Jatos - para quem não acreditou...

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
Avatar do usuário
telmo
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:45 pm

Jatos - para quem não acreditou...

Mensagem por telmo »

Povo

Para quem estava no TC e não acreditou quando falei que em uma lenha de jato normalmente sobra só para peso de papel...

http://www.youtube.com/watch?v=9gTxz68zKBA&mode=related&search=
Avatar do usuário
pingua
membro
Mensagens: 385
Registrado em: Seg Abr 10, 2006 11:16 pm
Localização: Curitiba/PR

Mensagem por pingua »

nossa esse video é muito triste, tem um cara que ate chora, e os amigos vem tirar o tx dele, coitado,

e o otro que veio o caminão de bombero pq caiu o jato, affff, imagina o dono ve aquele jato derretido na caminhonete, meu deus
Avatar do usuário
telmo
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:45 pm

Mensagem por telmo »

Até eu choro com R$ 25.000,00 explodindo no chão... :(
Avatar do usuário
caducunha
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Seg Mar 21, 2005 5:07 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Mensagem por caducunha »

Conhecem aquele ditado: "quanto maior a altura, maior o tombo"?
Nesse caso é "quanto maior o investimento, maior o prejuizo"!!!! kkkkkkkk
Avatar do usuário
fabio_sp
membro
Mensagens: 1681
Registrado em: Dom Nov 05, 2006 4:45 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por fabio_sp »

mas, por exemplo naquele F-15 que deu problema logo depois de decolar, e naqueles que pousaram sem trem, mostrou a habilidade dos pilotos.



Ps: acho que todos ali eram patrocinados, acho q só o cara que chorou que não...
Avatar do usuário
Mario Luiz Zuffo de Paula
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 529
Registrado em: Qui Jun 30, 2005 12:17 pm
Localização: Cuiaba Mato Grosso

Jatos - para quem não acreditou...

Mensagem por Mario Luiz Zuffo de Paula »

Colegas

Hoje nos principais campeonatos de jatos , é muito raro quem concegue patrocinio , somente de passagem e estadia o resto é por conta e risco do aeromodelista . Nos capeonatos Europeus normalmente voce ve patrocinio do evento ex. a JR e graupnner , Hitec , bem distante vem a Futaba ,que já foi lider em patrocinio de eventos .
Hoje um jato destes "completo " a nivel de competição não fica por menos de 15 mil euros tendo tudo de ponta .
O mais interessante é o desenvolvimento das turbinas eletricas é fantastico o rendimento hoje estão chagando a 50.000rpm , com modelos voando a 250 Km por hora , veja os filmes desta loja em Singapura.

http://www.jethobby.com.sg

Sem+

Mario de Paula Machado BRA-00076 Cuiaba MT
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Não faz sentido essa quantidade de lenhas....
Pelo que deu pra perceber, na maioria delas os pilotos cometeram erros primários.... puxar demais o profundor e fazer o modelo estolar...
Sem contar as pancadas que os jatos levaram na hora do pouso!

Seria tão dificil voar jato? ou os pilotos erraram demais?!?!?
Avatar do usuário
lelles
membro
Mensagens: 257
Registrado em: Sáb Mai 06, 2006 9:08 am
Localização: minas geraes

Mensagem por lelles »

fiquei chateaado foi ver os dois pilotos do jato que queimou kkkkkkkkkkkkk quem tem aqueles tipos de jato tem grana no outro dia compra outro.
Avatar do usuário
telmo
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:45 pm

Mensagem por telmo »

Seguinte:

Quando morava em Porto Alegre eu fazia parte da equipe do Gustavo Alonso da GuguModels, éramos convidados por vários estados para levar e voar nossos giants e jatos. Nestes casos quase sempre recebíamos patrocínio mas apenas de transporte, estadia, alimentação e avigás para os giants (cara pra burro) e querosene+óleo de aviação para os jatos (acho que nem preciso dizer o preço...). Grana para voar ou comprar equipamento eu nunca ví. Acho que os únicos patrocinados (no real teor da palavra) no Brasil são o Fabio Trento e o Rodrigo Foltran.

Com relação aos acidentes já presenciei alguns e participei de outros.. :( ... mas quase sempre os acidentes com jatos estão relacionados aos mesmos pontos :

a) PANFC - Piloto Anta Não Fez CheckList - Como um jato sofre muito mais força do que um aeromodelo normal, toda a estrutura é muito mais reforçada, os servos são os mais fortes que existem e blá blá blá, mas a cada vôo e pouso existe um checklist que deve obrigatóriamente ser cumprido e com a maior rigidez. Imagine vc decolar um modelo com um motor queimando querone a alta pressão, com 13 kg de empuxo, 2 litros de querosene mais um canister com gás (para ignição) e só lá em cima lembrar que esqueceu de colocar ar no trem de pouso ???? Ou pior...esqueceu de ligar os servos do leme :)

a) trem de pouso pneumático que não baixa, ou baixa parcialmente - não tem o que fazer, é tentar vir o mais lento possível para o pouso (lento para o pouso em um jato é + ou - uns 150 km/h com speed brake aberto ao máximo, 4 amigos ajoelhados rezando, 2 pais de santo, 3 pastores, 2 padres e 38 velas acesas) e pousar na grama.

b) motor apaga - Um jato tem a razão de planeio de um piano de cauda :) então apagou o motor é "nariz para baixo" e vir para o pouso do jeito que dá, com calma e frieza vc pousa melhor que com motor :)

c) pouso - a parte mais critica do jato é o pouso, é MUITO rápido e a aproximação deve ser feita bem longe. Aliás, um erro muito comum dos pilotos iniciantes é a curva da perna final, para quem já voou jato sabe que ele não faz curvas como um avião normal, ele "escorrega muito" então a curva deve ser bem treinada para entrar e sair no momento certo. Estando na final basta vir com o speed brake aberto (normalmente se abre ele antes da curva final), motorzinho BEEEM calçado, trem baixado (tb normalmente se baixa o trem na perna contrária da aproximação e se faz uma passagem para o piloto ver se os trens estão baixados), e calçado bem de leve no profudor...e dá-lhe leme....neste momento usar airelon é lenha certa...daí que vem o grande problema...muito pilotos erram neste momento e quando já estão em cima da pista com o jato quase sem sustentação se assustam e tentar arremeter....esquece...vira pó....um motor demora em torno de 5 segundos para "responder" ....daí vcs já sabem o que acontece nestes 5 segundos...

Não quero botar medo em ninguém para voar jato..realmente é dú c*****o e se vc não "pregar o pé" no trotlhe pode voar uma hot spot (treinador dos jatos) com uma ModelBaun 750 por uns R$ 10 a 15 mil....é muita grana mas um giant custa isto...guardadas as devidas proporções até que não é muito caro pela tecnologia envolvida. Bom...continuando...com um equipamento destes vc poderá voar quase como um treinador, óbvio que um pouco mais rápido, mas pode fazer um vôo tranquilo e relaxante, porém quando quiser terá adrenalina de sobra..é só levantar um pouco mais aquele stick da esquerda..risos.....já voei um dos jatos do Luciano Tacheli com uma ModelBaun 900 (um canhão de motor) mais tranquilo do que meu Gilles...acredite...é sério...quando vc quer o jato é um doce.

O problema do jato é o mesmo em todo o nosso hobby...não se quebra avião quando está aprendendo...vc quebra depois que sabe (ou acha que sabe) voar...daí vc começa a não ter mais certos cuidados, não faz o checklist, começa a querer passar de dorso com o leme a 3 cms do chão e a 450km/h ....daí vc não pode reclamar se alguma coisa acontecer.

Abraços.

Keep flying ;)
Avatar do usuário
Maicon
membro
Mensagens: 1441
Registrado em: Qua Jan 04, 2006 5:09 pm
Localização: Garibaldi, RS 95720-000

Mensagem por Maicon »

Aew telmo.... Sou do rs e concordo plenamente com o que vc falou, acompanho a equipe da gugu models nos encontros que participão como vc falou geralmente os caras derubam jato por que esquecem de fazer o cheklist a um mes atras o Luciano Takelli veio aqui na minha cidade testar um jato que ele tinha posado numa "planta" uma semana antes nums testes para o exercito, ele resolveu fazer um voo com um sabre que tinha junto... Tudo Ok decolou estava voando e do nada a turbina PARO ele tento vim pra pouso mas tava baixo e como vc falou NARIZ EMBAXO e vamo ve no que que da...... resultado caiu quebro uma asa o profundor e arebento um poco o nariz....... ai no angar ele foi ve pq a turbina paro e viu que tinha esquecido de tira a tampinha do respiro do tanque....
Vc atualmete faz parte da equive verde e amarelo do Takelli??
Vc estava presente no VII enasg??
Responder