Speed control para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Danangeli escreveu:Se eu utilizasse uma KAN 650 mAh, ao invés de 900mAh, apenas iria diminuir o tempo de funcionamento? e ganharia em peso! Mas o desempenho do motor em relação ao empuxo seria o mesmo? ( no 400br reduzido)


Sim, o desempenho seria o mesmo com o 400BR. As Kan têm uma resistência interna muito baixa.

Vai gastar uns 8A com 9,6V e dar um empuxo de uns 400g. Deve ser o suficiente para levar seu planador, a Kan 650mAh aguenta isto tranquilamente e um pack destes (650mAh 9,6V) pesa uns 100g, esta diferença deve ajudar bastante na razão de subida e nas térmicas.

O tempo de vôo com motor no máximo vai cair para uns 6 minutos, mas isto deve ser mais do que o suficiente para você chegar onde quer com ele.

Claro que uma LiPo 3S de 1500mAh para cima pesaria o mesmo e daria um tempo de vôo e performance muito melhores, mas o preço é muito maior também.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

mnovaes escreveu:onde acho esse micro plugs deans ?


aqui ... ou em lojas de modelismo nacionais... mas os meus vieram dai ...

http://www.aircraft-world.com/shopexd.asp?id=1743
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

Olá pessoal!

Gostaria de saber se pode ou se vcs usam um speed control da GWS com baterias lipo por causa do cut-off.

Se eu comprar uma lipo tenho que trocar o meu ICS 300 por um que tenha um cut-off para lipo (5,6V)?
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Cassiusfxg escreveu:Olá pessoal!

Gostaria de saber se pode ou se vcs usam um speed control da GWS com baterias lipo por causa do cut-off.

Se eu comprar uma lipo tenho que trocar o meu ICS 300 por um que tenha um cut-off para lipo (5,6V)?

Veja: http://evoo.locaweb.com.br/forum/viewtopic.php?p=29564&highlight=cutoff#29564
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

gustabmo escreveu:
Cassiusfxg escreveu:Olá pessoal!

Gostaria de saber se pode ou se vcs usam um speed control da GWS com baterias lipo por causa do cut-off.

Se eu comprar uma lipo tenho que trocar o meu ICS 300 por um que tenha um cut-off para lipo (5,6V)?

Veja: http://evoo.locaweb.com.br/forum/viewtopic.php?p=29564&highlight=cutoff#29564


Muito obrigado.
Não preciso trocar o meu speed! :D :D :D
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

Vi na hobby fly dois speed para lipo que tem o cut-off 5,6v, óbvio.
Só que na especificação existe um para lipo power indicado para motores dd e outro para lipo linear para motores reduzidos.

O que quer dizer os termos speed p/ lipo power e speed p/ lipo linear?
Um não serve para ser equivalente ao outro e vice-versa?
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Cassiusfxg escreveu:Vi na hobby fly dois speed para lipo que tem o cut-off 5,6v, óbvio.
Só que na especificação existe um para lipo power indicado para motores dd e outro para lipo linear para motores reduzidos.

O que quer dizer os termos speed p/ lipo power e speed p/ lipo linear?
Um não serve para ser equivalente ao outro e vice-versa?


O melhor é o speed control logarítmo, o controle do acelerador fica proporcional à potência (provavelmente o power).

Linear também funciona, mas acho que o Vicente viajou na maionese ao dizer que um é melhor para reduzido outro para direct-drive.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

Obrigado pela explicação Alex! :D
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
procard
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Seg Abr 11, 2005 3:48 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por procard »

Danangeli escreveu:mas deve ser uma fita entrar na padaria e pesar o bitelo :lol: ...................emprestei uma balancinha picareta pra pesar....o peso q consegui deve ser aproximado....


faço o seguinte, construí uma balança rudimentar de madeira, aquela que a "justiça" (simbolo dos advogados) usa na mao, coloco o modelo de um lado e um saquinho do outro, encho ele de qualquer coisa, açucar, arroz, feijao.... depois levo para pesar!!

se ajudar!

valeu!!
Cristiano Amaral
-------------------------------------------------------
Belo Horizonte - MG
bruiser.com.br
Avatar do usuário
Reginaldo C.
membro
Mensagens: 54
Registrado em: Qui Set 02, 2004 10:40 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Reginaldo C. »

procard escreveu:
Danangeli escreveu:mas deve ser uma fita entrar na padaria e pesar o bitelo :lol: ...................emprestei uma balancinha picareta pra pesar....o peso q consegui deve ser aproximado....


faço o seguinte, construí uma balança rudimentar de madeira, aquela que a "justiça" (simbolo dos advogados) usa na mao, coloco o modelo de um lado e um saquinho do outro, encho ele de qualquer coisa, açucar, arroz, feijao.... depois levo para pesar!!

se ajudar!

valeu!!


Alex como está off-topic ao extremo, se quiser pode apagar meu post.
Procard:
Como você já fez uma balança de dois pratos já se pode ter uma medição próxima da exata: de um lado o objeto a ser pesado, do outro água. Cada ml de água corresponde a 1g. Balanceou os pratos, aí é só retirar a água para um copo medida. A leitura em ml corresponderá em gramas! Garanto que fica mais preciso que as balanças de cozinha...

R.
Nóis vua inté num podê +
Ch 45 72.690
Responder