Automodelo caseiro (VERSÃO 3.0)
- alexcmag
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[quote:cd82aa743a="qbrado"][quote:cd82aa743a="alexcmag"][quote:cd82aa743a="qbrado"]Alex, esse tipo de amortecimento (da segunda figura) é como são feitos os mini baja da PUC-MG. Apesar de não ser uma única roda na parte traseira.
Eu e mais uns colegas estamos fazendo um carrinho também, a única coisa que pode ser industrializada é o motor, o resto (circuitos) e etc temos que montar.
Pensei sem usar o motor 400, mas é muito fraco para o fim. Temos que carregar 38kg de peso extra, e o carrinho TEM que ter uma velocidade mín de 30km/h.
Algum motor interessante pode entrar em questão, ou uma mistura deles (mais de um motor)? Claro, dentro dos conformes $$$.
Abraços
Tiago[/quote:cd82aa743a]
30Km/h com 38Kg de carga é trabalho pra motor de uns 500W...[/quote:cd82aa743a]
Então Alex, mas na nossa escala de motores, elétricos, o qual(quais) suportariam essa potência?
Abraço[/quote:cd82aa743a]
Na nossa escala esta potência está meio exagerada, mas a pergunta é para 30Km/h com 38Kg de carga.
Os carrinhos que o pessoal usa com packs Piranha normalmente são com motores 550, gastando uns 250W no máximo, mas são muito mais leves que os 38Kg.
O triciclo elétrico do meu filho chega a uns 5Km/h com 250W e 38Kg em cima.
As motos do www.motor-z.com.br , a de 500w chega a 35Km/h (especificam carga máxima de 90Kg, mas duvido que chegue a 35Km/h com 90Kg).
Juntando isto tudo eu tentaria 500W para 38Kg a 35Km/h. Pode ser que menos seja suficiente, isto é um chute.
Eu e mais uns colegas estamos fazendo um carrinho também, a única coisa que pode ser industrializada é o motor, o resto (circuitos) e etc temos que montar.
Pensei sem usar o motor 400, mas é muito fraco para o fim. Temos que carregar 38kg de peso extra, e o carrinho TEM que ter uma velocidade mín de 30km/h.
Algum motor interessante pode entrar em questão, ou uma mistura deles (mais de um motor)? Claro, dentro dos conformes $$$.
Abraços
Tiago[/quote:cd82aa743a]
30Km/h com 38Kg de carga é trabalho pra motor de uns 500W...[/quote:cd82aa743a]
Então Alex, mas na nossa escala de motores, elétricos, o qual(quais) suportariam essa potência?
Abraço[/quote:cd82aa743a]
Na nossa escala esta potência está meio exagerada, mas a pergunta é para 30Km/h com 38Kg de carga.
Os carrinhos que o pessoal usa com packs Piranha normalmente são com motores 550, gastando uns 250W no máximo, mas são muito mais leves que os 38Kg.
O triciclo elétrico do meu filho chega a uns 5Km/h com 250W e 38Kg em cima.
As motos do www.motor-z.com.br , a de 500w chega a 35Km/h (especificam carga máxima de 90Kg, mas duvido que chegue a 35Km/h com 90Kg).
Juntando isto tudo eu tentaria 500W para 38Kg a 35Km/h. Pode ser que menos seja suficiente, isto é um chute.
Saindo um pouco fora do assunto, este papo de competição de carro elétrico escala 1:1 está ficando sério.
No link abaixo tem um video de um Datsun 1200 convertido para elétrico que deixa um Mustang 5.0L comendo poeira! O pico de corrente dos 2 motores DC usados no Datsun chega a 3.000 Ampéres!
http://www.salezfactory.com/video/wayland_052804.MPG
No link abaixo tem um video de um Datsun 1200 convertido para elétrico que deixa um Mustang 5.0L comendo poeira! O pico de corrente dos 2 motores DC usados no Datsun chega a 3.000 Ampéres!
http://www.salezfactory.com/video/wayland_052804.MPG
Junior
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[quote:112a2c133a="Junior"]Saindo um pouco fora do assunto, este papo de competição de carro elétrico escala 1:1 está ficando sério.
No link abaixo tem um video de um Datsun 1200 convertido para elétrico que deixa um Mustang 5.0L comendo poeira! O pico de corrente dos 2 motores DC usados no Datsun chega a 3.000 Ampéres!
http://www.salezfactory.com/video/wayland_052804.MPG[/quote:112a2c133a]
caramba .. no meu trampo tem 2 maquinhas asentadoras de ferramentas .. aquelas peça que vai nas prensas que molda toda lateral do carro ...
ela pesa 16 toneladas e é eletrica ... mesmo com os 2 motores de tração e 1 de direção ligados o pico não passa de 500A ..
e ela desenvolve 25Km/h
3.000A é coisa pra burro .... haha
t+
No link abaixo tem um video de um Datsun 1200 convertido para elétrico que deixa um Mustang 5.0L comendo poeira! O pico de corrente dos 2 motores DC usados no Datsun chega a 3.000 Ampéres!
http://www.salezfactory.com/video/wayland_052804.MPG[/quote:112a2c133a]
caramba .. no meu trampo tem 2 maquinhas asentadoras de ferramentas .. aquelas peça que vai nas prensas que molda toda lateral do carro ...
ela pesa 16 toneladas e é eletrica ... mesmo com os 2 motores de tração e 1 de direção ligados o pico não passa de 500A ..
e ela desenvolve 25Km/h
3.000A é coisa pra burro .... haha
t+
- vinicius ET
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[quote:dbd02a7af2="coelho72"]Ressucitando, mas tudo bem.
Diferencial com motor escovado é muito fácil: basta usar 2 motores, um em cada roda traseira, e ligar eles em série.
Se uma roda trava, a outra acelera. Fica muito bom mesmo.[/quote:dbd02a7af2]
É interessante mesmo. Mas dificilmente vai se poder aproveitar bem a performance dos motores, pois vão ter que trabalhar com uma tensão reduzida de modo que tolerem a tensão extra que um dos motores travados vai ocasionar.
Eu até construí o carrinho triciclo que foi proposto nos meados desse tópico. Mas a tração realmente é um problema, sobretudo na terra. Assim as soluções para diferencial "elétrico" são sempre bem vindas. Acho que vou tentar essa hipótese também. O que estava cogitando até então era criar um programação no rádio (claro, estou usando um radio de aero, com canais sobrando e programações que permitem isso) que desacelerasse proporcionalmente um dos motores nas curvas. Mas além da preguiça de fazer os cálculos atinei que essa solução era meia boca demais, já que não previa por exemplo um dos motores travados.
Em tempo, seguem umas fotos da minha criação trípede. :)
Diferencial com motor escovado é muito fácil: basta usar 2 motores, um em cada roda traseira, e ligar eles em série.
Se uma roda trava, a outra acelera. Fica muito bom mesmo.[/quote:dbd02a7af2]
É interessante mesmo. Mas dificilmente vai se poder aproveitar bem a performance dos motores, pois vão ter que trabalhar com uma tensão reduzida de modo que tolerem a tensão extra que um dos motores travados vai ocasionar.
Eu até construí o carrinho triciclo que foi proposto nos meados desse tópico. Mas a tração realmente é um problema, sobretudo na terra. Assim as soluções para diferencial "elétrico" são sempre bem vindas. Acho que vou tentar essa hipótese também. O que estava cogitando até então era criar um programação no rádio (claro, estou usando um radio de aero, com canais sobrando e programações que permitem isso) que desacelerasse proporcionalmente um dos motores nas curvas. Mas além da preguiça de fazer os cálculos atinei que essa solução era meia boca demais, já que não previa por exemplo um dos motores travados.
Em tempo, seguem umas fotos da minha criação trípede. :)
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