Planilha de calculo de eficiencia do motor

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
FAST
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Mensagem por FAST »

Esqueci a planilha. aqui vai
FAST
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Mensagem por FAST »

Tem de ser em zip
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Sergio Massara
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Mensagem por Sergio Massara »

gustabmo escreveu:Fiz duas medicoes em seguida com ele e sem ele, sempre com o magic-alicate-amperimator do Marco Antonio e a diferenca foi:
com: 14A
sem: 18A

Isso com uma bateria 3S 2400mAh 7.5C, faça suas contas da resistencia que o amperimetro acrescentou ao circuito.


O pior é que a pergunta parece fácil ! Com os dados do motor (kv, r e I0) até que da p/ calcular sim. Se vc tiver, eu calculo, mas nao é coisa de uma ou 2 linhas.
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gustabmo
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Mensagem por gustabmo »

Sergio Massara escreveu:
gustabmo escreveu:faça suas contas da resistencia que o amperimetro acrescentou ao circuito.

O pior é que a pergunta parece fácil ! Com os dados do motor (kv, r e I0) até que da p/ calcular sim. Se vc tiver, eu calculo, mas nao é coisa de uma ou 2 linhas.

Eu estava brincando, nao precisa fazer conta nenhuma nao...
Mas o que interessa é que o amperimetro em serie no circuito afetou bastante o comportamento do conjunto.
Gustavo - São Paulo/SP
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Sergio Massara
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Mensagem por Sergio Massara »

Gustavo, como expliquei as formulas q vou usar abaixo no meu outro tópico posso fazer esse post mais resumido.

Darei alguns palpites p/ o seu motor apenas p/ chegar a um valor razoavel do shunt. Assim sabemos a ordem de grandeza pelo menos.

Usarei (o Kv nao precisa):
Rm = 0.1R
I0 = 1.5A
V = 11V

Pout = (V - Rm*I) * (I - I0)

- Sem shunt -
Pin = 18 * 11 = 198W
Pout = ( 11 - 0.1*18 ) * (18 - 1.5) = 152W
eff = 77%

- Com shunt -
Pin = 11 * 14 = 154W

agora vou supor que a eficiencia do motor se manteve aos 77% p/ calcular Pout.
77% = Pout / 154W
Pout = 119W

voltando a formula do Pout para tirar o R total e admitindo que I0 baixou um pouco
119 = (11 - R*14) * (14 - 1.2)
R = 0.122R

Esse R é o Rshunt + Rm, entao
Rshunt = 0.022R

Algumas observacoes.
É mais ou menos perto do que tinha chutado.
Uma "pequena" resistencia mexe muito no trabalho do motor especialmente em correntes altas.

Alexandre,
Eu subestimei o seu feeling da troca do FET. Como nao é simplesmente linear o problema, é muito possivel que de para perceber a troca sim. Me desculpe.
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Que alívio... Já tava procurando os FETs velhos pra testar de novo, achei que minha memória estava me traindo, sabe como é, a idade chegando... Isto bate com o efeito do shunt do multímetro.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
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Mensagem por ATARI »

hummmm.......heheheheh
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