Pulso Jato

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
André K.
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Seg Ago 07, 2006 12:45 am
Localização: Guarulhos

Pulso Jato

Mensagem por André K. »

Ae moçada...vc ja ouviram falar a respeito de um tipo de turbina chamada de Pulso Jato ?? Essa turbina nao tem partes móveis e faz o aero alcançar de 300 a 400 Km/h !!!!

Deem uma olhada no Google : "Pulso Jato", ou "Pulse jet plans"

É incrivel a simplicidade da coisa !!!!
Parece que tem uma controvérsia; muitos dizem que é inviável, outros dizem que é....

Sds...
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

Ja andei pesquisando a respeito desse motor. Foi usado na 2º Guerra pelos alemães numa bomba tripulada chamada V-1(acho q é isso, V de vingança) e aterrorizou Londres. Era muito temida.
Descobri que esse motor é utilizado em aeromodelos e seu funcionamento é bem simples. É simplesmente um tubo que tem uma valvula de admissão de ar e combustivel em sua parte posterior e funciona como um tubo sonoro. ela tem uma frequencia ressonante de "explosões", ou seja, queima o combustivel em uma determinada frequencia, assim gerando a propulsão.`É mais ou menos assim: a mistura explode em sua parte posterior(perto da valvula), gerando uma alta pressão que se propaga ao longo do tubo. logo após essa explosão, uma zona da baixa pressão se forma nesse ponto, gerando a admissão de nova mistura ar-combustivel. Depois, parte da pressão gerada pela explosão anterior gera uma compressão da nova mistura. essa compressão, acompanhada de aquecimento (aquecimento esse também gerado pela explosão anterior), queima a mistura, gerando uma nova explosão. O sistema vai assim funcionando gerando pulsos (por isso se chama pulso jato). O interessante é que esse motor não precisa de mecanismos externos de para injetar o combustivel. Um incoveniente desse motor é o baixo rendimento, pois a taxa de compressão é bem pequena (acho que em torno de 1,1). Mas pela simplicidade, vai mto bem em aeromodelos.
Pelo que eu me lembre dos artigos que li, esse motor n dá mta liberdade de controle de potencia, pois a quantidade de combustivel tem que ser fixa para manter a frequencia e ressonancia. Pena que eu apaguei os artigos, se não eu disponibilizaria....
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Eu já vi a uns anos atras num encontro de aeromodelismo um treco desses, é muito bizarro faz um barulho infernal, quanto + velocidade o aviao pega + o motor fica forte deviao a compressão do ar na admissão do motor, não possuia aceleração devia ter uns 5 min de autonomia eu só nao me lembro como era acionado... Estava numa especie de zagi so que maior e + enflexada.

[]'s
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

E é extremamente crítico no uso e ajuste... Não compensa "reinventar a roda"... hehehe...
Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2123
Registrado em: Qua Fev 11, 2004 11:44 am
Localização: Santos-SP

Mensagem por Odair Justo »

Em 1952 os Ingleses desenvolviam um jato para interceptar os bombardeios Russos e o resultado foi o F-103 que possuia dois motores, um jato convencional e um foguete baseado nas V-1 de Werner von Braum. Nunca entrou en ação por ser muito crítico.
Avatar do usuário
MarceloCamargo
membro
Mensagens: 1022
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 9:56 pm
Localização: Itapetininga :. SP
Contato:

Mensagem por MarceloCamargo »

Um video interessante...
http://youtube.com/watch?v=1e-Ar7gb4tQ
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Até onde eu sei, o pulso jato é muito dificil de se ligar. E de fato ele foi utilizado nas bombas voadoras V-2 NÃO-tripuladas alemães que tinham como destino a capital inglesa durante a segunda guerra mundial. Anos atrás, no Fesbraer, tinha um cara com um jato amarelo de configuração Canard, que tinha como propulsão o dito do "pulso Jato", porém este tipo de motor, não tem nenhum tipo de controle de aceleração, ou seja, só pousava quando acabava o combustivel e sempre era full throtlle !!!
Avatar do usuário
Odair Justo
membro
Mensagens: 2123
Registrado em: Qua Fev 11, 2004 11:44 am
Localização: Santos-SP

Mensagem por Odair Justo »

[quote:37ebd2de49="Padero"] este tipo de motor, não tem nenhum tipo de controle de aceleração, ou seja, só pousava quando acabava o combustivel e sempre era full throtlle !!![/quote:37ebd2de49]

É como muitos voam. Para alguns não faz diferença :lol: :lol:
Avatar do usuário
Peninha
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Set 20, 2006 11:02 pm

Mensagem por Peninha »

Gente
O motor a jato por pulso foi usado nas bombas voadoras V1 e não era tripulada. Essa é a razão que se tornava facil de derrubar. Um Spitfire em voo de mergulho atingia a mesma velocidade da V1. Ai era so emparelhar, e asa com asa desvia-la e ela caia no mar
Ela não foi feita por Werner Von Braum. Ele fez as V2 que eram foguetes balísticos bem mais destruidores.
Os jatos por pulso são quase tão velhos quanto os motores de pistão em aeromodelos.
Usa-se um bomba de ar na entrada para tentar dar a partida e alem de ser difícil de controlar, tem o péssimo hábito de explodir ocasionalmente, motivo que foi abandonado como motor de aeromodelos. Mas inegavelmente sua construção é muito simples e a potência que desenvolve não tem par entre os sistemas de propulsão.
Avatar do usuário
Vinicius Fantini
membro
Mensagens: 2604
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Vinicius Fantini »

tem um monte de videos no You Tube, http://www.youtube.com/results?search_query=pulse+jet

O som produzido é infernal, fora o calor que deixa o tubo incandecente...

Existem protótipos de carros que usam essa "tecnologia"!

http://www.youtube.com/watch?v=clOmc3WI5fk

É bem mais simples de ligar que turbinas mecanicas, eles usam uma vela de carro com uma bobina, e um soprador de ar....

Mais deve ser mais dificil de "afinar"
Responder