Tractor 45 V2

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tractor 45 V2

Mensagem por LaercioLMB »

Uso desses cabos de aço para a linkagem, é o mais confiável e preciso, pois aquelas varetinhas de fibra foi a pior coisa que inventaram. Serviam bem para os primeiros aeromodelos elétricos que eram bem pequenos e muito leves, mas para estes de agora, são uma verdadeira porcaria, pois quer queiramos ou não, elas cedem e os comandos flambam sob a força do ar sobre as superfícies de ailerons, leme e profundor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 45 V2

Mensagem por Andre Mauricio »

LaercioLMB escreveu:é o mais confiável e preciso, pois aquelas varetinhas de fibra foi a pior coisa que inventaram. Serviam bem para os primeiros aeromodelos elétricos que eram bem pequenos e muito leves, mas para estes de agora, são uma verdadeira porcaria


Nos modelos grandes com servos distantes dos comandos, só tenho usado pull-pull com esses cabos. O sistema fica sem folgas e muito confiável. Quando os servos estão próximos e uso likagem rígida tipo push-pull, tenho usado barra roscada revestida por algum tubo (carbono ou alumínio), com ball links nas duas pontas.



Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 45 V2

Mensagem por Andre Mauricio »

Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tractor 45 V2

Mensagem por LaercioLMB »

São mais confiáveis mesmo. No início do aeromodelismo, se usava muito varetas redondas de balsa para fazer essas linkagens e os arames das pontas eram feitos os Z para conectar aos horns. Sempre foram ótimas e nunca flexionavam, sem falar na leveza do material. com o início dos elétricos que eram bem pequenos, se usava essas varetas de fibra de vidro, mas a medida em que os aeromodelos foram aumentando de tamanho, continuaram a usar essas varetas que sempre flexionam com o aeromodelo em voo e isso diminui os comando do aeromodelo a medida em que a velocidade aumenta.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 45 V2

Mensagem por Andre Mauricio »

Comecei a receber a eletrônica em doses homeopáticas. Os primeiros itens que recebi foram os servos Emax, oito unidades de ES3001, comprei todos por R$300 na Aliexpress. Recebi em 11 dias corridos, não fui taxado.

São servos analógicos com engrenagens de nylon, no tamanho standard pesando 37gramas. Em 6V: 4.2kg de torque, 0.14s. Configuração adequada à proposta e ao tamanho do modelo. Nada de servos de 30kg em avião classe .45 :lol:

Todos chegaram com exatamente o mesmo conteúdo, mesma quantidade de acessórios em todas as caixas, e todos funcionando normalmente. Palmas pro controle de qualidade da Emax. Só não gostei de terem vindo somente com cruzetas, sem os braços convencionais de "uma perna" só. :?





A instalação dos servos em si não tem muito mistério. Só montar grommet de borracha, ilhós de e parafusar. A montagem dos servos de asas e cauda foi simples, mas gastei um tempo à mais na montagem do servo da bequilha. Utilizei sobras de compensado laminado com carbono para fazer uma nova mesa para esse servo.





Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tractor 45 V2

Mensagem por LaercioLMB »

Não tenho certeza, mas parece que a fibra de carbono bloqueia o sinal entre o rádio e o receptor.

http://www.e-voo.com/viewtopic.php?t=32704
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 45 V2

Mensagem por Andre Mauricio »

Recebi mais alguns itens do avião. Receptor, ESC, rodas...

A joia da coroa é o TD R10 da FrSky. Um receptor dualband, com 10 portas PWM, sensores internos de telemetria e mais uma série de funcionalidades. 3 antenas... cada uma numa posição. Tem muito receptor até hoje com apenas uma :lol:





O ESC é o Flyfun de 80A. BEC de 8A, com picos de até 20A.


Escolhi rodas de 5 polegadas para poder voar em pistas na roça, de terra, grama mal cuidada..




Também finalizei a linkagem do avião.


Com esses flaps ele terá algumas mixagens diferentes...



Ainda não recebi o motor, mas peguei as medidas do manual para adiantar os montantes. Barra roscada M4, tubo de alumínio 9,5mm, 8 porcas, 8 arruelas. Tudo na Leroy Merlin. O conjunto saiu por coisa de R$15,00...


Usei o mesmo vinil dos adesivos do avião para dar uma aparência "esportiva" :lol:
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 45 V2

Mensagem por Andre Mauricio »

LaercioLMB escreveu:Não tenho certeza, mas parece que a fibra de carbono bloqueia o sinal entre o rádio e o receptor.

viewtopic.php?t=32704


Gera "sombra". Para contornar, precisa respeitar distância e posicionamento das antenas.

Os 3D modernos (e não só os giant, até mesmo os pequenos de 48 polegadas) têm carbono em praticamente toda a construção, inclusive na própria mesa do receptor, mas respeitando algumas regras o pessoal voa sem problemas.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tractor 45 V2

Mensagem por LaercioLMB »

Andre Mauricio escreveu:
LaercioLMB escreveu:Não tenho certeza, mas parece que a fibra de carbono bloqueia o sinal entre o rádio e o receptor.

http://www.e-voo.com/viewtopic.php?t=32704


Gera "sombra". Para contornar, precisa respeitar distância e posicionamento das antenas.

Os 3D modernos (e não só os giant, até mesmo os pequenos de 48 polegadas) têm carbono em praticamente toda a construção, inclusive na própria mesa do receptor, mas respeitando algumas regras o pessoal voa sem problemas.



Que bom que está ciente disso, mas sabemos que as antenas dos receptores 2.4 são pequenas e o ideal seria colocá-las para fora da fuselagem, pois mesmo estando afastada do carbono, ele estará ao redor das antenas criando uma gaiola de faraday.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 45 V2

Mensagem por Andre Mauricio »

O avião está praticamente pronto. Falta finalizar o setup de rádio, mas vai ficar para o próximo fim de semana.







Particularmente gostei muito dessas rodas de 5 polegadas. Não mudo para rodas menores, nem com polainas... A única alteração que pretendo fazer no momento é substituir o spinner de 52mm por um de 57mm ou um pouco maior, para ficar com um acabamento mais bonito no nariz.
Live to fly, fly to live , aces high!
Responder