Terminei meu F-18 (com fotos)

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
tarcardoso
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Set 02, 2004 12:38 pm
Localização: Brasilia DF

Re: Questão

Mensagem por tarcardoso »

Valeu Linildo e Gustavo pelas dicas.

No meu caso eu usei um espeto de churrasco de madeira; acho que não vai dar certo, vou refazer o esquema.

Outra pergunta:

Eu tenho um Himax 2015 e uma bateria Li-Po 2S de 1.500 mA, será que a voltagem desta bateria é suficiente para fazer o aeromodelo voar?
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por lenildo »

Qual o peso do seu modelo ? se estiver bem leve com uma hélice pequena pode levar o modelo sim, este motor tem eixo de 2mm, certo ? se for isso acho meio arriscado colocar directdrive. Acredito que ele pouco reduzido, mesmo com 2S voa legal.
tarcardoso
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Set 02, 2004 12:38 pm
Localização: Brasilia DF

Mensagem por tarcardoso »

Em relação ao peso, como não tenho uma balança precisa, acho que entre 500 a 600 gramas.

Em relação ao motor, ele é reduzido mesmo, esqueci de comentar.
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por lenildo »

O Odair Justo tem um motor destes, manda uma MP para ele que ele pode te passar as especificações de como usou ele.
Avatar do usuário
cmtedu
membro
Mensagens: 242
Registrado em: Ter Jul 06, 2004 9:00 am
Localização: Sumaré

Mensagem por cmtedu »

vou voar amanhã o meu F-18 que contruí. está com as seguintes caracteristicas:

motor: GWS350 C
hélice: 9070 SF GWS
Esc: ICS 300
2 Servos micro da GWS (18g cada / Aileron e profundor )
Bateria: T.Pwr. 1320 mAh 2S Li-po
Asa com perfil Assimétrico (intradorso totalmente plano)
peso final (pronto p/ voar): 370g

Como os servos que tenho são um pouco pesados, coloquei somente aileron e profundor....deixei o leme fixo. Coloquei trem de pouso.
foi todo construido em Depron de 2mm, porém ficou bem firme( o depron que usei é parecido com o Pluma)

......será que voa com essa configuração??? (rs)

Não sei se vai voar bem ( ou melhor......num sei nem se vai voar..rsrsrs)
mas estou na dúvida entre usar a 9070 ou a 1047, que fornece mais torque mas.....não dá tanta velocidade.

Gostaria de sugestões ou opiniões de quem está construindo um ou mesmo já voou esse aeromodelo.

Obrigado.

Eduardo Leardini
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por lenildo »

cmtedu, com 370 g de peso final e um motor 350 deve voar bem sim. Eu usaria primeiro a hélice 9070, com 2S ele fornece 320 g (http://www.gws.com.tw/english/product/p ... ps350c.htm) de empuxo (quase 1:1 com o peso do modelo) e, como você mesmo falou, tem mais pitch speed.

Tentei algumas combinações de hélice no meu e a combinação qeu tinha mais velocidade foi a que gostei mais.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

A melhor que experimentei no meu foi a 9x5 com 3S, mas a 9x7 foi legal também.

Com 2S não consegui fazer voar direito, mas o meu ficou bem mais pesado.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
cmtedu
membro
Mensagens: 242
Registrado em: Ter Jul 06, 2004 9:00 am
Localização: Sumaré

Mensagem por cmtedu »

lenildo escreveu:cmtedu, com 370 g de peso final e um motor 350 deve voar bem sim. Eu usaria primeiro a hélice 9070, com 2S ele fornece 320 g (http://www.gws.com.tw/english/product/p ... ps350c.htm) de empuxo (quase 1:1 com o peso do modelo) e, como você mesmo falou, tem mais pitch speed.

Tentei algumas combinações de hélice no meu e a combinação qeu tinha mais velocidade foi a que gostei mais.


Pois é Alex...eu tb pensei que com este peso e o empuxo que o motor forneceria, iria voar , mas.......quem diz que o avião queria voar....hehehe
faltou motor, e muito.... ficou instavel de mais e sem sustentação alguma...

mas valeu a tentativa...rs
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Coloque uma 3S com 9x5 que você vai ver a diferença...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
§§*SNAKE*§§
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Dom Mai 08, 2005 1:05 am

Re: Terminei meu F-18 (com fotos)

Mensagem por §§*SNAKE*§§ »

lenildo escreveu:Finalmente, depois de duas semanas, terminei meu F-18. Falta apenas a pintura, testei ele domingo (13/03) e voo muito bem. Pela manhã, no teste de voo, consegui bater com o bicho em um muro, consertei pela manhã e levei ele para voar com o pessoal na UnB na parte da tarde. Foi tranquilo, sem lenhar e voando bem. Achei ele um pouco arisco na pilotagem, mas muito bom. Vou pintar e ao longo desta semana tiro fotos e posto aqui.

Especificações:
- Modelo F-18
- Construído em Pluma
- Perfil da asa MH-31
- Motor Hyperion Z-2213 (hélices GWS HD 8040 e 1060)
- Bateria lipo polyquest 1800mAh
- Peso pronto para voar e sem pintura 580g (Pluma é F, ficou pesadinho)


teria como vc nos passar a planta desse modelo?? vc tem algum link com plantas de jatos??

se dimunuisse a escala daria pra usar o motor 400br??

valeu!!
Responder