WIG - Wing In Ground-Effect

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

Também fiquei interessado pelos WIGs e andei pesquisando algo sobre o assunto. Encontrei esse desenho.
Anexos
ramwing.gif
ramwing.gif (1.5 KiB) Exibido 6427 vezes
Junior
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

Aqui, o modelo em vôo (???).
Anexos
musky_arriere_1.jpg
musky_arriere_1.jpg (13.33 KiB) Exibido 6418 vezes
Junior
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14828
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Este layout é interessante, mas pelo provavelmente só funciona bem com controle de profundor, no grande isto não é problema pois as reações são mais lentas, mas no pequeno pode ser um problema.

Se aumentar a altura do estabilizador (para ficar fora do efeito solo) deve ficar mais estável.

Estava conversando com o Régis ontem sobre estes modelos. Com mais pesquisa provevelmente conseguiremos velocidades bem maiores do que os testes de domingo, pela escala vai ser praticamente um pylon racer em vôo rasante, as curvas serão rápidas e provavelmente não dará tempo de tentar coordenar mais do que comando de acelerador e leme.

Com perfil provavelmente conseguiremos decolar em menos tempo, assim conseguiremos fazer testes em espaços menores, como o Ibira.
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

Alex,

Achei a página "The WIG Page" e tem uma parte só sobre modelos WIG mas não consigo visualizar as fotos. Será que é só para membros do site?
A página é esta:

[url]http://www.se-technology.com/wig/html/main.php[/url]
Junior
Avatar do usuário
Cesar-SP
membro
Mensagens: 3529
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:08 pm
Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010

Mensagem por Cesar-SP »

Gostei muito deste, alias este site é otimo.
abs
Anexos
wig00326[1].jpg
wig00326[1].jpg (1.97 KiB) Exibido 6392 vezes
warp drive Sr Sulo
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14828
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Esta página é a que o Akamatsu postou.

A parte de modelistas eles linkaram as imagens para os sites de destino, alguns não existem mais e outros mudaram as coisas de lugar, por isto não aparecem.

Aí está a lista dos links não quebrados:

http://www.home-taylor.freeserve.co.uk/index%20ekranoplan%20man.html
http://water.resist.free.fr/Anglais/
http://foxxaero.homestead.com/
http://www.du-groundeffect.com/
http://ekranoplov.8m.com/menu.htm (depois de carregar redireciona para uma tela de propaganda... Vou baixar o conteúdo)
http://www.island.net/~geoja/cushcrow.htm
http://www.flankerman.fsnet.co.uk/modl_home.htm
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

[quote:8408ec6b7e="alexcmag"]Estava conversando com o Régis ontem sobre estes modelos. Com mais pesquisa provevelmente conseguiremos velocidades bem maiores do que os testes de domingo, pela escala vai ser praticamente um pylon racer em vôo rasante, as curvas serão rápidas e provavelmente não dará tempo de tentar coordenar mais do que comando de acelerador e leme...[/quote:8408ec6b7e]

Concordo com você, Alex. "Voar" rente à água seria muiot complicado.
Achei esta outra configuração abaixo que parece ser bem mais simples. São dois aerofólios em tandem. Observe que o leme não é vertical para forçar o WIG a inclinar para dentro da curva. Parece até um modelo de corrida!
Anexos
TAF_8-1.jpg
TAF_8-1.jpg (13.97 KiB) Exibido 6391 vezes
Junior
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

Na foto acima não ficou bem claro o detalhe do leme. Aí vai uma planta do modelo.
Anexos
TAF_8-1small.jpg
TAF_8-1small.jpg (23.12 KiB) Exibido 6394 vezes
Junior
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14828
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Que beleza, já tem até a planta :P

No nosso caso dá pra fazer funcionar melhor, já que não é preciso ter realmente a cabine.

Acho que vou passar o final de semana fazendo WIGs para levar no Ibira quinta...
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

[quote:dc9699089e="alexcmag"]Que beleza, já tem até a planta :P

No nosso caso dá pra fazer funcionar melhor, já que não é preciso ter realmente a cabine.

Acho que vou passar o final de semana fazendo WIGs para levar no Ibira quinta...[/quote:dc9699089e]

Ibira ? Alex ? Tem espaço suficiente ? Além disto se estiverem com aquele tablados com desníveis que pode enroscar no WIG. A não ser que o WIG consiga flutuar o suficiente para evitar os desníveis. Mesmo se passem por cima será que não irá ficar chacoalhando a ponto de tornar incontrolável ?
Bom, estas são as minhas dúvidas quanto ao WIG no Ibira.

Estava imaginando se não poderia usar aquela eletrônica do X-TWin para fazer um WIG em tamanho menor e com um efeito suficiente pronunciado para passar os obstáculos criados pelo desnível dos tablados ... criando uma categoria que poderia ser chamado de microWIG ... :-).
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Responder