Telemaster BBB V2 - Voado e Aprovado!
Enviado: Dom Jul 09, 2023 7:21 pm
Durante a semana fiz uma limpa no armário de tranqueiras na oficina e encontrei uma série de componentes largados por lá. Nesse catadão, consegui uma eletrônica completa para um avião simples (na verdade encontrei um pouco mais, mas selecionei só o necessário para esse projeto).
Motor 2836 1100KV
ESC 40A (amerilinho xing ling)]
LiPo 3s 1500mah
4 servos 9G (do azul xing ling)
Duas hélices APC falsas 10x5
Receptor FrSky SR6
Há quase um ano atrás eu construí um telemaster de 1,56m de envergadura, o famoso Telemaster BBB (http://www.e-voo.com/viewtopic.php?t=184126). O avião voou muito bem, porém, merecia algumas melhorias, principalmente estruturais, e também um acréscimo de potência. A eletrônica que encontrei é praticamente a mesma do outro avião, com excessão dos servos (eram de metal, agora de nylon) e da bateria (era 3s 2200, agora 3s 1500).
Sendo assim, decidi construir uma versão 2 desse avião.
A planta "base" foi a do Telemaster Junior (https://outerzone.co.uk/plan_details.asp?ID=9390), porém, extraí dela somente as proporções. A planta efetivamente utilizada no projeto foi totalmente desenhada à mão para o material utilizado: depron!
O desenho da planta também é manual.
Meu depron eu sempre compro na Casa das Artes da Asa Norte. Sempre encontro uma variedade boa de espessuras, tipos e tamanhos, e fica atrás do trabalho, do lado do HRAN. Além do depron, aproveitei para comprar varetas de cedro 5x5mm que servirão de reforço para os estabilizadores.
Com o depron em mãos, hora de riscar e cortar.
Sim, são dois pares de laterais. Uso esse esquema em aviões maiores para evitar que o depron "ceda" com o tempo, ou que "sanfone" nas quedas. Acrescenta mais peso, mas ainda fica mais leve que uma fuselagem em madeira... além de aumentar a área de contato do assoalho e do teto.
Repeti os reforços dos estabilizadores, porém, ao invés de utilizar balsa, utilizei o cedro. As peças ficaram bem rígidas, mas não pesadas. Um ptoblema que tive não só no primeiro Tele, mas também em outros grandes aviões em depron, são os pontos de fixação dos horns que, com o tempo, acabam cedendo e ficando frágeis. Dessa vez, substituí o depron 5mm por balsa 5mm nessas regiões onde serão parafusados os horns.
Uma das dificuldades que tive no primeiro Tele BBB foi a fixação da eletrônica. Dessa vez, antes de fechar a fuselagem, deixei colados alguns trilhos para fixação das mesas de servos e bateria.
Parabrisa e capô fiz com sobras de balsa que tinha por aqui. No telemaster anterior não gostei do acabamento dessa parte em decorrência da espessura do depron (5mm). Dessa vez, achei mais agradável.
Motor 2836 1100KV
ESC 40A (amerilinho xing ling)]
LiPo 3s 1500mah
4 servos 9G (do azul xing ling)
Duas hélices APC falsas 10x5
Receptor FrSky SR6
Há quase um ano atrás eu construí um telemaster de 1,56m de envergadura, o famoso Telemaster BBB (http://www.e-voo.com/viewtopic.php?t=184126). O avião voou muito bem, porém, merecia algumas melhorias, principalmente estruturais, e também um acréscimo de potência. A eletrônica que encontrei é praticamente a mesma do outro avião, com excessão dos servos (eram de metal, agora de nylon) e da bateria (era 3s 2200, agora 3s 1500).
Sendo assim, decidi construir uma versão 2 desse avião.
A planta "base" foi a do Telemaster Junior (https://outerzone.co.uk/plan_details.asp?ID=9390), porém, extraí dela somente as proporções. A planta efetivamente utilizada no projeto foi totalmente desenhada à mão para o material utilizado: depron!
O desenho da planta também é manual.
Meu depron eu sempre compro na Casa das Artes da Asa Norte. Sempre encontro uma variedade boa de espessuras, tipos e tamanhos, e fica atrás do trabalho, do lado do HRAN. Além do depron, aproveitei para comprar varetas de cedro 5x5mm que servirão de reforço para os estabilizadores.
Com o depron em mãos, hora de riscar e cortar.
Sim, são dois pares de laterais. Uso esse esquema em aviões maiores para evitar que o depron "ceda" com o tempo, ou que "sanfone" nas quedas. Acrescenta mais peso, mas ainda fica mais leve que uma fuselagem em madeira... além de aumentar a área de contato do assoalho e do teto.
Repeti os reforços dos estabilizadores, porém, ao invés de utilizar balsa, utilizei o cedro. As peças ficaram bem rígidas, mas não pesadas. Um ptoblema que tive não só no primeiro Tele, mas também em outros grandes aviões em depron, são os pontos de fixação dos horns que, com o tempo, acabam cedendo e ficando frágeis. Dessa vez, substituí o depron 5mm por balsa 5mm nessas regiões onde serão parafusados os horns.
Uma das dificuldades que tive no primeiro Tele BBB foi a fixação da eletrônica. Dessa vez, antes de fechar a fuselagem, deixei colados alguns trilhos para fixação das mesas de servos e bateria.
Parabrisa e capô fiz com sobras de balsa que tinha por aqui. No telemaster anterior não gostei do acabamento dessa parte em decorrência da espessura do depron (5mm). Dessa vez, achei mais agradável.