GuiAero2023 escreveu:Esse motor é incrível, nunca tinha nem ouvido falar em motores de aeromodelo com supercharger
Ele tem um supercharger, que é bem diferente do sistema de polia automotivo. É mais simples...
É sobrealimentado pela ação de bomba do virabrequim no cárter, com um tipo rudimentar de "válvula de prioridade" feita de silicone e instalada na base do carter; essa válvula deixa entrar ar no motor, mas não deixa sair. À medida que o pistão sobe, gera vávuo no carter, a válvula de silocone abre e a mistura entra no motor. Quando o pistão desce, a válvula de silicone fecha, e a mistura é pressurizada na admissão.
Além disso, tem o sistema de pressurização do tanque, pressurizado de 6 a 9 psi em full throttle, que deixa o motor trabalhando de forma muito linear em todas as faixas de rotação.
Pelas minhas pesquisas, os YS Supercharger produzem 30 a 35% mais potência do que um motor aspirado com a mesma capacidade.
Para comparar, busquei dados de manual de dois motores com capacidades semelhantes:
Saito 150 (25cc): 2.5 HP
YS FZ140 (23CC): 3.5 HP
Mais ou menos 35% mais potência.