Página 2 de 4

Re: Tractor 45 V2

Enviado: Seg Abr 17, 2023 8:04 pm
por LaercioLMB
Uso desses cabos de aço para a linkagem, é o mais confiável e preciso, pois aquelas varetinhas de fibra foi a pior coisa que inventaram. Serviam bem para os primeiros aeromodelos elétricos que eram bem pequenos e muito leves, mas para estes de agora, são uma verdadeira porcaria, pois quer queiramos ou não, elas cedem e os comandos flambam sob a força do ar sobre as superfícies de ailerons, leme e profundor.

Re: Tractor 45 V2

Enviado: Qua Abr 19, 2023 6:44 pm
por Andre Mauricio
LaercioLMB escreveu:é o mais confiável e preciso, pois aquelas varetinhas de fibra foi a pior coisa que inventaram. Serviam bem para os primeiros aeromodelos elétricos que eram bem pequenos e muito leves, mas para estes de agora, são uma verdadeira porcaria


Nos modelos grandes com servos distantes dos comandos, só tenho usado pull-pull com esses cabos. O sistema fica sem folgas e muito confiável. Quando os servos estão próximos e uso likagem rígida tipo push-pull, tenho usado barra roscada revestida por algum tubo (carbono ou alumínio), com ball links nas duas pontas.




Re: Tractor 45 V2

Enviado: Seg Abr 24, 2023 10:29 am
por Andre Mauricio

Re: Tractor 45 V2

Enviado: Seg Abr 24, 2023 8:46 pm
por LaercioLMB
São mais confiáveis mesmo. No início do aeromodelismo, se usava muito varetas redondas de balsa para fazer essas linkagens e os arames das pontas eram feitos os Z para conectar aos horns. Sempre foram ótimas e nunca flexionavam, sem falar na leveza do material. com o início dos elétricos que eram bem pequenos, se usava essas varetas de fibra de vidro, mas a medida em que os aeromodelos foram aumentando de tamanho, continuaram a usar essas varetas que sempre flexionam com o aeromodelo em voo e isso diminui os comando do aeromodelo a medida em que a velocidade aumenta.

Re: Tractor 45 V2

Enviado: Ter Abr 25, 2023 9:30 pm
por Andre Mauricio
Comecei a receber a eletrônica em doses homeopáticas. Os primeiros itens que recebi foram os servos Emax, oito unidades de ES3001, comprei todos por R$300 na Aliexpress. Recebi em 11 dias corridos, não fui taxado.

São servos analógicos com engrenagens de nylon, no tamanho standard pesando 37gramas. Em 6V: 4.2kg de torque, 0.14s. Configuração adequada à proposta e ao tamanho do modelo. Nada de servos de 30kg em avião classe .45 :lol:

Todos chegaram com exatamente o mesmo conteúdo, mesma quantidade de acessórios em todas as caixas, e todos funcionando normalmente. Palmas pro controle de qualidade da Emax. Só não gostei de terem vindo somente com cruzetas, sem os braços convencionais de "uma perna" só. :?





A instalação dos servos em si não tem muito mistério. Só montar grommet de borracha, ilhós de e parafusar. A montagem dos servos de asas e cauda foi simples, mas gastei um tempo à mais na montagem do servo da bequilha. Utilizei sobras de compensado laminado com carbono para fazer uma nova mesa para esse servo.






Re: Tractor 45 V2

Enviado: Qua Abr 26, 2023 12:24 pm
por LaercioLMB
Não tenho certeza, mas parece que a fibra de carbono bloqueia o sinal entre o rádio e o receptor.

http://www.e-voo.com/viewtopic.php?t=32704

Re: Tractor 45 V2

Enviado: Sáb Mai 06, 2023 7:34 pm
por Andre Mauricio
Recebi mais alguns itens do avião. Receptor, ESC, rodas...

A joia da coroa é o TD R10 da FrSky. Um receptor dualband, com 10 portas PWM, sensores internos de telemetria e mais uma série de funcionalidades. 3 antenas... cada uma numa posição. Tem muito receptor até hoje com apenas uma :lol:





O ESC é o Flyfun de 80A. BEC de 8A, com picos de até 20A.


Escolhi rodas de 5 polegadas para poder voar em pistas na roça, de terra, grama mal cuidada..




Também finalizei a linkagem do avião.


Com esses flaps ele terá algumas mixagens diferentes...



Ainda não recebi o motor, mas peguei as medidas do manual para adiantar os montantes. Barra roscada M4, tubo de alumínio 9,5mm, 8 porcas, 8 arruelas. Tudo na Leroy Merlin. O conjunto saiu por coisa de R$15,00...


Usei o mesmo vinil dos adesivos do avião para dar uma aparência "esportiva" :lol:

Re: Tractor 45 V2

Enviado: Sáb Mai 06, 2023 7:39 pm
por Andre Mauricio
LaercioLMB escreveu:Não tenho certeza, mas parece que a fibra de carbono bloqueia o sinal entre o rádio e o receptor.

viewtopic.php?t=32704


Gera "sombra". Para contornar, precisa respeitar distância e posicionamento das antenas.

Os 3D modernos (e não só os giant, até mesmo os pequenos de 48 polegadas) têm carbono em praticamente toda a construção, inclusive na própria mesa do receptor, mas respeitando algumas regras o pessoal voa sem problemas.

Re: Tractor 45 V2

Enviado: Dom Mai 07, 2023 9:13 am
por LaercioLMB
Andre Mauricio escreveu:
LaercioLMB escreveu:Não tenho certeza, mas parece que a fibra de carbono bloqueia o sinal entre o rádio e o receptor.

http://www.e-voo.com/viewtopic.php?t=32704


Gera "sombra". Para contornar, precisa respeitar distância e posicionamento das antenas.

Os 3D modernos (e não só os giant, até mesmo os pequenos de 48 polegadas) têm carbono em praticamente toda a construção, inclusive na própria mesa do receptor, mas respeitando algumas regras o pessoal voa sem problemas.



Que bom que está ciente disso, mas sabemos que as antenas dos receptores 2.4 são pequenas e o ideal seria colocá-las para fora da fuselagem, pois mesmo estando afastada do carbono, ele estará ao redor das antenas criando uma gaiola de faraday.

Re: Tractor 45 V2

Enviado: Dom Mai 07, 2023 8:25 pm
por Andre Mauricio
O avião está praticamente pronto. Falta finalizar o setup de rádio, mas vai ficar para o próximo fim de semana.







Particularmente gostei muito dessas rodas de 5 polegadas. Não mudo para rodas menores, nem com polainas... A única alteração que pretendo fazer no momento é substituir o spinner de 52mm por um de 57mm ou um pouco maior, para ficar com um acabamento mais bonito no nariz.