Carregador simples

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Não, você vai precisar algo na faixa dos 18 a 20 V...
Avatar do usuário
yankee
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Dom Ago 26, 2007 7:39 pm

Mensagem por yankee »

Olá alexcmag.
Aproveitando o gancho. Possuo um trafo de 9+9 X 1Amp. . Pretendo carregar um pack de 9,6V x 3100mA.
Perguntas:
-Qual seria o valor de R1 para uma corrente de aproximadamente 300mA, já que meu trafo fornece 1Amp?
-Construindo com ponte retificadora de onda completa, a tensão CC pode ir para 25.92V, e no caso de usar somente um type 12,96V. Sei que a tensão ideal para a carga desse pack seria 13,44V, a tensão de 25,92, não aqueceria muito o pack? E no caso de 12,96V, com essa tensão nominal atingiria a carga total da BAT??
Obrigado.
Avatar do usuário
warguest
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Sáb Jan 19, 2008 10:34 pm
Localização: PREENCHER SUA LOCALIZAÇÃO!

Mensagem por warguest »

Opa pessoal. Recentemente adquiri um Futaba 6EXHP. Mas preciso carregar o pack dele. Tenho que comprar ou montar um carregador.

Na questao de montagem é a seguinte:

1- Possuo uma fonte de 9.6 v por 350 mha (daqueles dragonfly de 2 canais). Posso usar essa fonte numa boa?

2- O pack indica que a carga de 5horas tem que entrar a 150 mha. O ideial seria reduzir a capacidade de carga desse carregador? da uma carga mais lenta? OBS.: O pack é de 9,6v 500mha. Seria ideal colocar um resistor em serie? De qual valor?

3- Posso conectar diretamente no plug do radio, sem ter o risco de queimar-lo?

4- Cao seja possivel usar o plug, qual a polarizacao do mesmo? Positivo dentro e negativo externo?

Se alguem souber de algo ai, agradeço. Sei que tem uns tampas aqui no e-voo sobre esse assunto e acredito que poderia dar uma ajuda.

Nao to afim de gastar, caso se ja tenho boa parte do material.

Espero por ajuda. Obrigado. :lol:
2 ch coax=> 4 ch coax=> 6 ch (Belt). Vendi meu Belt (dividas). Perdi as contas de lenha. Cpt450V2. Lema: É caindo que se aprende
Avatar do usuário
Julio Cesar
membro
Mensagens: 1488
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Julio Cesar »

Esta sua 'fonte" deve ser um carregador. Abra-a e tire algumas fotos e poste para gente dar uma olhada.
Júlio César
Avatar do usuário
warguest
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Sáb Jan 19, 2008 10:34 pm
Localização: PREENCHER SUA LOCALIZAÇÃO!

Mensagem por warguest »

Opa Julio. Ela é carregador sim. Serve pra carregar o pack (9,6v por 900mha) do dragonfly de 2 canais. Tem um led piloto que vai aumentando o brilho na medida que o pack ta quase completamente carregado. Ja vi uma aberta. Tem a ponte retificadora com 4 diodos, um resistor que vai pro led e o led piloto. Nao queria dar uma carga rapida no pack do futaba. Infelizmente nao disponho de nenhuma maquina digital e o carregador que estou no momento é blindado. pensei em botar um resistor em serie pra diminuir essa carga de 350 mha, se for possivel, perto de 150 mha. Carga mais lenta, a bateria agradece. heheeh
2 ch coax=> 4 ch coax=> 6 ch (Belt). Vendi meu Belt (dividas). Perdi as contas de lenha. Cpt450V2. Lema: É caindo que se aprende
Avatar do usuário
gustavo_123
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Qua Mai 21, 2008 5:00 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por gustavo_123 »

como eu calculo a potencia dissipada pelo resistor ligado ao lm317, e o calculo seria o mesmo caso eu utilize o lm7805 ?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

A potencia dissipada pelo resistor é o produto da corrente que o atravessa (em A) pela queda de tensão ao longo do resistor (em V).
O 7805 não é muito bom para isso (funciona em casos de emergencia, mas só como quebra-galho), pois a dissipação de potencia no regulador é meio alta para correntes "usáveis" (tipo 300 mA ou mais), e assim além de precisar de um baita dissipador, você acaba desperdiçando energia.
Abraços !
Avatar do usuário
gustavo_123
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Qua Mai 21, 2008 5:00 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por gustavo_123 »

[quote:ba9315c25e="claudiorfernandes"]A potencia dissipada pelo resistor é o produto da corrente que o atravessa (em A) pela queda de tensão ao longo do resistor (em V).
[/quote:ba9315c25e]
disso eu sabia, mas tem algum calculo pra eu descobrir qual a corrente e a tensão ? ou só consigo medindo mesmo ?

[quote:ba9315c25e="claudiorfernandes"]O 7805 não é muito bom para isso (funciona em casos de emergencia, mas só como quebra-galho), pois a dissipação de potencia no regulador é meio alta para correntes "usáveis" (tipo 300 mA ou mais), e assim além de precisar de um baita dissipador, você acaba desperdiçando energia.
Abraços ![/quote:ba9315c25e]
entao, quero usar como quebra galho mesmo, preciso carregar meu TX pra quinta feira e nao vou ter tempo de comprar o LM317.
A corrente que pretendo usar é bem pequena mesmo, de 30 a 60mA.

Obrigado.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Então pode mandar brasa com o 7805, só refaça os cálculos do valor do resistor. E coloque um bom dissipador no bicho, lembrando que a aba traseira do CI está elétricamente ligada ao terminal central (terra), portanto cuidado com curtos.
E, de mais a mais, a linha 78xx é protegida contra superaquecimento, se esquentar demais ele simplesmente desliga....
Abraços !
Avatar do usuário
warguest
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Sáb Jan 19, 2008 10:34 pm
Localização: PREENCHER SUA LOCALIZAÇÃO!

Mensagem por warguest »

Opa: Alguem pode ajudar a minha pergunta acima? O esquema da onte do dragonfly é o seguinte:


To pensando em colocar um resistor de 7 ohm em serie com o pack. Fiz uns testes aqui e notei q a amp caiu pra 0,14 A. Mas nao sei se fiz certo. Outro detalhe, é o led nao acende mais depois que coloquei esse resistor. Tem algo q possa fazer para o led acender?

Quero dar uma carga lenta no me pack (8 elementos).

Pensei em colocar uma lampada em serie com o conjunto de 12v por 5w de consumo.


Notei em que ambos os testes, a voltagem continua em 11.2v, mesmo com o pack conectado
Anexos
esquema fonte.JPG
esquema fonte.JPG (26.19 KiB) Exibido 15869 vezes
esquema fonte2.JPG
esquema fonte2.JPG (13.15 KiB) Exibido 15869 vezes
2 ch coax=> 4 ch coax=> 6 ch (Belt). Vendi meu Belt (dividas). Perdi as contas de lenha. Cpt450V2. Lema: É caindo que se aprende
Responder