Relação De Empuxo X Peso para Duct Fan

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
aeroandy
membro
Mensagens: 72
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 3:28 pm
Localização: fpolis

Relação De Empuxo X Peso para Duct Fan

Mensagem por aeroandy »

caros colegas a algum tempo , aproximadamente 2 anos efetuei um levantamento sobre a relação de peso e empuxo sobre modelos tipo duct fan visto que na época montava meu primeiro modelo duct fan um F-16 byron com motor 91 . acontece que na época consegui levantar muitos dados e disponibilizei em forma de tabela, dados de alguns modelos e motores sobre taxa de empuxo x peso inclusive para fans eletricas . infelizmente por ironia gravei todos os documento e informações completas em cd que esta semana descobri ter perdido. Mais me ocorreu que na época forneci para alguns colegas das listas arquivos zipados com grande parte da informação. POR ISSO e resumindo pergunto se alguem teria ainda cópia do material que na época enviei para que me fosse enviado. Hoje sou praticante tambem do eletrico possuindo alguns modelos entre eles um super airline 777 que vôou inclusive no ultimo fesbraer com iluminação. Agora pretendo fabricar um modelo jato comercial similar mais com dimensões menores , em torno de 1,15 metros de fuselagem para que ele caiba no porta malas no meu carro sem precisar mexer em nada para ser o modelo basico para qualquer lugar e preciso das informações que na época levantei.
obrigado
anderson
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Olá,
Vc sabe o empuxo que os motores deste 777 dão ? Gostou do produto ? recomenda ele ?


Obrigado,
Fabio
aeroandy
membro
Mensagens: 72
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 3:28 pm
Localização: fpolis

O Modelo é bom realmente

Mensagem por aeroandy »

realmente o modelo é bom e voa bem . quanto a empuxo da turbinas não encontrei dados oficiais pois o manual não informa mais pelo que pesquisei ele tem empuxo de 500 gramas com o motor recomendado( cada conjunto), levando-se em conta que o modelo tem peso aproximado de 1,5 kilos a relação é boa. Quanto ao prço final do modelo ele não é nada barato custa em torno de 2950 , quase 3000 mil reais isto porque o modelo em si aqui no brasil custa na faixa de 800 reais sem o frete mais servos baterias ( 2 de 2100 com no minimo 30c) 02 speed bons, 02 motores da e-flite ao custo aproximado de 600 reais, receptor extenção e mais cola. no fesbraer um outro colega me disse que havia montado um com peças mais alternativas. nos motores ele mando enrolar em um lugar um mais barato. a bateria ele mando trazer uma da china que segundo ele funciona bem e trocou a fan por outra com mais 4 pas para compesar pelo motor diferente. Bem opcçoes acho que existem mais se for montar como manda o valor não é barato . O meu modelo ficou mais pesado pois coloquei baterias mais forte de duas de 2500 da EVOO umas das melhores do mundo no mesmo padrão da tunder power, e coloquei iluminação na asa. cheguei a colocar um trem retratil da tsh pneumatico mais ele não aguentou 02 pousos . ( muito fraco) pois esse trem é feito para modelo de até 800 gramas e colocar o dobro de peso não da... espero ter ajudado
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

É... "Caro". Mas vale muito a pena. "Caro" porque 3000 reais não é nem o preço de uma unica Jet Cat e, considerando o que é possível fazer reaproveitando as peças deste 777... Vej só:
http://www.youtube.com/watch?v=Y7JjWEJH2vw

http://www.youtube.com/watch?v=ErZmjvjVL8g

http://www.youtube.com/watch?v=AmrVX7gmaVI
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

O preço somente do modelo eu acho ok, por causa do tamanho da caixa, é realmente mto grande.

Qto ao preço das outras peças eu acho meio abusivo, principalmente os motores, q saem US$110,00 lá. R$600,00 são + de 3X. Existe mais de uma alternativa possível p/ eles, inrunner na HobbyFly de 3600KV, ou de heli em outros lugares. Os servos podem ser usados os GWS naro bb, e 1 park hpx. Os ESC originais não são mto bons, acredito q os Himodel são melhores. A bateria, uma Himodel de 4100 tb resolve. Não acho bom usar 2 baterias separadas pelo risco de 1 motor cortar antes, não q seja melhor os 2 cortarem, mas dá uma descomplicada nas conexões, já q os servos se não for usado BEC, devem ser distribuídos nos 2 ESC. O custo total fica em torno de R$2100,00 ou pouco mais.

[]s
aeroandy
membro
Mensagens: 72
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 3:28 pm
Localização: fpolis

Mensagem por aeroandy »

realmente montar com equipamentos mais acessiveis vc realmente pode mais a combinação demanda testes nelson . posso afirmar pois tenho dois desses super airlines. o primeiro compre nos EUA no ano passado acabei comprando todos os acessórios la e paguei pagando tudo 978 dolares incluindo o monitor de bateria , menos o receptor na graves modelismo de orlando. claro que paguei mais 107 dolares de excesso de bagagem ...um roubo ...mais eu já previa... bem chegando aqui e voando vi que o modelo era muito bom e já começei a pensar em outras coisa , tipo instalar trem retratil e colocar iluminação....foi ai que decidi comprar outro por aqui e ai sim vi o preço de tudo. quanto aos esc posso lhe dizer que são muitos bons pelo custo. tambem pensei como vc sobre colocar os esc da hi model e ai começou o prejuizo. ao instalar 02 motores 450 th e colocar os speeds da himodel de 25 eles simplesmente não aguentaram e um acabou queimando alem de esquentar muito. O esc da eflite é feito para funcionar fechado como ele realmente deve ficar. apesar de ser de 20 ele aguenta muito.A bateria eu coloquei duas de 28c de 2200 da hi model visto que o consumo desse motor não deveria superar isso. misteriosamente uma dessas baterias inchou por super aquecimento. acabei resolvendo o problema trocando os esc pro esc phoenix 25 os melhores na atualidade mais a tentativa saiu caro. até porque quando comprei la fora ninguem tinha visto este modelo por aqui., mais como já disse montar mais barato até da mais todo o cuidado é pouco.
aeroandy
membro
Mensagens: 72
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 3:28 pm
Localização: fpolis

Mensagem por aeroandy »

realmente fabio o modelo não é um absurdo mais como disse barato não é. vi um colega nos EUA que modificou o modelo para 4 motores realmente. ele comprou tudo da e-flite modificou para um jumbo .ficou legal mais não vi o vôo. tenho vontade de pegar um dos meus modelos recobrir ele todo com finished resin e tecido bem fino e colocar turninas mais fortes ai modificar ele para fazer bem mais escala colocando ai sim trem mais pesados e adequados . só que o trabalgo é grande . talvez se houver alguma desculpa tipo...caiu...eu faça isso mais por enquando acho que não...por equanto abraço
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

É... Dá um trabalhão, mesmo. Eu sempre gostei de EDFs e entrei no aeromodelismo elétrico por causa deles. O primeiro que eu vi, até hoje, não vi ninguém superar:
http://www.youtube.com/watch?v=Vu1oROJGKVA

É um A340 de 2,7m e 2,1kg q usa motores GWS EDF75 escovados (11A cada com 3S). O cara fez uma ligação em paralelo de baterias 3S num total de 6800mAh.

O depron, ele á tinha. A balsa das longarinas foi fácil pq ele trabalha em uma loja de modelismo em Estocolmo e o ESC unico, ele mesmo fez, a partir da eletronica de um carrinho.

Acho até que se for fazer scartchbuilt, como o dele, dá menos trabalho. Já fiz um Airbus A330 que não voou por motorização fraca. Gastei uns R$ 2mil em peças erradas, até aprender a comprar.

Mas é possível fazer barato, sim. Meu Boeing 737 de 1,4m de envergadura voou, mas caia por ausa do Rx ruim de filtro, que aceitava muita interferencia.

Comprei 2 EDFs da ACW, 2 ESCs de 20A, um Rx Berg e, assim q tiver um tempo livre, o A330 ressucita. Antes, porám, o 737 vai voar de novo p/ testar esses equipamentos. O Rx, já testei em vários outros modelinhos q tenho aqui. e sobrar potencia, vou dar o acabamento com uma massa da Hobbico q tenho aqui e fazer a cabine em vacuum forming.

Estou com um 737 pronto, bem pequeno, p/ usar EDF 50 da GWS. Ele ficou com 330g e tem 200g de empuxo. Se o kartódromo estiver livre e sem vento, vou voar com ele no domingo. EStá ainda todo branco, mas já tenho aqui os decals da Gol.

Se ele voar bem como o irmao maior, vou tirar da gaveta a fuselagem do A330 e concluir o mesmo.

É isso aí,
Abraços a todos e boa sorte.
aeroandy
membro
Mensagens: 72
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 3:28 pm
Localização: fpolis

que coincidencia

Mensagem por aeroandy »

O video do you tube eu já tinha baixado em minha maquina a algum tempo e sempre que ver ver algo legal como ele para dar uma espiada pois achei bem interessante ...só não sabia que ele usava um unico esc...realmente usando motores escovados e fans baratas ele deve ter gasto muito pouco ...e olha que o modelo ficou grande mesmo...show mesmo segue algumas fotos de um dos meus modelos ...essas fotos foram tiradas agora no encontro em gaspar no aeroblu.
Anexos
na passagem sobre a pista
na passagem sobre a pista
foto 3.JPG (9.86 KiB) Exibido 3375 vezes
no pouso
no pouso
foto4.JPG (32.57 KiB) Exibido 3375 vezes
na decolagem
na decolagem
foto 2.JPG (34.77 KiB) Exibido 3376 vezes
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Imagina esse 777 nas cores da Varig... Na casa da minha sogra, eles passam dando rasantes durante o pouso. Uma vez um 777 da Varig passou bemm baixo. Lindo!

Parabéns pelo modelo.


J´q vc falou em fans baratas, e que tal um Jumbo ou Airbus A380 indoor pusher ?
Veja lá no Youtube:
www.youtube.com/fabiofleal
Responder