Fazendo um Speed Control

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
mamelungo
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Seg Mar 28, 2005 1:19 am
Localização: Guarulhos-SP

Fazendo um Speed Control

Mensagem por mamelungo »

Pessoal, sou iniciante na área de aeromodelismo, mas há algum tempo já utilizo microcontrolares para outros fins.
Como já fiz um PWM via microcontrolador para motores DC, estou pensando em fazer um para utilizar no aeromodelo em que estou idealizando o projeto.
O que eu gostaria de saber de vocês, é se podem me ajudar com informações de como o receptor de rádio envia as informações para os dispositivos que ele controla, para que eu possa saber como o microcontrolador deve responder aos estímulos recebidos. Um datasheet de um desses recptores já ajuda....

Outra coisa, tenho uma Overcraft com dois motores já com hélice, estou pensando sério em utilizá-los no modelo, mas gostaria de dicas de como avaliar se esse motor tem força suficiente para ser utilizável num aeromodelo...

Obrigado a todos, Abraço!!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Fazendo um Speed Control

Mensagem por alexcmag »

O sinal que vem do RX é um pulso entre 1ms e 2ms, sendo 1ms 0% e 2ms 100%.

Não pode ser linear, tem que ser exponencial. Assim, quando o comando for de 50%, para conseguir 50% da potência do motor é necessário PWM de 70% (raiz quadrada de 50%). Para isto uma tabelinha de-para resolve.

Recomendo fazer uma trava por software que não deixe dar potência enquanto não tiver ficado no mínimo 1s em 0%, isto evita acidentes de ligar a bateria com o acelerador pra cima e se machucar.

Use FET IRF3205 ou algum outro com no máximo 0,010R de Rds.