Bateria Kan 7,2v 950mA com redução EPS 100c AS

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Bateria Kan 7,2v 950mA com redução EPS 100c AS

Mensagem por Cassiusfxg »

Olá!

Nos testes do Alex: "modelo barato e resistente para iniciantes" com a bateria Kan 7,2v 950mA de 150g do Oriole, o resultado não foi bom por causa do peso da bateria.

Gostaria muito de usar esta bateria em algum modelo e atualmente comprei um motor com redução EPS-100C-AS com hélice 11x8. Na tabela da GWS este conjunto me dá 193g de empuxo.Só de equipamento com essa bateria eu teria um peso de aproximadamente 240g.
Minha pergunta é:

Daria pra fazer um modelo de aproximadamente 400g que voasse lento com esse conjunto de motor e hélice?

O que vcs sugerem?
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Se fizer algo no estilo motoplanador tem chance de voar sim, mas o ideal seria um motor 400 reduzido ou 350 reduzido, porque o 280 não rende muito bem com 7,2V.

Usei a mesma bateria no SlowStick e foi tranquilo, voou muito bem, ele dá pouco mais de 300g de empuxo com esta bateria, motor 400 reduzido e hélice 10x6.

Que tal um motor 400BR direct drive mesmo? Com esta bateria dá mais empuxo estático do que o 280 reduzido, mas principalmente mais empuxo em vôo, porque a rotação é maior.

Já usei o EPS100C-AS em modelos até 460g, mas era com bateria de 9,6V 650mAH, pesando bem menos do que esta e dando muito mais empuxo.

Aí se fizer um modelo com cara de motoplanador (para não ter muito arrasto) e asa pouca coisa maior do que o Buster voaria (razoavelmente) lento.

Outra coisa que seria legal com esta bateria é um bimotor com 2 motores 400BR com hélice 5x3... Mas isto definitivamente não seria um treinador lento.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

Por ser iniciante acho que vou tentar uma coisa mais certa mesmo. Só não queria desperdiçar esta bateria.Vou tentar um modelo bem lento mesmo com 280 redução e leve.Somente depois posso tentar algo rápido.

Valew!
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Cassiusfxg escreveu:Por ser iniciante acho que vou tentar uma coisa mais certa mesmo. Só não queria desperdiçar esta bateria.Vou tentar um modelo bem lento mesmo com 280 redução e leve.Somente depois posso tentar algo rápido.

Valew!


Ok, dica então.

Se você já tem o 280 e a hélice, o melhor rendimento que consegui do 280 reduzido foi com bateria NiMh de 8,4V ou 9,6V e hélice 10x8 ou 11x8.

Abandonei os 280, mas nos últimos vôos que fiz usei as de 650mAh nestas tensões, pesam pouca coisa mais que os packs de 300mAh mas aguentam melhor a corrente exigida pelo motor e o vôo dura mais.

A bateria que você tem vai bem no motor 400 reduzido, portanto se ainda não comprou motor, gaste 35,00 a mais e compre o 400. Também pode voar lento, é só fazer uma asa beeeemmm maior.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

Sim Alex!

O problema maior é grana mesmo!
O motor 400 é barato e hélice também.
Só que além do 400 tenho que comprar um speed ics300 pois cai na bobagem de comprar o ICS 100 que custam o mesmo preço (80 conto).Por isso não o fiz ainda (Mas a mão tá coçando para fazer seu projeto para iniciantas).

Estou insistindo nas baterias de 7,2v porque ainda não tenho um carregador que carregue as demais tensões e por isso não adiquiri as baterias.inclusive hoje tô querendo fazer aquele teu carregador lento e irei a BH comprar os componentes.Só acho que 14 horas é um tempo alto e as vezes em um teste de ajuste do modelo a bateria já esgota.

mas acho que não tem outra saída.O negócio é investir mesmo.
Teria uma sugestão de carregador para comprar etc?
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Cassiusfxg escreveu:Sim Alex!

O problema maior é grana mesmo!
O motor 400 é barato e hélice também.
Só que além do 400 tenho que comprar um speed ics300 pois cai na bobagem de comprar o ICS 100 que custam o mesmo preço (80 conto).Por isso não o fiz ainda (Mas a mão tá coçando para fazer seu projeto para iniciantas).

Estou insistindo nas baterias de 7,2v porque ainda não tenho um carregador que carregue as demais tensões e por isso não adiquiri as baterias.inclusive hoje tô querendo fazer aquele teu carregador lento e irei a BH comprar os componentes.Só acho que 14 horas é um tempo alto e as vezes em um teste de ajuste do modelo a bateria já esgota.

mas acho que não tem outra saída.O negócio é investir mesmo.
Teria uma sugestão de carregador para comprar etc?


Vamos por partes...

1) O ICS100 a gente pode dar um jeito, se quiser podemos fazer uma troca no meu ICS300, aí turbino ele e fica pra mim. Sai só o preço do frete.

2) Não sei qual o tipo de carregador do Oriole, mas pode ser que ele carregue outras tensões também. Se tiver um multímetro, meça a tensão de saída dele sem a bateria que a gente descobre.

3) É legal comprar o carregador já pensando no futuro, diga quais equipamentos você já tem que fica mais fácil de sugerir.

Infelizmente o circuito que sugeri é simples demais e não detecta final de carga, por isto as 14 horas, mas já quebra um galho se tiver algum outro piloto onde você mora, leva a bateria carregada e fila um carregador enquanto não compra o seu...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

Valew Alex:
Como podemos negociar para que faça a troca (pagamento do frete)?moro Pedro Leopoldo-MG.

O carregador do oriole chega atingir a tensão de 12v especificando a corrente de 300 mA e quando liga a bateria a ele a tensão automaticamente cai para uns 8,6V e a corrente em aproximadamente em 300mA(Dependendo da bateria a corrente pode variar para um valor pouco diferente mas constante).

De equipamento só possuo mesmo duas baterias (A do oriole e uma 7,2v 300 mA adquirida na Hobbyfly).

Atuamente adquiri de lá umIPS-100C-AS e hélices 11x8.O resto é o de sempre:Motor direct drive 280 e agumas hélices 5x3 e 4X2,5 e os motores do oriole.
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Cassiusfxg escreveu:Valew Alex:
Como podemos negociar para que faça a troca (pagamento do frete)?moro Pedro Leopoldo-MG.

O carregador do oriole chega atingir a tensão de 12v especificando a corrente de 300 mA e quando liga a bateria a ele a tensão automaticamente cai para uns 8,6V e a corrente em aproximadamente em 300mA(Dependendo da bateria a corrente pode variar para um valor pouco diferente mas constante).

De equipamento só possuo mesmo duas baterias (A do oriole e uma 7,2v 300 mA adquirida na Hobbyfly).

Atuamente adquiri de lá umIPS-100C-AS e hélices 11x8.O resto é o de sempre:Motor direct drive 280 e agumas hélices 5x3 e 4X2,5 e os motores do oriole.


O carregador do Oriole aguenta então no máximo 7 células (12V/1,6V/célula = 7,5 célula), não mais do que isto.

Vou te passar o endereço por MP.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

Estava lendo no tópico que vc me passou o esquema de carregador e passando o R2 para 1R o carregador carrega rápido mas como não detecção de pico a bateria detona.
O carregador do oriole também não tem nada disso.Bateria esquentou,tiro da tomada.estou detonando as baterias não é verdade?
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

Beleza!

Se tudo der certo vou adquirir segunda feira o motor 400.
Paixao pelo hobby
Responder