Fazendo microfilm para modelos ultraleves indoor

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Wellington dos santos
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 1:20 pm
Localização: São paulo - SP

Fazendo microfilm para modelos ultraleves indoor

Mensagem por Wellington dos santos »

https://youtu.be/ZWmncnuUqA4?si=7OXztUzwjs2i4hWB

Esta éra uma pratica antiga que se ultilizava pra fazer microfilm usado na entelagem de modelos de vôo livre ultraleves de duração interior como o F1D, modelo da categoria indoor que pesa um pouco maos de 1 grama e ja chegou a voar por mais de uma hora com apenas um motor alimentado por uma pequena tira de elástico, a média de vôo deste modelo é de 20 a 30 minutos, hoje em dia ja não é mais ultilizado esta prática de fabricar microfilm (com exceção de alvuns aventureiros como eu rs) pois ja existe um plástico de poliester que o substituiu, com 0,5 microns de espessura e pesando aproximadamente 1 grama o metro quadrado tem sido o materil mais apropriado entre os praticantes de vôo livre de duração. indoor.
A um tempo atras eu fiz esta experiência e postei algumas fotos e um pequeno video do resultado, dai algumas pediu pra eu dar mais detalhes do procedimento, então resolvi fazer um video explicando o processo que é bem simples na minha opinião.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Fazendo microfilm para modelos ultraleves indoor

Mensagem por LaercioLMB »

Show mesmo. Não sei se eu teria essa paciência toda.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
viniciushelipal
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Dom Abr 08, 2012 1:45 pm
Localização: Januária/MG
Contato:

Re: Fazendo microfilm para modelos ultraleves indoor

Mensagem por viniciushelipal »

Incrível mesmo, um verdadeiro artista. Parabéns
T-Rex 450L Dominator 6S, Walkera V450BD5 AirWolf, Walkera Creata 400, T-Rex 450S,Walkera 4F200LM "LAMA", Walkera CB-180D,TX:Walkera Devo 8s.
Wellington dos santos
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 1:20 pm
Localização: São paulo - SP

Re: Fazendo microfilm para modelos ultraleves indoor

Mensagem por Wellington dos santos »

LaercioLMB escreveu:Show mesmo. Não sei se eu teria essa paciência toda.


Essa é parte fácil, a parte mais difícil e delicada é construir um modelo como F1D por exemplo que precisa de um filamento de fio de tungstênio ultra fino colado na extensão da borda de ataque, fulga da asa, hélice e também no tubo que é a parte da fuselagem, tudo isso para reforçar o modelo mas sem deixar pesado, pra quem ja conhece essa categoria sabe que só o manuseio do modelo ja é algo que precisa de muito cuidado, mas tudo isso é compensado na hora do vôo, ver um "SIMPLES" aeromodelo voar em média de 20 a 30 minutos e em alguns casos chegar a uma hora de vôo com apenas um motor propulsionado por um elástico é sem palavras, pelo menos eu particularmente acho sensacional.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Re: Fazendo microfilm para modelos ultraleves indoor

Mensagem por claudiorfernandes »

Espetacular ! Parabéns por resgatar essa técnica !
Eu nunca construí modelos dessa categoria, mas já li muito a respeito, e já "brinquei" de fazer película usando seladora para madeira (Laca Nitrocelulose) deixada por vários meses parada para sedimentar as cargas minerais, e usando só a parte líquida clara.
Responder