Carregador simples

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Weberson, se o desenho corresponde à ligação, você ligou o transformador em PARALELO com o dimmer, quando na verdade a ligação deve ser EM SÉRIE.
Modifiquei seu desenho, dê uma olhada :
Anexos
transformador_195.jpg
transformador_195.jpg (13.8 KiB) Exibido 10001 vezes
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Weberson, um bom link para começar do zero é este :

http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/index15.asp

Veja também as outras "salas", tem muita coisa interessante. Eu fui aluno do dono desse site em 1980, e posso te dizer... O CARA É BOM !
Weberson
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Seg Dez 22, 2008 11:20 am
Localização: Sabará - MG

Mensagem por Weberson »

Cláudio,

Tó falando que os meus conhecimentos de Eletrônica são tão bons quanto o meu Latim erudito... . O seu desenho está certo. Realmente eu liguei o sistema da forma que você colocou. Foi um lapso que cometi ao fazer o desenho no Powerpoint (fiz o traço e deveria ter apagado a ligação do cabo 110v que vai até a chave, pois ele realmente não passa pelo transformador, sendo ligado diretamente na chave).

Menos mal.

Só me diga uma coisa, há a possibilidade de se retificar e regular (não faço idéia do que seja isso) esse meu conjunto, pois ficou prático, seguro (dentro de uma caixa) e visualmente agradável. Será que vale a pena? Retificando e regulando, a vibração acabará quando ligado a um cortador?

Com isso eu teria uma sistema regulável, tanto para os cortadores quanto para o balanceador? Ou estou viajando?

Vou entrar agora no site que você indicou. Preciso, no mínimo, entender o mínimo de Eletrônica, pois com o esse mínimo, muita coisa já pode ser feita.

Obrigado pela ajuda, e pelo seu tempo.

[]´s
Weberson
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Seg Dez 22, 2008 11:20 am
Localização: Sabará - MG

Desenho correto

Mensagem por Weberson »

Segue o desenho correto, conforme o Cláudio percebeu. Sobre o site, muito bom Cláudio. Já estou navegando nele, e buscando saber (nele e em outros, a respeito da retificação/regulagem).

[]´s
Anexos
Desenho correto.
Desenho correto.
Transformador.jpg (31.75 KiB) Exibido 9989 vezes
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Quanto às suas questões sobre a tensão medida, é necessário qeu você informe o tipo de multimetro que está usando (analógico ou digital) e qual escala usou para a medição.
A tensão disponivel na rede elétrica é alternada (també, chamada de AC, e medida na escala ACV dos multimetros), de formato senoidal e de frequência de 60 Hz (em 99%dos casos). Os multimetros estão calibrados para medir essa forma de onda e essa frequencia. Se mudarmos a forma de onda (como acontece ao usar um dimmer), a leitura deixa de ser confiável, principalmente nos digitais.
Weberson
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Seg Dez 22, 2008 11:20 am
Localização: Sabará - MG

Mensagem por Weberson »

Cláudio,

Meu multimetro é digital, modelo Polimed PM-2000 (http://www.polimed.com/pm2000.html). Usei para medir a tensão a escala de corrente alternada (ACV). Na outra escala (DCV, que é a continua), utilizo para medir qualquer tipo de bateria.

Pode ser isso então que está gerando essa diferença de leitura (com o cortador ligado ao sistema e na outra situação, com ele ligado diretamente no Trafo). Pode ser também o motivo de não conseguir ler tensões menores do que 4v.

Testei com um outro Multimetro, agora analógico. Esse é tabajara mesmo. Não tem marca (na tampa lateral está escrito "Multitester", e no mostrador está "SP-110". Esse multimetro tem uma "roda" azul em sua lateral. Não me parece confiável. Liguei os 2 multimetros (como estou usando uma carcaça de Estabilizador, tenho 4 tomadas de 3 pontas na parte de trás), 1 em cada tomada, e liguei o conjunto. O Multimetro analógico só passa a mexer após o digital estar mostrando 5v (quando chega a 5v, no analógico o ponteiro já se move para +/- 5v). Se voltar bem devagar o Dimer, o digital chega a marcar 3.9v, e o ponteiro do analógico vai a zero quando abaixo de 5v).

[]´s
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Você não vai conseguir um ajusta linear e nem numa faixa de 0 a 100% usando dimmer, Weberson, nem perca seu tempo com isso... O dimmer é uma soluçãoviável para variar o aquecimento do fio, nada mais.
Asfontes de PC podem ser modificadas para entregar tensões numa faixa de 7 a 21V aproximadamente na linha de +12V, e com variação proporcional na linha de +5V, eu mesmo já vendi varias dessas fontes modificadas para os colegas do fórum, mas isso demanda um bom conhecimento de eletrônica.
Weberson
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Seg Dez 22, 2008 11:20 am
Localização: Sabará - MG

Mensagem por Weberson »

Cláudio,

Vou partir para a Fonte de PC, pois tenho uma ATX em casa que teoricamente está com defeito (quando ligo o fio verde no preto, a ventuinha da fonte dá sinal de vida, e para). Vale frisar que não consigo fazer leitura nos cabos.

Alguma dica do que pode ser tal defeito?

Vou investigar pois talvez essa fonte sirva para ser alterada.

O Trafo com o Dimer, que coloquei na caixa do Estabilizador, ficará como backup para os cortadores, caso um dia precise (ou alguém precise).

Como daqui a 2 ou 3 semanas o nosso 1º filho deve chegar, após 14 anos que eu e minha esposa estamos juntos (8 anos de namoro + 6 de casados), com certeza no mês de fevereiro terei muitas e muitas noites em claro, e irei aproveitar parte disso para aprender um pouco de Eletrônica, e claro, tentar modificar a fonte de hoje até o fim de fevereiro, nos horários vagos.

Se até lá não conseguir, no fim de fevereiro lhe incomendarei uma fonte já modificada, caso ainda esteja fazendo para o pessoal. Digo até o final de fevereiro, pois comprei hoje alguns itens + o Accucel-6 na HobbyCity, e estou contando 30 dias para chegar.

De qualquer forma lhe agradeço muito a ajuda e os esclarecimentos,

[]´s
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Weberson, o problema co ma fonte pode ser falta de consumo de corrente na linha de +5V, ligue uma lâmpada automotiva aos fios vermelho epreto e tente acionar a fonte. Se ela não ligar, tem problemas internos mesmo....
Weberson
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Seg Dez 22, 2008 11:20 am
Localização: Sabará - MG

Mensagem por Weberson »

É Cláudio,

Estou sem sorte. Conforme sua orientação liguei uma lampada de 12v (da seta do carro) em um fio vermelho e em um preto (isso com o fio verde ligado diretamente em um outro fio preto) e nada de funcionar. A ventoinha dá uma mexida e para.

Vou tentar arrumar outra fonte para fazer a conversão.

Obrigado pela ajuda,

[]´s
Responder