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ESC, a dúvida

Enviado: Dom Mar 06, 2011 10:13 am
por mikedundee
Ola pessoal, é um prazer fazer parte desse forum e essa é minha primeira interação (pergunta) com voces.

Esse tópico já tem um tempo que não tem mensagens mas é que lendo esse mensagem acabei ficando com mais dúvida sobre quais equipamentos comprar.

Bom, sou novo em aeromodelismo, apesar de tentar iniciar durante anos :)

Estou montando um aero de depron (um F-22) e comprei motor, esc, servos, etc na HobbyKing. E lendo a mensagem abaixo, foi que minhas dúvidas aumentaram, pois como comprei sem ler antes (nunca façam isso em casa kkk), de cara eu comprei um motor brushless e um ESC que não era brushless. Depois de descobrir o erro, comprei um ESC brushless e aguardei ele chegar (em média está levando 20 dias vindo de Hong Kong).

Comprei uma bateria Rhino 1550mAh 2S1P 25C Lipoly Pack 7.4V e o ESC HobbyKing 30A BlueSeries Brushless SBEC: 5V/ 3A Output

Fiz os cálculos:

Potencia drenada pelo BEC: 7.4V x 1550mAh = 11.47 Watts.
Potencia entregue à eletronica: 5V x 3A = 15 Watts.

Essa é a conta correta para o mAh? Não conheço quase nada de eletrônica mas já estou procurando iniciar também.

Se a conta for correta significa que tenho pouca potência para entregar a eletrônica? Se eu estiver errado, o que devo fazer?

Valeu, abraços a todos.

[quote:12954f08ba="SkyRaptor"]Olá Floyd.. vou me intrometer no assunto, he he.

A questão do aquecimento existe, mas não é a principal.. como vc mesmo disse, o ESC pode ficar num lugar bem ventilado. Mas pense por outro lado.. toda essa energia que está sendo dissipada em forma de calor está vindo de sua bateria.. Ou seja, vc está jogando fora a preciosa energia q vc usa para voar!!!

Vou dar um exemplo para esclarecer.

Digamos q vc use baterias 3S (11.1V) no seu 450 e seu BEC linear (interno ao ESC) tenha uma saida de 5V. Digamos que durante o voo sua eletronica (receptor, servos, gyro) tenha um consumo médio de 2A.

O seu BEC vai drenar da bateria esses 2A, abaixar a tensão para 5V e assim alimentará a eletronica..

Vamos aos calculos.

Potencia drenada pelo BEC: 11.1V x 2A = 22.2 Watts.
Potencia entregue à eletronica: 5V x 2A = 10 Watts.

ou seja, seu BEC está drenando 22.2W e entregando 10W.. os outros 12.2W estão sendo, literalmente, jogados fora.

Mesmo não sendo muito, esse valor diminui o seu tempo de voo... e, com sabemos, cada segundo de voo é precioso, he he.. então por que jogá-lo fora??

Abraços.[/quote:12954f08ba]

Enviado: Dom Mai 01, 2011 7:25 pm
por Rickremers
Li na primeiro pagina que a muitos esc da gws e esses mais enconta nao teem cut off para bateria LiPo...alguem pode me dizer qual esc mais enconta teria esta função?

Enviado: Dom Mai 01, 2011 9:11 pm
por alexcmag
[quote:d4bdce7b2c="rickjf"]Li na primeiro pagina que a muitos esc da gws e esses mais enconta nao teem cut off para bateria LiPo...alguem pode me dizer qual esc mais enconta teria esta função?[/quote:d4bdce7b2c]

Atualmente você praticamente não encontra mais ESCs que não tenham corte para bateria LiPo, nem para motores escovados.

Enviado: Sáb Set 03, 2011 2:00 pm
por Alvin
Realmente muito bom o topico explica tudo bem certinho um abraço

Enviado: Ter Out 18, 2011 2:28 pm
por julio.edu
Senhores, preciso tirar dúvidas que não achei no tópico ainda. Caso não seja o local, favor me repassar onde deverá ser colocado o post.

Possuo um ESC de 45A e motor (conjunto da Hobby King HK3027) compatível com o mesmo. Preciso ligar o ESC em uma bateria de carro 12 Volts de 65 Ampéres.

Como deveria fazer?
O ESC suportaria, ou a bateria de 65A queimaria o ESC (lembrando que o motor é compatível com o ESC)?? Ou não tem nada haver, o ESC só não suportaria a SAÍDA com mais de 45 A (a corrente de entrada maior sem problemas...??)???

Qual o SINAL (tensão + corrente máxima) que devo "injetar" no cabo de sinal do ESC??? QUal a tensão máxima e mínima que um RX injeta no ESC para o controle da velocidade????

A idéia do conjunto é ligar uma FAN com o ESC numa bateria de carro com possibilidade de controle de velocidade via "potenciômetro" no cabo de sinal do ESC.

Alguém pode dar uma luz????

Grato,

Júlio Eduardo.

Enviado: Ter Out 18, 2011 5:34 pm
por claudiorfernandes
Todas essas perguntas já estão respondidas neste mesmo tópico, colega...

Enviado: Ter Out 18, 2011 11:21 pm
por julio.edu
[quote:066dbad8de="claudiorfernandes"]Todas essas perguntas já estão respondidas neste mesmo tópico, colega...[/quote:066dbad8de]

Não consegui achar amigo... vc consegue me repassar????

Enviado: Ter Out 18, 2011 11:22 pm
por claudiorfernandes
Tentou ler desde o início do tópico ?

Enviado: Qua Dez 07, 2011 9:16 pm
por rockefile
Parabens pela explicacao....

Agora vem a pergunta... Sempre ouço q o ESC numa condicao em q o motor esta com temperatura muito maior q a niminal, ele corta a corrente por segurança.... Isso eh mito ou verdade?

Valeu, Joao

Enviado: Dom Mai 20, 2012 8:53 pm
por joao a. ghellere
Boa noite, por gentileza, me tirem uma dúvida. Se caso eu pegar um Speed destes para utilizar em um aero glow.
A intenção é de utilizá-lo somente como regulador.
No caso eu isolo os fios que iriam para o motor e somente ligaria o fio que vai ao receptor e ponto final.
A intenção de fazer isto é pq ví que os speeds que podem liberar bem mais amperagem que os reguladores a um preço bem mais em conta...

Qual speed ou então regulador eu preciso para um aeromodelo a combustão que utilize 5 servos destes. FUTABA S3305.
http://www.fabmodelismo.com.br/servo-futaba-s3305-standard-de-alto-torque--com-engrenagens-de-metal/

Mais um servo FUTABA S3004 (este para acelerador)?
Pretendo utilizar uma bateria de LIPO de 3000 e/ou 5000 MHA. (Estou cotando preço ainda).

Agradeço antecipadamente pela atenção de todo os que possam me ajudar...

Tenham todos bons vôos.