Minha bateria esta esquisita.

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Abras
membro
Mensagens: 214
Registrado em: Qui Mar 03, 2005 10:30 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Minha bateria esta esquisita.

Mensagem por Abras »

Aprontei uma confusão danada como alguns aqui sabem.

Levei um tompo e um dos fios da bateria soltou, ai soldei no lugar errado, depois da confusão toda consegui fazer ela voltar ao normal.

Mas esse sabado fiz 5 voos, mas achei esquisito os seguinte:

Carreguei a bateria no Triton e fui voar:

Brushless com a Lipo 11,1 1200mAh e helice 9x5 HD.

Nos 5 primeiros minutos, o avião esta com bastante força, 3/4 de stick e ele ja ta subindo.
Depois dos 5 minutos, ele fica muito fraco, mal mal consegue subir. Ai dura mais uns 5 minutos ele meio fraco, e tenho que pousar, pois o motor não ta rodando direito mais.
Então o tempo de voo ta 10 minutos.

Mas oque mais achei esquisito é que depois que retiro a bateria do avião e vou colocar no triton para ele carregar novamente, a tensão da bateria esta em 11,5 volts antes de começar a dar carga. Isso que achei estranho.
É assim mesmo? Ou quando a bateria esta realmente acabando era para estar em 8,4 volts?

Quando mando o triton carregar novamente, ele joga uns 750 mAh nela.

Ta tudo correto e é coisa da minha cabeça ou não?

Valeu mais um vez!
JR X9303 2.4Ghz - Feel the difference! 8)
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Ou está muito desbalanceada ou uma celula foi pro saco.... :?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Abras
membro
Mensagens: 214
Registrado em: Qui Mar 03, 2005 10:30 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Abras »

Marco Antonio escreveu:Ou está muito desbalanceada ou uma celula foi pro saco.... :?


Primeira alternativa então. Fiquei com preguiça de balancear ela depois da confusão que tive, então pelo visto vou ter que fazer mesmo.

Quando ela estiver descarregada o correto seria ficar entre 9 volts né?
JR X9303 2.4Ghz - Feel the difference! 8)
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

O pack não pode ser visto como uma celula, mas como a união de células.. então vc tem que analizar célula por célula e verificar a tensão de carga(individual) e não de descarga... por isso se usa um balanceador... ele faz com que a célula praticamente pare de receber carga quando chega a 4,1 (no meu caso) e depois se desliga do pack quando todas as células chegam nesse patamar deixando o ciclo se completar..
Na descarga a tensão chega a esse nivel por um periodo extremamente curto, e depois o speed corta o motor fazendo a carga diminuir e a tensão aumentar.. então não da pra analizar por esse parametro.
No caso de uma célula estar muito ruim as vezes tem como salvar as vezes não.... só analizando.. e na mão :D
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Abras
membro
Mensagens: 214
Registrado em: Qui Mar 03, 2005 10:30 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Abras »

Marco Antonio escreveu:O pack não pode ser visto como uma celula, mas como a união de células.. então vc tem que analizar célula por célula e verificar a tensão de carga(individual) e não de descarga... por isso se usa um balanceador... ele faz com que a célula praticamente pare de receber carga quando chega a 4,1 (no meu caso) e depois se desliga do pack quando todas as células chegam nesse patamar deixando o ciclo se completar..
Na descarga a tensão chega a esse nivel por um periodo extremamente curto, e depois o speed corta o motor fazendo a carga diminuir e a tensão aumentar.. então não da pra analizar por esse parametro.
No caso de uma célula estar muito ruim as vezes tem como salvar as vezes não.... só analizando.. e na mão :D


Ok, vou ligar os fios nela, e carregar uma por uma até o maximo e torcer para que fiquem iguais.
Valeu mais uma vez pela ajuda. Não pensei que se uma celula estivesse desbalanceado ia dar tanto problema.
Vivendo e Aprendendo :wink:
JR X9303 2.4Ghz - Feel the difference! 8)
Responder