Dúvida sobre motorização

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Flyer
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Qua Fev 16, 2005 7:36 pm
Localização: Sampa

Iniciando

Mensagem por Flyer »

Muito bem... vamos abusar dos experts! :-]

Juntando informações:

Construi um modelo biplano de isopor (das bandejas para queijos e dos comuns encontrados nas papelarias) baseado nas dicas do site E-Vôo. Com a pintura (tinta acrílica brilhante a base de água para telas da Acrilex - aliás recomendo) o peso ficou na casa dos 40 gramas (talvez até menos, mas minha balança é imprecisa e marca apenas de 5 em 5 gramas).

Em vista está o motor 400BR (PM101-TR de 65 gramas da Action Motors) e possivelmente uma redução para motor 400 da GWS. Li em algum lugar por aqui que a bateria deve ser de 9,6V. E para completar seria ainda necessário um rádio e receptor, que pretendo que seja de 6 canais (pelo que li é o melhor custo/benefício). Além claro de coisas como cristais, servos, carregadores...

Pois bem. Que bateria é mais apropriada para a motorização? (mAh, tipo)
Que speedy control é recomendado que pode ser encontrado por aqui em terras brasileiras e que seja o mais barato?
Quais os servos? Já que usei elástico para a junção das partes móveis (profundor, ailerons e leme)
Será que um DD é possível? E caso sim, como prender a hélice de maneira apropriada? E claro, qual medida de hélice? Uma 9x7?

Sei que não é um projeto para iniciantes, afinal a hélice vai na frente mesmo. Mas... é tão frágil assim? Uma lenha e pronto lá se foi o motor, o speedy control?

Ufa! Acho que é isso! :-]
E depois ainda falam que é coisa simples!
Obrigado!
Viva a inspiração!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Acho que a primeira coisa que faltou falar foi quais são as dimensões do modelo, envergadura e corda da asa e qual foi o perfil utilizado.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Flyer
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Qua Fev 16, 2005 7:36 pm
Localização: Sampa

Mensagem por Flyer »

alexcmag escreveu:Acho que a primeira coisa que faltou falar foi quais são as dimensões do modelo, envergadura e corda da asa e qual foi o perfil utilizado.


Aí estão as informações:

Envergadura (asa superior): 50 cm
(asa inferior): 47 cm
Comprimento do modelo: 35 cm
Corda: aproximadamente 7 cm, lembrando que a asa não é perfeitamente retangular. Ela é curva no último 1 cm!

O perfil da nervura era arredondado em ambos os lados (em cima e embaixo), mas coloquei o isopor apenas na parte de cima para dar uma característica de vôo mais lento. Não lembro qual NACA era especificamente!

Fiz o modelinho a partir de uma planta reduzida para glow do Avião do Mickey! Uma das plantas do Francis Alvarez! Mas não sei que escala usei para reduzir e muito menos as informações da planta original!

Assim que achar uma câmera, colocarei aqui algumas fotos...

Acho que é isso!
Viva a inspiração!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Realmente não é muito simples, mas já te adiantando, na escala em que você fez tudo tem que ser muuuiiito leve.

Pelas medidas que você passou, tem 6,8dm2 de área de asa, para uma carga alar de uns 16g/dm2 teria que pesar no máximo 108g.

Descontando o peso atual dele que é de 40g, juntando com 10g de servo, 5g de receptor, 5g de speed, mais os respectivos fios e arames de lincagem fica em cerca de 65g sem motor e bateria.

Nesta faixa de peso não dá para usar o EDP50, teria que usar o IPS-DXA, com uma hélice 8x6, por exemplo.

Soma-se então 10g de hélice, 30g de motor+redução e 14g de bateria LiPo 250mAh e temos 110g, dentro do limite.

É o único jeito que imagino deste modelo voar.

Motor 280, 300, 400, nem pensar, só o motor já quase passa do peso máximo para o modelo todo.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder