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Enviado: Qua Set 07, 2011 10:45 pm
por edgard martins
[quote="lfelipe.dias"]Estou a procura de plantas para um planador do tamanho do NORDIC A1 ou A2 ou algo parecido, quem possuir fvr entrar em ctt ...pode ser direto no meu e-mail "lfelipe.dias@hotmail.com" ou no SKYPE "lfelipe.dias"[/quote]

Prezado Felipe
Eu tenho kits do Cirrus Nordic A2
Posso providenciar a cópia
Mas acho muito difícil você construí-lo sem as nervuras de demais componentes

Enviado: Qua Set 07, 2011 10:54 pm
por Marcos Quito
Edgard,

Voei no Blanik L-13 de Pindamonhangaba (piloto Márcio).
E na minha infância, assistia ao belo Blanik L13 de Baurú, todas as minhas férias.

Também construi um L-13, ano 2001, de 3 metros, que destrui quando embarcou numa bela termal. Eu não sabia como fazer para ele descer, estava só uma formiguinha no céu, e comecei a picar. Só desceu o charuto !! (pateu palminhas...).

Foi assim que aprendi a descer um planador em altitude, fazer um parafuso não estressa as asas (comando todo ao lado e abaixo, cabrando total), é um parafuso bem lento. Caso contrário você não tem idéia da velocidade que está lá em cima, dá flutter nas asas, quebra mesmo.

Enviado: Qua Set 07, 2011 11:01 pm
por edgard martins
[quote="MARCOS QUITO"]Edgard,

Voei no Blanik L-13 de Pindamonhangaba (piloto Márcio).
E na minha infância, assistia ao belo Blanik L13 de Baurú, todas as minhas férias.

Também construi um L-13, ano 2001, de 3 metros, que destrui quando embarcou numa bela termal. Eu não sabia como fazer para ele descer, estava só uma formiguinha no céu, e comecei a picar. Só desceu o charuto !! (pateu palminhas...).

Foi assim que aprendi a descer um planador em altitude, fazer um parafuso não estressa as asas (comando todo ao lado e abaixo, cabrando total), é um parafuso bem lento. Caso contrário você não tem idéia da velocidade que está lá em cima, dá flutter nas asas, quebra mesmo.[/quote]

Agora entendi que era modelo

E o Urupema que so os bonzãos voavam quase deitados no cockpit?
Lembra do "trem de pouso" do Blanic que via de regra não acionávamos e o bicho raspava no chão dando dor no coração?
Um abraço Edgard

Enviado: Sex Out 14, 2011 1:27 pm
por Eduardo Devitte
Olá achei a planta dos Blanik´s l-13 e l-23 e demais modelos !!!!!

Aqui em Pirassununga tinha 02 no aeroclube doação da AFA.

segue aí um link bem interessante :

http://www.scalesoaring.co.uk/VINTAGE/Documentation/Documentation.html

abs e bons voos

eduardo devitte
www.taomodelismo.com.br

Enviado: Qua Dez 28, 2011 8:29 pm
por Spool
Belo tópico. Estou tirando meu planador do seu refúgio de hibernação pra voar encosta agora no verão, no litoral...

Pra quem gosta, é um prato cheio:

[yt]Yh8aPFCuKaI[/yt]

Enviado: Qua Dez 28, 2011 8:30 pm
por Spool
Mais um:

[yt]Hsp0bMrLh6g[/yt]

Foka 4

Enviado: Sáb Mar 03, 2012 12:03 pm
por Jebera
Será que o Foka pode ser considerado Retroplane?

http://www.youtube.com/watch?v=5ng3rUeaUwY

[http://www.youtube.com/watch?v=5ng3rUeaUwY]

André
[/yt]

Enviado: Sáb Mar 03, 2012 10:14 pm
por a1a_terabyte
Opa

Isso não tem regra fixa, quem é retro ou não. O que geralmente se usa como critério é o uso de composites (fibra, resina, carbono....) Se usar não é retroplane....


Tera

Enviado: Qui Mar 08, 2012 11:51 pm
por Jebera
Não entendi e/ou não concordo muito...
Se eu construir um Grunau Baby e colocar uma camada de fibra de vidro na fuselagem, visando melhorar a resistência mecânica ou usar uma baioneta de carbono ou reforço de carbono nas longarinas, este Grunau deixaria de ser retroplane?

Parece meio vago este parâmetro, pensei que fosse algo relacionado com a idade do projeto ou algo assim...

André

Enviado: Seg Mar 26, 2012 9:36 pm
por a1a_terabyte
Critério de idade, antes e depois de 1970
Aproximandamente, quando os composites vieram com força

Tera