Projetando um hidroavião bimotor
- ricardo.felipelli
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Pelo que li, acho que a segunda opção do casco sugerido pelo Alex é melhor, estou pensando em ir nessa linha...
Rexix, também gostei muito do 215, pela "robustez" do bicho... agora as cores são um caso à parte...
Tenho 5 barcos, um off-shore, 1 hidro boat elétrico, e 3 túneis, tipo "f1",
acho que poderíamos discutir esse assunto usando como "base" esses cascos pois todos são para velocidade e eles "flutuam" sob a água quando estão acelerados, então se tivessem assas acho que decolar seria muiiittoo simples !!!
Rexix, também gostei muito do 215, pela "robustez" do bicho... agora as cores são um caso à parte...
Tenho 5 barcos, um off-shore, 1 hidro boat elétrico, e 3 túneis, tipo "f1",
acho que poderíamos discutir esse assunto usando como "base" esses cascos pois todos são para velocidade e eles "flutuam" sob a água quando estão acelerados, então se tivessem assas acho que decolar seria muiiittoo simples !!!
- gustabmo
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Cascos tem 2 principios de sustentacao: flutuacao ou planeio.
Flutuacao é o principio de Arquimedes de que um corpo imerso num liquido recebe um empuxo para cima igual ao peso da massa de liquido que ele desloca.
Planeio é... nao sei descrever tecnicamente o que é, mas é quando o casco está voando por cima da superficio da agua, como o efeito que faz uma pedra flutuar quando a gente joga ela bem rapido e rente 'a agua. No planeio a massa de liquido que é deslocada é muitissimo menor do que o empuxo pra cima recebido pelo corpo, da ordem de 10 ou 20 vezes menor (chute), e por isso o planeio gera muito menos arrasto.
Sao duas fases completamente distintas. Normalmente um casco que plana nao é um bom casco flutuador (por isso que lanchas rapidas, que planam, tem cascos totalmente diferentes de barcos a vela, que flutuam), só que pro casco comecar a planar ele antes tem que flutuar e o motor tem que fazer uma tremenda força pra levar o casco até a velocidade de planeio. Quando comeca a planar o arrasto diminui muito e a força que o motor precisa fazer pra manter aquela velocidade é muitissimo menor.
Quem anda de windsurf já sentiu esse efeito "na pele".
Resumindo: no caso do hidroaviao o problema é fazer o casco começar a planar, depois que planar o arrasto da agua fica muito pequeno e a força necesscária pra fazer decolar é da mesma ordem da força necessaria pra fazer decolar um aviao com rodas numa pista de asfalto.
Eu acho que o que tem que ser encontrado é um casco com caracteristica de ter uma boa fase de transicao da flutuacao pro planeio, ou seja: que com pouca força passe da flutuacao pro planeio. Se nao for um casco otimo de planeio, paciencia, o objetivo nao é ficar planando e sim decolar. Por isso mesmo acho que cascos de lancha nao sao adequados: eles sao cascos otimizados pra ter boa performance planando, e assumem que a fase de transicao flutuacao->planeio vai ser resolvida botando um motor bem forte empurrando.
Flutuacao é o principio de Arquimedes de que um corpo imerso num liquido recebe um empuxo para cima igual ao peso da massa de liquido que ele desloca.
Planeio é... nao sei descrever tecnicamente o que é, mas é quando o casco está voando por cima da superficio da agua, como o efeito que faz uma pedra flutuar quando a gente joga ela bem rapido e rente 'a agua. No planeio a massa de liquido que é deslocada é muitissimo menor do que o empuxo pra cima recebido pelo corpo, da ordem de 10 ou 20 vezes menor (chute), e por isso o planeio gera muito menos arrasto.
Sao duas fases completamente distintas. Normalmente um casco que plana nao é um bom casco flutuador (por isso que lanchas rapidas, que planam, tem cascos totalmente diferentes de barcos a vela, que flutuam), só que pro casco comecar a planar ele antes tem que flutuar e o motor tem que fazer uma tremenda força pra levar o casco até a velocidade de planeio. Quando comeca a planar o arrasto diminui muito e a força que o motor precisa fazer pra manter aquela velocidade é muitissimo menor.
Quem anda de windsurf já sentiu esse efeito "na pele".
Resumindo: no caso do hidroaviao o problema é fazer o casco começar a planar, depois que planar o arrasto da agua fica muito pequeno e a força necesscária pra fazer decolar é da mesma ordem da força necessaria pra fazer decolar um aviao com rodas numa pista de asfalto.
Eu acho que o que tem que ser encontrado é um casco com caracteristica de ter uma boa fase de transicao da flutuacao pro planeio, ou seja: que com pouca força passe da flutuacao pro planeio. Se nao for um casco otimo de planeio, paciencia, o objetivo nao é ficar planando e sim decolar. Por isso mesmo acho que cascos de lancha nao sao adequados: eles sao cascos otimizados pra ter boa performance planando, e assumem que a fase de transicao flutuacao->planeio vai ser resolvida botando um motor bem forte empurrando.
Gustavo - São Paulo/SP
- gustabmo
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Eu tambem gosto da 2a opcao das figuras postadas pelo Alex: casco em V com faces concavas.
Cascos de windsurf tem o mesmo problema da fase de transicao pois nao dá pra contar com um motorzao empurrando, tem que contar apenas com a força do vento na vela. E já vi varios cascos de pranchas de windsurf com fundo em V curvo, mas com o angulo beeeem aberto proximo de 180 graus. (se bem que as pranchas hoje em dia sao mais pra quadradonas como a figura 3 do Regis)
Curiosidade: windsurf é o unico barco movido a vela que plana (exceto alguma coisa experimental que exista por aí), todos os outros flutuam.
Cascos de windsurf tem o mesmo problema da fase de transicao pois nao dá pra contar com um motorzao empurrando, tem que contar apenas com a força do vento na vela. E já vi varios cascos de pranchas de windsurf com fundo em V curvo, mas com o angulo beeeem aberto proximo de 180 graus. (se bem que as pranchas hoje em dia sao mais pra quadradonas como a figura 3 do Regis)
Curiosidade: windsurf é o unico barco movido a vela que plana (exceto alguma coisa experimental que exista por aí), todos os outros flutuam.
Gustavo - São Paulo/SP
- alexcmag
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To pensando em fazer este teste na piscina quinta-feira... Pego um par de motores 400BR, um pack de baterias, um bloco de isopor, uma lata de lixo, um estilete e fico testando alternativas de casco até planar legal...
Talvez seja mais prático fazer um modelo escala 70% com 50% do peso e usar apenas um motor nos testes...
Para não ficar batendo nas bordas posso fazer um NCNC (navegação circular não comandada...)
Talvez seja mais prático fazer um modelo escala 70% com 50% do peso e usar apenas um motor nos testes...
Para não ficar batendo nas bordas posso fazer um NCNC (navegação circular não comandada...)
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
- Marco Antonio
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- ricardo.felipelli
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- alexcmag
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Marco Antonio escreveu:porque vocês não fazem um catalina com dois 400 BR que consome menos??É mais bonito e tem planta
Ué... Mas a idéia é usar dois 400BR mesmo...
O Catalina está fora dos meus planos porque a asa vai em um pod, o que não é muito compatível com minhas técnicas de construção e pouso... O Canadair é mais parrudo e quadradão.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
- gustabmo
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Batendo na mesma tecla: posicao do "degrau" de descolamento do casco
Tanto o Canadair CL-415 quanto o Catalina tem o "degrau" de descolamento do casco da agua bem pra tras do CG sendo que no caso do Catalina é lááááá pra tras.
Tanto o Canadair CL-415 quanto o Catalina tem o "degrau" de descolamento do casco da agua bem pra tras do CG sendo que no caso do Catalina é lááááá pra tras.
Gustavo - São Paulo/SP
- Alemão
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E aí pessoal, tudo bem ???
Dêem uma olhada em :
http://www.seacommander.com/
Espero que ajude em alguma coisa.
Já tive um modelo (J3 glow) com flutuadores, e era o maximo...
Só dava um pouco de trabalho pra decolar com agua lisa.
Precisava dar umas voltas "taxiando" para deixar a agua agitada, e aí sim poder decolar...
O degrau estava praticamente debaixo do C.G.
Abraços
Fabio
Dêem uma olhada em :
http://www.seacommander.com/
Espero que ajude em alguma coisa.
Já tive um modelo (J3 glow) com flutuadores, e era o maximo...
Só dava um pouco de trabalho pra decolar com agua lisa.
Precisava dar umas voltas "taxiando" para deixar a agua agitada, e aí sim poder decolar...
O degrau estava praticamente debaixo do C.G.
Abraços
Fabio
Inventar um avião não é nada - Construir um avião é alguma coisa - Voar este avião é tudo !
- Cesar-SP
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E ai pessoal,experiencia de quem ja fabricou lanchas full escale
V profundo na proa com 80 ou 85 graus e de 15 a 20 na popa ,e o segredo para o casco decolar ,se tiver degraus no casco decola mais facil.acho que daria pra fazer o casco em tiras de deprom pra formar os degraus.
abs
V profundo na proa com 80 ou 85 graus e de 15 a 20 na popa ,e o segredo para o casco decolar ,se tiver degraus no casco decola mais facil.acho que daria pra fazer o casco em tiras de deprom pra formar os degraus.
abs
warp drive Sr Sulo