Planta do SlowStick, ótimo modelo para iniciante

Crie um tópico com a planta que está disponibilizando.
Coloque o nome do modelo no título
PauloDBA
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Ago 31, 2005 9:36 am
Localização: Jundiai-SP

Mensagem por PauloDBA »

Alex,

Como vc faz para deixar a asa, feita no depron, com aquela curva no formato da nervura ?

obrigado,
Paulo
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:175203474c="PauloDBA"]Alex,

Como vc faz para deixar a asa, feita no depron, com aquela curva no formato da nervura ?

obrigado,
Paulo[/quote:175203474c]

Uso a técnica descrita na seção de artigos: http://www.e-voo.com/artigos/depron/index.php
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
PauloDBA
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Ago 31, 2005 9:36 am
Localização: Jundiai-SP

Mensagem por PauloDBA »

Alex,

Obrigado mais uma vez. Encontrei na seção de artigos informaçoes sobre como construir um cortador de isopor e como utiliza-lo para cortar uma asa. Acredito que era essa materia que voce se referiu, certo? Não achei nada sobre depron.

Mas de qualquer forma valeu pela dica pois o material que encontrei la é muito bom!!! parabéns!

Seguindo aquelas dicas, vou tentar montar a asa em isopor mesmo.

valeu!
abraços,
Paulo
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Tem um tutorial "O básico do depron", deve estar nos artigos ou nos tutoriais do e-voo, e mostra como fazer um AirCamper.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Slow Stick

Mensagem por Antonio Carlos »

Alex, boa noite!

Estou construindo um Slow Stick como meu primeiro modelo elétrico. Já fiz a asa em depron 2mm nos moldes do seu StarCesnna ou seja, fechada embaixo; já fiz o leme e o estabilizador em depron 4mm com dobradiças de radiografias; a "fuselagem"foi feita com uma vareta de cedro; já comprei um motor GWS 400D com hélice 10x4,7; Pack c/ 2 x baterias 3,6v 1400mah Li-ion e dois servinhos de 9g. Para efeito de montagem utilizei cola epóxi em todas as colagens(acho que abusei...). Gostaria que você me ensinasse como prender a asa, o trem de pouso e a bequilha na fuselagem.
Ele está ficando muito bonito e se der, no sábado vou postar uma foto do modelo.
Para quem quiser, eu passei a planta do Slow Stick para o AutoCad. É só plotar...
Abs a todos SlowStickmaníacos,
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Slow Stick

Mensagem por alexcmag »

[quote:9f19796d90="Antonio Carlos"]Alex, boa noite!

Estou construindo um Slow Stick como meu primeiro modelo elétrico. Já fiz a asa em depron 2mm nos moldes do seu StarCesnna ou seja, fechada embaixo; já fiz o leme e o estabilizador em depron 4mm com dobradiças de radiografias; a "fuselagem"foi feita com uma vareta de cedro; já comprei um motor GWS 400D com hélice 10x4,7; Pack c/ 2 x baterias 3,6v 1400mah Li-ion e dois servinhos de 9g. Para efeito de montagem utilizei cola epóxi em todas as colagens(acho que abusei...). Gostaria que você me ensinasse como prender a asa, o trem de pouso e a bequilha na fuselagem.
Ele está ficando muito bonito e se der, no sábado vou postar uma foto do modelo.
Para quem quiser, eu passei a planta do Slow Stick para o AutoCad. É só plotar...
Abs a todos SlowStickmaníacos,[/quote:9f19796d90]

Para prender a asa você pode fazer um V aberto de cedro colado no tubo da fuselagem no bordo de ataque, e outro mais baixo no bordo de fuga, e prender a asa nestes V com elástico.

A rodinha é só fazer um U na ponta do arame e colar com CA e bicarbonato (para servir de carga) na vareta de cedro. O mesmo pode ser feito no trem principal.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Antonio Carlos »

Alguém saberia me dizer se invertendo a posição do motor (colocá-lo virado para baixo) afeta alguma coisa no voo :?: :?:
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:4ad90d723b="Antonio Carlos"]Alguém saberia me dizer se invertendo a posição do motor (colocá-lo virado para baixo) afeta alguma coisa no voo :?: :?:[/quote:4ad90d723b]

Desde que a hélice aponte para a frente, voa do mesmo jeito.

Só não pode apontar o motor para baixo, aí não dá certo...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Bruno____
membro
Mensagens: 1166
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 9:09 am
Localização: Anapolis GO

Mensagem por Bruno____ »

AlexcMAg, eu queria colocar aileron do meu Slow-Stick para ele fazer manobras acrobaticas de leve, eu ja coloquei uma especie de longarina de bambu para a asa sele ficar mais resistente. O que vc acha deste aileron?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:c16ac933de="Bruno____"]AlexcMAg, eu queria colocar aileron do meu Slow-Stick para ele fazer manobras acrobaticas de leve, eu já coloquei uma especie de longarina de bambu para a asa sele ficar mais resistente. O que você acha deste aileron?[/quote:c16ac933de]

Com o diedro que tem os ailerons não farão o efeito desejado, e o perfil undercamber ou plano-convexo o tornam péssimo para rolls e vôo de dorso.

Recomendo deixar como está e fazer um UglyStick (com pouco ou nenhum diedro) com ailerons para acrobacia.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder