a fibra por fora vai fazer o papel de reforçar tudo.
Acabei fazendo meu montante para o motor (reforçarei em breve)
Continua...
- Felipe Uebelhart
- membro
- Mensagens: 65
- Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
- Localização: Sorocaba-SP
Re: Tucano Mauri .40 Glow
Terminei toda a montagem da fuselagem e da asa, basicamente seguindo tudo conforme a construção recomendada pelo Mauri, apenas tive que abrir um espaço próximo ao motor para caber o tanque dentro.
Por ser fabricado em isopor com uma espessura considerável (não medi mas acho que deve ser uns 15mm) os espaços internos são bem apertados para encaixar servos maiores e um tanque decente. Infelizmente o tanque que vou usar não vai ser muito grande.
Mesa de servos:
Foi a solução que encontrei para não alterar tanto a estrutura do avião (internamente) e conseguir encaixar tudo. O ruim desse sistema é que o acesso para mudar o bracinho dos servos é impossível sem retirar toda a base junta e junto com a base toda a linkagem sai junto, então ficou bem ruim nessa questão, mas atende.
Dois parafusos alen seguram tudo.
Próximo passo é começar a fibrar toda a fuselagem com resina epoxi.
Por ser fabricado em isopor com uma espessura considerável (não medi mas acho que deve ser uns 15mm) os espaços internos são bem apertados para encaixar servos maiores e um tanque decente. Infelizmente o tanque que vou usar não vai ser muito grande.
Mesa de servos:
Foi a solução que encontrei para não alterar tanto a estrutura do avião (internamente) e conseguir encaixar tudo. O ruim desse sistema é que o acesso para mudar o bracinho dos servos é impossível sem retirar toda a base junta e junto com a base toda a linkagem sai junto, então ficou bem ruim nessa questão, mas atende.
Dois parafusos alen seguram tudo.
Próximo passo é começar a fibrar toda a fuselagem com resina epoxi.
- Felipe Uebelhart
- membro
- Mensagens: 65
- Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
- Localização: Sorocaba-SP
Re: Tucano Mauri .40 Glow
Fibrando a fuselagem.
Achei que esse processo seria mais fácil e simples de se fazer, mas a falta de habilidade com esses materiais a irritação com tudo grudando e nada dando certo tornou a experiência traumatizante e provavelmente vai demorar para eu querer fazer outro avião usando fibra.
Cortei diversos pedaços do tecido para tentar alcançar todos os lugares.
Apliquei resina com pincel primeiro em todo o modelo, apliquei a fibra e depois apliquei mais uma camada de resina.
Na asa o processo foi idêntico, única diferença é que os pedaços de tecido eram maiores.
O maior problema na asa (além da mão grudando e raiva) foi o bordo de ataque e fuga onde a fibra não acompanhava o perfil e descolava, como mostra a foto abaixo, tive que deixar assim e quando tudo secou eu cortei fora essa parte descolada.
Tive que adaptar o aileron para poder fixar eles com dobradiças de nylon pois eles são cortados para serem usados com dobradiças de durex ou vinil conforme o Mauri indica. Depois de cortar ele eu colei uma chapa de depron para ajustar o tamanho.
Acabei não tirando foto, mas na asa, antes de aplicar a fibra, eu abri um canal ate o ponto onde o servo seria instalado assim ficaria um furo para passar a fiação.
O processo de fibrar foi igual para tudo. Aileron, comando de leme e profundor.
É incrível o quão forte fica com apenas uma camada de fibra.
Achei que esse processo seria mais fácil e simples de se fazer, mas a falta de habilidade com esses materiais a irritação com tudo grudando e nada dando certo tornou a experiência traumatizante e provavelmente vai demorar para eu querer fazer outro avião usando fibra.
Cortei diversos pedaços do tecido para tentar alcançar todos os lugares.
Apliquei resina com pincel primeiro em todo o modelo, apliquei a fibra e depois apliquei mais uma camada de resina.
Na asa o processo foi idêntico, única diferença é que os pedaços de tecido eram maiores.
O maior problema na asa (além da mão grudando e raiva) foi o bordo de ataque e fuga onde a fibra não acompanhava o perfil e descolava, como mostra a foto abaixo, tive que deixar assim e quando tudo secou eu cortei fora essa parte descolada.
Tive que adaptar o aileron para poder fixar eles com dobradiças de nylon pois eles são cortados para serem usados com dobradiças de durex ou vinil conforme o Mauri indica. Depois de cortar ele eu colei uma chapa de depron para ajustar o tamanho.
Acabei não tirando foto, mas na asa, antes de aplicar a fibra, eu abri um canal ate o ponto onde o servo seria instalado assim ficaria um furo para passar a fiação.
O processo de fibrar foi igual para tudo. Aileron, comando de leme e profundor.
É incrível o quão forte fica com apenas uma camada de fibra.
- LaercioLMB
- membro
- Mensagens: 13808
- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
Re: Tucano Mauri .40 Glow
Não precisa aplicar resina antes, isso só faz uma tremenda lambança. Coloque a fibra onde pretende laminar e nunca espalhe resina como se fosse tinta, ela tem que ser aplicada batendo com as pontas das cerdas do pincel sobre a fibra que o pincel se encarrega de fazer a resina entrar no meio da fibra até a peça a ser laminada. Tem que usar bem pouco catalisador, pois a resina tem que levar no mínimo 4 horas para secar, pois quanto mais rápido ela seca, mais quebradiça ela fica. Tem que passar um rolo na fibra para retirar o ar e assentar bem a fibra na peça, existem rolos de alumínio que parecem várias arruelas colocadas em um rolinho de pintura. Jamais se espalha a resina como se estivesse pintando, só se bate a resina na peça e acetona limpa a resina até do pincel.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Felipe Uebelhart
- membro
- Mensagens: 65
- Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
- Localização: Sorocaba-SP
Re: Tucano Mauri .40 Glow
LaercioLMB escreveu:Não precisa aplicar resina antes, isso só faz uma tremenda lambança. Coloque a fibra onde pretende laminar e nunca espalhe resina como se fosse tinta, ela tem que ser aplicada batendo com as pontas das cerdas do pincel sobre a fibra que o pincel se encarrega de fazer a resina entrar no meio da fibra até a peça a ser laminada. Tem que usar bem pouco catalisador, pois a resina tem que levar no mínimo 4 horas para secar, pois quanto mais rápido ela seca, mais quebradiça ela fica. Tem que passar um rolo na fibra para retirar o ar e assentar bem a fibra na peça, existem rolos de alumínio que parecem várias arruelas colocadas em um rolinho de pintura. Jamais se espalha a resina como se estivesse pintando, só se bate a resina na peça e acetona limpa a resina até do pincel.
Acho que passar a resina antes ajuda a garantir que toda a estrutura vai estar com uma boa aplicação de resina. Por ser tudo branco (isopor, fibra e resina transparente) fica difícil visualizar se tudo está bem aplicado.
Utilizei a técnica de bater o pincel mas mesmo assim a fibra não obedecia acho que uma solução para isso foi uma técnica que encontrei pesquisando posteriormente, a solução é aplicar uma camada de resina e deixar ela quase secar, assim estando mais grudenta, ela segura a fibra nesses cantinhos ou curvas mais acentuadas.
Seguindo....
Colei a parede de fogo com araldite, mais a frente vou aplicar uma nova camada de fibra que irá ajudar a segurar a parede de fogo.
Instalação dos servos do aileron.
Para a extensão dos servos, só comprei 2m de fio em cada cor e vou soldar eles no servo. Extensões são muito caras, não gastei 5$ nesses fios.
Proximo passo é lixar tudo.
Re: Tucano Mauri .40 Glow
Muito legal e bem documentado Felipão,
Estou aprendendo com o seu topico.
Estou aprendendo com o seu topico.
Re: Tucano Mauri .40 Glow
Parabéns Felipe! gosto muito de tucano, acho o voo dele muito bonito! estou acompanhando sua construção!!!
- Felipe Uebelhart
- membro
- Mensagens: 65
- Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
- Localização: Sorocaba-SP
Re: Tucano Mauri .40 Glow
Moreale escreveu:Parabéns Felipe! gosto muito de tucano, acho o voo dele muito bonito! estou acompanhando sua construção!!!
Obrigado!
Lixar fibra é algo insuportável.
Como havia comentado, eu iria reforçar o montante do motor, minha ideia era colocar dois parafusos por traz da parede de fogo para segurar o montante mas a fera aqui acabou esquecendo e colei tudo na fuselagem antes de fazer isso, ficando sem acesso nenhum para realizar esse reforço.
A solução (para tentar reforçar um pouco) foi abrir um rasgo como se fosse uma chaveta e colar uma chavetinha de madeira unindo a parede de fogo com o montante. Nessa foto tambem da para ver o reforço de fibra que foi colado para unir a fuselagem/parede de fogo.
Muita lixa, um pouco de massa para tampar alguns furinhos que ficaram sem resina e duas mãos de tinta.
O plano é pintar em vermelho/branco, mesmo padrão de cores do Leo, acho o vermelho mais bonito que o padrão azul/amarelo.
Próxima etapa, fabricar o trem de pouso e fixar ele na asa para lixar e pintar.
- LaercioLMB
- membro
- Mensagens: 13808
- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
Re: Tucano Mauri .40 Glow
Cuidado com o peso final e tinta embora não pareça, pesa também.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Felipe Uebelhart
- membro
- Mensagens: 65
- Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
- Localização: Sorocaba-SP
Re: Tucano Mauri .40 Glow
LaercioLMB escreveu:Cuidado com o peso final e tinta embora não pareça, pesa também.
Sim realmente a tinta pesa bastante. Cada demão eu preparava cerca de 150ml de tinta na pistola de pintura, logico que perco mais de 30% disso dissipado no ar, mas agrega um peso considerável.
Trem de pouso foi fabricado com raio de moto (Moto: XR250 raio original).
Dobrei o raio conforme o Mauri indica e até utilizei a madeira que vem no kit para isso, única diferença é que soldei um parafuso allen M4 para usar de eixo da roda.
Abri o espaço na asa para o trem de pouso (mesma indicação do Mauri).
Para fixar bem, apliquei 3 camadas de fibra, sei que isso vai gerar uma pequena ondulação no perfil da asa nesse ponto, mas para reforçar bem foi o necessário.
O ideal seria bolar algo melhor para poder fibrar junto com toda a asa de uma vez só.
Pontos observados até o momento:
Achei que seria uma construção bem mais barata que balsa - ERRADO sai elas por elas praticamente.
Não recomendo esse tipo de construção para pessoas que possuem uma oficina dentro de casa.
A meleca e pó gerado é extremamente desconfortável e irritante.
A missão segue.