Fazendo um Speed Control

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
mamelungo
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Seg Mar 28, 2005 1:19 am
Localização: Guarulhos-SP

Fazendo um Speed Control

Mensagem por mamelungo »

Pessoal, sou iniciante na área de aeromodelismo, mas há algum tempo já utilizo microcontrolares para outros fins.
Como já fiz um PWM via microcontrolador para motores DC, estou pensando em fazer um para utilizar no aeromodelo em que estou idealizando o projeto.
O que eu gostaria de saber de vocês, é se podem me ajudar com informações de como o receptor de rádio envia as informações para os dispositivos que ele controla, para que eu possa saber como o microcontrolador deve responder aos estímulos recebidos. Um datasheet de um desses recptores já ajuda....

Outra coisa, tenho uma Overcraft com dois motores já com hélice, estou pensando sério em utilizá-los no modelo, mas gostaria de dicas de como avaliar se esse motor tem força suficiente para ser utilizável num aeromodelo...

Obrigado a todos, Abraço!!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Fazendo um Speed Control

Mensagem por alexcmag »

O sinal que vem do RX é um pulso entre 1ms e 2ms, sendo 1ms 0% e 2ms 100%.

Não pode ser linear, tem que ser exponencial. Assim, quando o comando for de 50%, para conseguir 50% da potência do motor é necessário PWM de 70% (raiz quadrada de 50%). Para isto uma tabelinha de-para resolve.

Recomendo fazer uma trava por software que não deixe dar potência enquanto não tiver ficado no mínimo 1s em 0%, isto evita acidentes de ligar a bateria com o acelerador pra cima e se machucar.

Use FET IRF3205 ou algum outro com no máximo 0,010R de Rds.

Use um diodo schotky em paralelo com o motor para absorver a FCEM (pulsos de tensão reversa do motor).

Use regulador de tensão low-drop (LM1117-5.0, por exemplo) para alimentar o circuito, e não esqueça do capacitore depois dele.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
mamelungo
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Seg Mar 28, 2005 1:19 am
Localização: Guarulhos-SP

Mensagem por mamelungo »

hummmm, então por isso que o servo vai ligado direto no receptor(vai né?!!?), pois servos são acionados com pulsos de 1 a 2 ms...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

mamelungo escreveu:hummmm, então por isso que o servo vai ligado direto no receptor(vai né?!!?), pois servos são acionados com pulsos de 1 a 2 ms...


Isto. Já que você gosta do assunto...

O transmissor codifica os sinais de cada canal como pulsos consecutivos, com uma pausa entre eles e uma pausa maior ao final da sequencia.

Assim num TX de 4 canais fica canal1, pausa, canal2, pausa, canal3, pausa, canal4, pausagrande.

Este sinal é colocado no módulo de RF do transmissor, o módulo de RF do receptor capta e passa para o decodificador do receptor.

O decodificador do receptor normalmente é um ci 4015, um sequencial bem bobo. Ele manda o primeiro pulso pra saída 1, o segundo pra saída 2, etc...

1ms é um extremo, 2ms é o outro extremo, e o centro é 1,5ms.

A placa de controle do servo lê este sinal e determina a posição em que o eixo deveria estar. Compara com a posição em que realmente está e movimenta o motor para um lado ou para o outro até igualar.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Mensagem por johnny2008 »

bom , para te ajudar , ai vai um projeto pronto ....é um esc de 20A ....porem é meio robusto , com algumas modificaçoes pode ser reduzido o tamanho e pesso ....até 15~18 gramas fica viaveu ....utiliza PIC ......
Anexos
esc3cct.gif
esc3cct.gif (9.79 KiB) Exibido 16820 vezes
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Mensagem por johnny2008 »

outra foto ...
Anexos
esc3_ovl.gif
esc3_ovl.gif (31.9 KiB) Exibido 16306 vezes
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Mensagem por johnny2008 »

e outra .....
Anexos
esc3.gif
esc3.gif (14.39 KiB) Exibido 11887 vezes
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Mensagem por johnny2008 »

utima foto ......o projeto pronto ....
Anexos
Cópia de tang_esc.jpg
Cópia de tang_esc.jpg (45.06 KiB) Exibido 16306 vezes
Avatar do usuário
Bruno____
membro
Mensagens: 1166
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 9:09 am
Localização: Anapolis GO

Mensagem por Bruno____ »

Muito massa...
Pirei neste ai...
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

quando for assim posta o HEX ou o fonte do programa do pic ... senão num vale de nada ...


posta assim .... o link completo

http://homepages.paradise.net.nz/bhabbott/esc.html
Responder