EMAX 2822, sua experiencia aqui + Tabela de empuxo/consumo

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Lypser
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Sex Fev 25, 2011 2:55 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO!

Duvida Iniciante emax 2822

Mensagem por Lypser »

Bom dia pessoal , sou iniciante no hobby , comprei um esc 18-20a hk bec 2a, estou com um stick depron de 1,20 de env. com uns 650g com toda eletrônica , bateria de 1300 3s.

Então minha duvida é sera que esse esc de 18-20a aguenta o 2822 com hélice 9x5 ou 9x6 com 4 servos??

Peço perdão se postei no lugar errado.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Mensagem por Jacimar »

Bom dia ! Na minha modesta opiniao, um ESC de 30A seria melhor, abraço.
Avatar do usuário
Lypser
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Sex Fev 25, 2011 2:55 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO!

Mensagem por Lypser »

ok , obrigado jacimar
Avatar do usuário
gabrieltimm
membro
Mensagens: 267
Registrado em: Ter Jan 11, 2011 3:45 pm

Mensagem por gabrieltimm »

Mas cuidado ,a helice 9x6 nao e apropriada para esse motor!Principalmente se for da apc!E perigoso queima-lo,mas se for usar bateria 2s ai pode ir tranquilo!

Abraço
Avatar do usuário
Aluizio Martins dos Santo
membro
Mensagens: 710
Registrado em: Qua Dez 06, 2006 5:58 pm
Localização: Irati - PR
Contato:

Mensagem por Aluizio Martins dos Santo »

Eu utilizo esse motor com esk de 15A, hélice 9X5 e bateria 3s de 1700.
Nunca tive problemas.
Avatar do usuário
Redivo 2012
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Seg Mar 26, 2012 9:26 pm
Localização: Pato Branco - Paraná

Mensagem por Redivo 2012 »

Olá pessoal. Desculpe desenterrar o topico, mas gostaria de deixar minha experiencia com o Emax 2822.

Quando iniciei no hobby, construi um scoutcessna de 1 metro de asa, esc Budget 30A, bateria Zippy 2200mah 20c e helice GWS 8x6.

Voava entre 5 - 8 minutos de voo.

Depois disso, mudei para 9x4,7. Gostava muito do voo, nunca tive o problema de esquentar o motor, e dava um bom empuxo, com uns 10 minutos de voo.
3D Max Wind
Extra 300S
Turnigy 9XR
Pablovmg
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Fev 07, 2015 1:09 am
Localização: Santiago-RS

Re: EMAX 2822, sua experiencia aqui + Tabela de empuxo/consumo

Mensagem por Pablovmg »

Olá! Sei que o ultimo post tem quase um ano, mas gostaria de deixar minha experiencia com esse motor.

Aeromodelo Ugly Stick em depron e asa em isopor P3, 1,20m de envergadura, trem de pouso tipo triciclo(que acrescenta um pouco de peso), e um pouco de exagero na colagem(foi minha primeira montagem), ele pronto pra voo está com aproximadamente 800g.

Esc 30ah Hobbyking, bateria 3S 2200mah 20C, 4 servos HobbyKing 928BB 9g, hélice JXF 9x5.

Com bateria cheia e acelerador no máximo consome 14A.

Em dias sem vento ou pouco vento, voo a meio acelerador ou um pouco menos, tempo de voo 20 a 25 minutos com 3 ou 4 pousos e decolagens, em dias de vento 15 minutos de voo.

Já estou voando a 5 meses quase todo final de semana sábado e domingo, com essa configuração, sem problemas, mas tenho notado nos últimos voos que o motorzinho parece estar perdendo as forças, não tem o mesmo pique que tinha quando novo, porque quando era novo eu só percebia que a bateria estava no fim quando o esc cortava a aceleração pela metade então eu pousava, agora já percebo que a bateria está fraca antes de cortar, pois preciso acelerar mais para manter o voo estável, oque não acontecia quando novo, inclusive usando um pack de bateria novo o sintoma é o mesmo então acredito que o motorzinho está no fim da vida.

Levando em conta que ele deve ter consumido uns 60 pack de baterias acho que está ótimo pro preço dele.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: CF2822 10x5

Mensagem por LaercioLMB »

kakafury escreveu:Não entendo por que falam que hélices de 10" queima o motor sendo que a própria fabricante recomenda hélices de 9" e 10" inclusive está impresso no motor "CF 2822 Prop 9" - 10" 11.1V".

Utilizo 10x4.7 e 10x5 em e nunca tive problemas o único problema foi cair e entortar o eixo graças a um amigo que ligou o rádio no mesmo canal FM que o meu =/

Em todo caso continuo voando intercalando essas duas hélices sem nenhum problema atualmente num aero de 700g 1,25 de envergadura. Não sei como medir o consumo em A, se alguém puder informar como faço para medir agradeço muito.



Sim, recomenda e você viu também as baterias que a mesma fabricante recomenda?
Baterias 2S e 3S, o que significa que as hélices grandes são para as baterias 2S e as pequenas para baterias 3S, pura lógica isso.
Tenho um motor Turnigy TR2830 1050 com uma hélice GWS 11X4,7 SF.
Ahh, mas esse motorzinho pequeno não aguenta essa hélice então por que você coloca?
Por que ele está com uma bateria 2S, pois se colocar uma 3S nele, vai torrar o motor.


Se atentem nisso, as opções de hélices que os fabricantes falam não são para serem usadas com qualquer bateria, há uma combinação de hélice e bateria a ser usada para funcionar e não à moda miguelão.
Hélice SF é de baixo rpm e é para aeromodelos que precisam de força e baixa velocidade de voo e não é a hélice quem fará o aeromodelo voar mais devagar, é a estrutura dele quem determina isso.
Cada dia mais vemos gente usando configurações de motor X hélice de forma errada por terem sido mal instruídos, por lerem catálogos e não saberem interpretar corretamente e principalmente por seguirem dicas de quem fez sem saber nada e passou adiante como se soubesse.

O motor EMAX CF2822 1200 com bateria 3S é para no máximo uma hélice de 9 polegadas com passo máximo de 5 polegadas, pois se colocar uma 9X8 o motor vai esquentar muito e quanto mais ele esquentar, mais desempenho vai perder.
Hélice de 10 e 11 polegadas são para baterias 2S e nunca 3S.


PS, ESC é com C e não com K. ESC = Eletronic Speed Control que em tradução livre é controlador eletrônico de velocidade.


Lypser escreveu:Bom dia pessoal , sou iniciante no hobby , comprei um esc 18-20a hk bec 2a, estou com um stick depron de 1,20 de env. com uns 650g com toda eletrônica , bateria de 1300 3s.

Então minha duvida é sera que esse esc de 18-20a aguenta o 2822 com hélice 9x5 ou 9x6 com 4 servos??

Peço perdão se postei no lugar errado.



Aguenta sim, pois o motor não é para trabalhar com mais de 15A e se o ESC suporta 20A, está com folga.
Os 2A do BEC são para o restante da eletrônica e não se olha a capacidade do ESC como sendo para tudo, pois os 18/20A do ESC são única e exclusivamente para o motor e os 2A do BEC são única e exclusivamente para servos e receptor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: EMAX 2822, sua experiencia aqui + Tabela de empuxo/consumo

Mensagem por rnjorge »

Falando em ESCs, antigamente quanto maior a voltagem (mais células), MENOS servos (e consequentemente, corrente) o BEC aguentava. Ou seja, usando em 2S poderia-se usar toda a "potência" do BEC. Já em 3S isso diminuiria. Isto ainda vale?
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: EMAX 2822, sua experiencia aqui + Tabela de empuxo/consumo

Mensagem por LaercioLMB »

rnjorge escreveu:Falando em ESCs, antigamente quanto maior a voltagem (mais células), MENOS servos (e consequentemente, corrente) o BEC aguentava. Ou seja, usando em 2S poderia-se usar toda a "potência" do BEC. Já em 3S isso diminuiria. Isto ainda vale?



É maios ou menos isso.
Na matemática, quanto maior for a tensão, menor será a corrente drenada para produzir uma mesma potência em watts.
Vamos supor que um servo gere 10 W com uma tensão de 11,1V, a corrente drenada por ele para gerar essa potência será de 0,9A
P : E = I
Onde E é a tensão em volts, I é a corrente em Ampere e P é a potência em Watts.

Agora se você aumentar a tensão de 11,1 V para 14,8V e o servo gerar os mesmos 10W, ele precisará de uma corrente menor em A.

10 : 14,8 = 0,67A.

Mas se diminuir a tensão de 11,1V para 7,4V, terá uma corrente drenada maior para gerar os mesmos 10W.

10 : 7,4 = 1,35A.


E= Tensão Elétrica - Unidade de Medida Volt (V)
I = Corrente Elétrica - Unidade de Medida Ampére (A)
P = Potência Elétrica - Unidade de Medida Watt (W)
R = Resistência Elétrica - Unidade de Medida Ohm (Ω)
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder