MythBusters: Explosão de bateria LiPo
- alexcmag
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MythBusters: Explosão de bateria LiPo
Ontem detonamos uma LiPo bichada no Paca, ela realmente pegou fogo, mas precisou de muito abuso para isto.
Filmei tudo em vídeo, mas nem cheguei a capturar da fita porque demorou mais de 5 minutos e é chato pacas.
Só conseguimos depois de ligá-la a uma bateria de gel (apesar de que até um pedaço de fio pegaria fogo assim) e mesmo assim demorou muito e cheirou queimado bem antes de chegar às vias de fato.
Antes de queimar a bateria os conectores JST e o fio derreteram, foi preciso colocar um fio mais grosso.
A chama foi o equivalente a uma espiriteira de réchaud quando um pouco de álcool escorre pelas laterais.
Se estiver próximo a algo inflamável claro que vai pegar fogo, mas se deixar na sacada sobre um material que aguente calor (como o cinzeiro grosso de cerâmica sugerido pelo Gustavo) ou na lavanderia sem nada que pegue fogo perto (tipo toalhas, cortinas, papel e coisas parecidas) é segura.
No modelo em transporte normal ela está bem protegida e realmente só vai apresentar problema se tiver uma lenha feia ou sobrecarregar.
Para guardar ou transportar, basta fazer de conta que é de vidro. Pode deixar na caixa de campo, dentro do modelo, etc., é só não deixar cair no chão nem colocar solta na caixa de ferramentas junto com martelos, marretas, alicates, etc.
Mas o principal mesmo é carregar a menos de 1C (0,7C pra menos de preferência) e descarregar dentro do limite especificado, isto é, saiba quanto seu motor realmente gasta e quanto sua bateria realmente aguente.
Filmei tudo em vídeo, mas nem cheguei a capturar da fita porque demorou mais de 5 minutos e é chato pacas.
Só conseguimos depois de ligá-la a uma bateria de gel (apesar de que até um pedaço de fio pegaria fogo assim) e mesmo assim demorou muito e cheirou queimado bem antes de chegar às vias de fato.
Antes de queimar a bateria os conectores JST e o fio derreteram, foi preciso colocar um fio mais grosso.
A chama foi o equivalente a uma espiriteira de réchaud quando um pouco de álcool escorre pelas laterais.
Se estiver próximo a algo inflamável claro que vai pegar fogo, mas se deixar na sacada sobre um material que aguente calor (como o cinzeiro grosso de cerâmica sugerido pelo Gustavo) ou na lavanderia sem nada que pegue fogo perto (tipo toalhas, cortinas, papel e coisas parecidas) é segura.
No modelo em transporte normal ela está bem protegida e realmente só vai apresentar problema se tiver uma lenha feia ou sobrecarregar.
Para guardar ou transportar, basta fazer de conta que é de vidro. Pode deixar na caixa de campo, dentro do modelo, etc., é só não deixar cair no chão nem colocar solta na caixa de ferramentas junto com martelos, marretas, alicates, etc.
Mas o principal mesmo é carregar a menos de 1C (0,7C pra menos de preferência) e descarregar dentro do limite especificado, isto é, saiba quanto seu motor realmente gasta e quanto sua bateria realmente aguente.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
- neto_guima
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aeuheauh
aueheauhea foi bem legal todod mundo tava c axando os MythBusters!!
Pilotar é igual andar de bicicleta, voce nunca esquece.
- Augusto Pizarro
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- Regis.Abdalla
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