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Enviado: Qua Nov 12, 2008 8:45 am
por alexcmag
O speed control deve sempre ser ligado com o stick do acelerador para baixo. Se o rádio for Futaba, é preciso inverter o canal 3.

Fazendo isto, deve funcionar.

Veja também se não tem nenhum jumper (conector com 2 pinos) sobrando.

Praticamente todos os casos de speed apitando direto que tivemos foram por não ligar no mínimo ou por programação para tensão maior.

Enviado: Qua Nov 12, 2008 10:30 am
por offsyde
vlw alex, vou tentar tudo denovo e me certificar se não tem nenhum conector sobrando, o speed foi ligado no canal tres mesmo, o rádio é um E Sky 6ch.

Enviado: Sex Fev 13, 2009 8:11 pm
por alex colombo
olá desculpa minha iguinorancia como faso para progamar meu ESC eu tenho um esc da e-max de 30 é nessesario cartão ou tem como fz isso 100 cartão de progamação ?

Enviado: Seg Mar 02, 2009 2:01 pm
por emanuelead
"O speed control recebe a posição do stick do acelerador e liga/desliga continuamente a alimentação do motor para diminuir a tensão média recebida pelo motor."

Alguém poderia me informar que forma de sinal é esse que o ESC recebe do receptor. A partir desse sinal ele gera o PWM do motor, não é?

É que estou usando um controle diferente, e queria simular esse sinal de controle do PWM.

Fico no aguardo, até mais!

Enviado: Seg Mar 02, 2009 2:08 pm
por claudiorfernandes
Emanuel, dê uma pesquisada para obter mais detalhes, tem muito material no fórum e também na net, mas em resumo, os sinais que o receptor entrega ao ESc (e aos servos) são pulsos de largura variável entre 1 e 2 ms, sendo 1,5 ms a posição "central" e 1 e 2 ms os extremos. Esses pulsos se repetem a uma frequência aproximada de 50 Hz.

Enviado: Qui Mar 19, 2009 12:38 am
por wolverinehj
Boa noite, gostaria de saber como faço para instalar dois speeds diferentes, porque eu tenho um titan 80 opto com bec e outro jet advanced 77 plus sem bec, para dois motores typhoon 2w 20 e uma ou duas baterias que já tenho 4s twenty 20c 14,8 de 3700, estou pensando em colocar o rx normal com a sua propria bateria e bec, pois o meu su-27 que estou construindo, pesará em torno de 1500g, se for possivel me mande um esquema completo para eu poder fazer este teste. muito obrigado

Enviado: Qui Mar 19, 2009 8:43 am
por alexcmag
Dê uma lida em http://www.e-voo.com/perguntas/index.php?id=1627 e veja estas figuras.

Só adiantando que é altamente recomendável usar 2 ESCs iguais, caso contrário a diferença de potência entre eles poderá atrapalhar o vôo.

Para 4S geralmente o BEC do ESC tem que ser desativado, exceto se for chaveado. Neste caso, pode usar um UBEC externo ou uma bateria extra no receptor, a seu critério. Como seu setup será meio complexo, talvez seja mais fácil mesmo a bateria adicional do que ficar passando mais fios para chegar do UBEC até a bateria principal.

[img:506de56386]http://www.e-voo.com/perguntas/imgs/2escs.gif[/img:506de56386]

[img:506de56386]http://www.e-voo.com/perguntas/imgs/2escs2bats.gif[/img:506de56386]

Enviado: Qui Mar 19, 2009 1:46 pm
por wolverinehj
Muito obrigado meu amigo. O titan é chaveado o bec, deixa ligado ou desligado, e qual seria melhor, uma bateria ou duas, essa parte de eletronica eu não entendo muito, manjo muito mesmo é na parte da construção. O que eu faço é de fibra e asa chapeada, todo feitio por mim, antigamente eu voava glow, ficou mais caro. Por isso que tenho dois speed diferentes, um estava neste avião e o outro em um f-16, estou querendo fazer este teste, pois comprar outro speed sairá muito caro em trono de R$ 400,00. Se precisar de alguma coisa estarei disponível.

Enviado: Qui Mar 19, 2009 1:54 pm
por alexcmag
Neste caso você pode usar o BEC do Tital alimentar tudo, nem precisa se preocupar com bateria externa.

Você pode testar com 2 ESCs diferentes, mas faça o teste em várias condições diferentes, eles têm que dar partida mais ou menos ao mesmo tempo e manter potência semelhante conforme você acelera, senão o avião vai ficar "puxando" para um lado.

Se você está pagando 400 reais por um ESC, acho que você deve pesquisar melhor antes de comprar.

QUanto a usar uma bateria ou duas, se uma só aguentar, pode usar, se for pouco, use duas em paralelo para alimentar os dois ESCs em paralelo.

Cuidado com o posicionamento e corrente das baterias. Muitas vezes é necessário posicionar a bateria longe do ESC, neste caso para esta corrente é preciso um fio bem grosso.

Já vi casos em que o fio necessário para colocar a bateria próxima do nariz e não precisar de lastro para acertar o CG acabava ficando mais pesado do que deixar a bateria onde o fio do ESC alcançar e colocar lastro no nariz.

Enviado: Qui Mar 19, 2009 6:58 pm
por wolverinehj
FICARIA MAIS OU MENOS ASSIM:

------------------- MOTOR 2W 20
---------------- TITAN 80 COM BEC
BATERIA=>------------------------------=>RECEPTOR
---------------- JET 77 ADV SEM BEC
--------------------MOTOR 2W 20