Tractor 120 Build Log

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Tractor 120 Build Log

Mensagem por Andre Mauricio »

Mais uma vez vindo ao e-voo utilizar ao fórum como repositório das minhas tranqueiras... mas vamos lá, direto ao ponto.

Começando pelo motor. Uma jóia imaculada, guardada há mais de 20 anos, um verdadeiro achado... YS FZ140! Um motor 4T desenvolvido para o F3A da época, mas que vai bem além de um 4 tempos convencional, pois tem supercharger e um sistema de pressurização do tanque (não utiliza gases do escapamento), além de ser super leve.

De acordo com o manual, seu deslocamento é de 23cc. Porém, é sobrealimentado, sua eficiência volumétrica deve rondar os 100%, bem diferente de um motor aspirado. Dizem os experientes que esse sistema de supercharger manda de 0.3 a 0.5 bar na admissão. Eu não duvido...

O manual faz uma propaganda boa:

As in our 120 series, we equipped it wilth a supercharger system assisted by the fuel tank pressurization mechanism. The result is a powerful engine that is lighter in weight than our 120 ‘s

O 140 não é mais leve que o 120, mas o peso é muito próximo. Enquanto o manual do FZ120 fala em 880g, o manual do FZ140 fala em 890g. Apenas 10g de diferença (pesados sem escape), para uma boa diferença de deslocamento entre eles.

Entretanto, nem tudo são flores. O motor é bonito, é forte, bem leve... mas precisa de uma boa quantidade de nitro, e muito óleo... o manual fala em:
Nitro: 15% a 30%
Óleo: 20 a 24%

Então, estamos falando de um combustível... 15/20 a 30/24 :shock: a escolha comercial viável seria um combustível para heli, porém, decidi comprar a matéria prima para misturar em casa em proporções diferentes e encontrar a ideal. Metanol e Nitro da MK, óleo sintético Klotz e óleo de mamona (vai entrar em uma concentração muito pequena na formulação ~2%).

Indo contra o senso comum... o nitro não "resfria" o motor. Na verdade, é o contrário: o nitro gera uma queima mais calórica! O que acontece é o nitro ajuda muito a "sustentar" a lenta e, quando adicionamos mais nitro, precisamos deixar a mistura mais gorda e, esse excesso de combustível é o responsável por resfriar o motor. Dá para trabalhar com pouco nitro, inclusive tem gente voando heli com pouquíssimo nitro, mas precisa de um acerto muito bem feito... mas eu não tenho café no bule e nem paciência pra conseguir. Então, vamos de nitro :lol:

O FZ140 entrou no mercado em 1997. Porém, em 2000, já foi lançada uma outra versão, o FZ140L. Já em 2002, uma nova versão... 140DZ, com injeção direta. Em 2003, o FZ140 Sport. Eu acredito, dessa forma, que esse motor tenha sido fabricado, pelo menos, entre 1997 e 2000. De qualquer forma, tem de 20 a 25 anos, guardado, sem nunca ter visto uma gota de combustível.

Uma bela peça de engenharia japonesa.




Motor realmente 0km. Nenhuma marca de fuligem, nem no escape, nem na câmara...




931g com o escape.


O esquema de mangueiras é mais complexo do que o comum...
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 120 Build Log

Mensagem por Andre Mauricio »

Como padrão nas minhas montagens... laminação de algumas peças em carbono.



Como o tanque é pressurizado, e o sistema do YS gera muita pressão, acredito que não haverá problema com o tanque nessa distância. Mas vale teste... nos gasolina funciona muito bem.






Começando a rabiscar uma mesa para a eletrônica.




Uma camada de fibra de vidro, lixa e tinta.



Finalizando...



No esquema.


Essa é a tinta do interior.

Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 120 Build Log

Mensagem por Andre Mauricio »

A agulha de alta é facilmente acessada por cima. Já a de baixa só abrindo um orifício na lateral da fuselagem, não mexemos com tanta frequência na de baixa, como na de alta masm eventualmente, fazemos ajustes. Entretanto, nos aviões não costumam deixar uma abertura permanente. Geralmente... usam painéis de inspeção :?

Bom, vamos botar a cabeça pra funcionar...





Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 120 Build Log

Mensagem por Andre Mauricio »

Toda dor de cabeça é pouca, vamos caçar uma nova.

Sempre me incomodou ver os motores a combustão expostos nos aviões. Eu, particularmente, acho meio feio... gosto deles carenados, como num full scale.

A ideia, inicialmente, era boa. Mas, adivinha só? O monstruoso FZ140 não coube :lol:





Precisei dar uma esticada...






Encontrei umas peças, e vieram mais ideias.


Farol de pouso... Porque não?


Mais fibra, mais resina...










Habemus luz! :mrgreen:
Homem é bicho besta. Como pode ficar tão feliz com uma luzinha acendendo?

Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 120 Build Log

Mensagem por Andre Mauricio »

Hora de deixar a fuselagem de lado por um tempo para trabalhar nas asas.




Foram umas boas horas de trabalho para montar 2 ailerons e 2 flaps. E muito cuidado para não deixar nada empenado.



A primeira vez que juntamos todas as peças é uma das melhores partes da construção.



O 120... esse nós podemos realmente chamar de giant! :lol:


Ainda nas asas, resolvi utilizar wing struts. Estéticos e não funcionais, para falar a verdade. O tractor não precisa desse tipo de estrutura, mas é um tempero a mais no avião...

Começando pelos pontos de ancoragem nas asas.





Os suportes. Perfil "U" de alumínio, serra e lima.




Pesando toda a estrutura até o momento... 2707g. Acho que deve voar com algo entre 5.5 e 6kg.

Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 120 Build Log

Mensagem por Andre Mauricio »

A entelagem é sempre uma novela. Atualmente o pessoal gosta muito de usar no Tractor os padrões de entelagem dos aeros 3D. Eu sempre preferi designs menos carnavalescos. Pra esse avião eu queria algo clássico, que remetesse aos anos 80/90…

Um dos padrões que me veio na mente foi do Ultimate 10 Dash 300, preto. Simples e clássico…






Um desenho sem vergonha pra testar o conceito…


Acho que vou por esse caminho, mas não vou bater o martelo.
Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Tractor 120 Build Log

Mensagem por Paulinho »

Top! Parabéns pelo projeto!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Tractor 120 Build Log

Mensagem por Caiego »

O tanque precisa ser rígido, esse motor é exigente quanto à pressão interna e marcha lenta, as retomadas dependem disso também. Como o torque dele é muito forte, acho que um reforço na estrutura da fuselagem seria bom.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Avatar do usuário
Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 21, 2010 11:59 am
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: Tractor 120 Build Log

Mensagem por Andre Mauricio »

Avancei um pouco mais e construí o painel.









Live to fly, fly to live , aces high!
Avatar do usuário
GuiAero2023
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Sáb Ago 12, 2023 2:43 pm
Localização: OLIVEIRA

Re: Tractor 120 Build Log

Mensagem por GuiAero2023 »

Esse motor é incrível, nunca tinha nem ouvido falar em motores de aeromodelo com supercharger, a construção também está de parabéns, muito bem feita.
"Construir para voar."
Responder