WIG - Wing In Ground-Effect
- alexcmag
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Este layout é interessante, mas pelo provavelmente só funciona bem com controle de profundor, no grande isto não é problema pois as reações são mais lentas, mas no pequeno pode ser um problema.
Se aumentar a altura do estabilizador (para ficar fora do efeito solo) deve ficar mais estável.
Estava conversando com o Régis ontem sobre estes modelos. Com mais pesquisa provevelmente conseguiremos velocidades bem maiores do que os testes de domingo, pela escala vai ser praticamente um pylon racer em vôo rasante, as curvas serão rápidas e provavelmente não dará tempo de tentar coordenar mais do que comando de acelerador e leme.
Com perfil provavelmente conseguiremos decolar em menos tempo, assim conseguiremos fazer testes em espaços menores, como o Ibira.
Se aumentar a altura do estabilizador (para ficar fora do efeito solo) deve ficar mais estável.
Estava conversando com o Régis ontem sobre estes modelos. Com mais pesquisa provevelmente conseguiremos velocidades bem maiores do que os testes de domingo, pela escala vai ser praticamente um pylon racer em vôo rasante, as curvas serão rápidas e provavelmente não dará tempo de tentar coordenar mais do que comando de acelerador e leme.
Com perfil provavelmente conseguiremos decolar em menos tempo, assim conseguiremos fazer testes em espaços menores, como o Ibira.
- alexcmag
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Esta página é a que o Akamatsu postou.
A parte de modelistas eles linkaram as imagens para os sites de destino, alguns não existem mais e outros mudaram as coisas de lugar, por isto não aparecem.
Aí está a lista dos links não quebrados:
http://www.home-taylor.freeserve.co.uk/index%20ekranoplan%20man.html
http://water.resist.free.fr/Anglais/
http://foxxaero.homestead.com/
http://www.du-groundeffect.com/
http://ekranoplov.8m.com/menu.htm (depois de carregar redireciona para uma tela de propaganda... Vou baixar o conteúdo)
http://www.island.net/~geoja/cushcrow.htm
http://www.flankerman.fsnet.co.uk/modl_home.htm
A parte de modelistas eles linkaram as imagens para os sites de destino, alguns não existem mais e outros mudaram as coisas de lugar, por isto não aparecem.
Aí está a lista dos links não quebrados:
http://www.home-taylor.freeserve.co.uk/index%20ekranoplan%20man.html
http://water.resist.free.fr/Anglais/
http://foxxaero.homestead.com/
http://www.du-groundeffect.com/
http://ekranoplov.8m.com/menu.htm (depois de carregar redireciona para uma tela de propaganda... Vou baixar o conteúdo)
http://www.island.net/~geoja/cushcrow.htm
http://www.flankerman.fsnet.co.uk/modl_home.htm
[quote:8408ec6b7e="alexcmag"]Estava conversando com o Régis ontem sobre estes modelos. Com mais pesquisa provevelmente conseguiremos velocidades bem maiores do que os testes de domingo, pela escala vai ser praticamente um pylon racer em vôo rasante, as curvas serão rápidas e provavelmente não dará tempo de tentar coordenar mais do que comando de acelerador e leme...[/quote:8408ec6b7e]
Concordo com você, Alex. "Voar" rente à água seria muiot complicado.
Achei esta outra configuração abaixo que parece ser bem mais simples. São dois aerofólios em tandem. Observe que o leme não é vertical para forçar o WIG a inclinar para dentro da curva. Parece até um modelo de corrida!
Concordo com você, Alex. "Voar" rente à água seria muiot complicado.
Achei esta outra configuração abaixo que parece ser bem mais simples. São dois aerofólios em tandem. Observe que o leme não é vertical para forçar o WIG a inclinar para dentro da curva. Parece até um modelo de corrida!
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Junior
[quote:dc9699089e="alexcmag"]Que beleza, já tem até a planta :P
No nosso caso dá pra fazer funcionar melhor, já que não é preciso ter realmente a cabine.
Acho que vou passar o final de semana fazendo WIGs para levar no Ibira quinta...[/quote:dc9699089e]
Ibira ? Alex ? Tem espaço suficiente ? Além disto se estiverem com aquele tablados com desníveis que pode enroscar no WIG. A não ser que o WIG consiga flutuar o suficiente para evitar os desníveis. Mesmo se passem por cima será que não irá ficar chacoalhando a ponto de tornar incontrolável ?
Bom, estas são as minhas dúvidas quanto ao WIG no Ibira.
Estava imaginando se não poderia usar aquela eletrônica do X-TWin para fazer um WIG em tamanho menor e com um efeito suficiente pronunciado para passar os obstáculos criados pelo desnível dos tablados ... criando uma categoria que poderia ser chamado de microWIG ... :-).
No nosso caso dá pra fazer funcionar melhor, já que não é preciso ter realmente a cabine.
Acho que vou passar o final de semana fazendo WIGs para levar no Ibira quinta...[/quote:dc9699089e]
Ibira ? Alex ? Tem espaço suficiente ? Além disto se estiverem com aquele tablados com desníveis que pode enroscar no WIG. A não ser que o WIG consiga flutuar o suficiente para evitar os desníveis. Mesmo se passem por cima será que não irá ficar chacoalhando a ponto de tornar incontrolável ?
Bom, estas são as minhas dúvidas quanto ao WIG no Ibira.
Estava imaginando se não poderia usar aquela eletrônica do X-TWin para fazer um WIG em tamanho menor e com um efeito suficiente pronunciado para passar os obstáculos criados pelo desnível dos tablados ... criando uma categoria que poderia ser chamado de microWIG ... :-).
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "