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Enviado: Qua Abr 20, 2005 10:29 am
por jonyweb
Parabens Alexcmag !!!

Muito legal mesmo !! :wink:

Enviado: Qua Abr 20, 2005 10:33 am
por Sergio Massara
Bacana a iniciativa Alex, parabéns.

Você que está manjando poderia fazer um artigo simples explicando ao pessoal que nao entende nada de aerodinamica, como eu =], coisas com Cl, polar, carga alar, etc...

Isso se sobrar tempo, claro.

No programa seria legal um botao ou mesmo o calculo automatico da velocidade prevista do aviao. Com a rotacao do motor com helice e mais a rotacao sem helice (que o usuario entraria) deve ser possivel uma aproximação né ?

Enviado: Qua Abr 20, 2005 10:42 am
por gustabmo
Sergio Massara escreveu:Você que está manjando poderia fazer um artigo simples explicando ao pessoal que nao entende nada de aerodinamica, como eu =], coisas com Cl, polar, carga alar, etc...

http://covl.com.br/txt_curvas_polares.asp

Enviado: Qua Abr 20, 2005 10:53 am
por Lucas
Muito bom Alex !!!

Parabéns !!!!

O legal é que vc está usando o Xfoil pra calcular as polares.. não há como sair errado ! O Profili também calcula as polares a partir do Xfoil.

Muito legal mesmo parabéns..

Pra quem manja de Inglês e quiser se aventurar na Aerodinâmica indico os seguintes livros:

Martin Simons, Model Aircraft Aerodynamics. - Esse para mim é a bíblia da Aerodinâmica. é muito bom.

http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/de ... s&n=507846


Andy Lennon, THE BASICS OF R/C MODEL AIRCRAFT DESIGN, Esse é baseado no de cima, porém com uma linguagem mais simples.

http://www.livrariacultura.com.br/scrip ... 8747151953


Tenho também alguns outros.. mas considero estes dois os mais importantes.

Se alguém tiver mais alguma dica de livros é só mandar !

Aeroabraços,

Lucas

Enviado: Qua Abr 20, 2005 11:36 am
por alexcmag
Cristiano Kaufmann escreveu:Desculpe a ignorância, mas o que é POLAR?
E, fazendo asas com perfil undercâmber, muda alguma coisa?

Obrigado.


As "polares" neste caso são as curvas de coeficiente de sustentação, coeficiente de arrasto e coeficiente de momento de acordo com o ângulo de ataque da asa.

Quanto maior o ângulo de ataque (isto é, quanto mais a asa estiver apontando para cima) mais haverá sustentação e mais haverá arrasto também.

Até que chega um ângulo em que a sustentação cai abruptamente e o arrasto aumenta estupidamente, fazendo o avião cair. Este é o ângulo de stall, e a velocidade em que isto acontece para um certo avião é a velocidade de stall.

O nome polar é porque gráficos cujo eixo é o ângulo normalmente são chamados de polares, mas este tá mais pra um XY do que pra polar mesmo, já que o ângulo é representado no eixo das abcissas em vez de ângulo.

Cada perfil tem coeficientes diferentes, por isto em perfil undercamber são diferentes da maioria dos que estão no gráfico. Normalmente eles dão bem mais sustentação e bem mais arrasto no mesmo ângulo de ataque. Vou tentar pegar alguns para testar.

Enviado: Qua Abr 20, 2005 11:53 am
por alexcmag
Sergio Massara escreveu:Bacana a iniciativa Alex, parabéns.

Você que está manjando poderia fazer um artigo simples explicando ao pessoal que nao entende nada de aerodinamica, como eu =], coisas com Cl, polar, carga alar, etc...

Isso se sobrar tempo, claro.

No programa seria legal um botao ou mesmo o calculo automatico da velocidade prevista do aviao. Com a rotacao do motor com helice e mais a rotacao sem helice (que o usuario entraria) deve ser possivel uma aproximação né ?


Obrigado, comecei a ter esta idéia depois do PCtaco.

Vou tentar arranjar um tempo para fazer um artigo de aerodinâmica para leigos.

As velocidades que coloquei são as que dependem exclusivamente da asa, como stall, melhor planeio e segura. Considerei como segura no mínimo 20% ou 3m/s maior que a de stall (o que for maior), o suficiente para não estolar se fizer uma curva fechada ou se pegar um ventinho de cauda. Coloquei um aviso caso pitch-speed seja menor que esta velocidade, o que mesmo com muito empuxo tornaria o vôo crítico demais. Isto é o suficiente para escolher um motor e hélice para que um modelo voe bem.

Para descobrir a velocidade máxima complica bem a história, porque precisaria no mínimo do coeficiente de penetração e área frontal da fuselagem, arrasto causado pelo vórtice de ponta de asa, arrasto da empenagem, rodas, antena, horns e qualquer outra coisa que esteja em contato com o ar. É muito difícil obter estes dados...

Tem um site que gosto muito, http://www.bestcarswebsite.com.br, que às vezes mostra estes cálculos para carros preparados, escolhendo a melhor relação de marchas, diferencial e preparação de motor para obter uma certa velocidade e aceleração, quando vi a primeira vez os gráficos gerados fiquei pensando em como fazer isto para modelos, mas no caso deles área frontal e coeficiente de arrasto são fornecidos pelo fabricante...

Enviado: Qua Abr 20, 2005 12:55 pm
por Julio Cesar
Muito bem Alex.

Valeu pela iniciativa e por disponibilizar as fontes.

Enviado: Qua Abr 20, 2005 2:21 pm
por gustabmo
alexcmag escreveu:Vou tentar arranjar um tempo para fazer um artigo de aerodinâmica para leigos.

Nao sei se voces ignoraram solenemente ou se meu post passou desapercebido :? , mas esse site aqui é muito didatico pra explicar o que sao as curvas polares de planeio:
http://covl.com.br/txt_curvas_polares.asp

Enviado: Qua Abr 20, 2005 2:36 pm
por Sergio Massara
Alex, Gustavo e Lucas, valeu pelas dicas.

Esse texto q vc indicou Gustavo é bem didatico mesmo.

No site do cara do JavaProp/Foil também tem bastante coisa boa. http://www.mh-aerotools.de/airfoils/index.htm

Enviado: Qua Abr 20, 2005 2:57 pm
por alexcmag
gustabmo escreveu:
alexcmag escreveu:Vou tentar arranjar um tempo para fazer um artigo de aerodinâmica para leigos.

Nao sei se voces ignoraram solenemente ou se meu post passou desapercebido :? , mas esse site aqui é muito didatico pra explicar o que sao as curvas polares de planeio:
http://covl.com.br/txt_curvas_polares.asp


Não foi ignorado nem respercebido, é que tinha um monte de comentários e fui respondendo na seqüência.

Já li este site, e o do Martin Hepperle também.

O que pretendo escrever é uma abordagem bem feijão com arroz voltada ao uso prático na construção de modelos, para evitar bobeiras como o Piper que fiz que tinha um baita empuxo mas o motor não conseguia fazê-lo passar da velocidade de stall, aprender a escolher hélices de acordo com o modelo, etc.

No nosso caso dos eletriquinhos o que mais importa é a velocidade de stall e uma velocidade segura para o modelo, e garantir que o motor permita que ele alcance esta velocidade. No programinha também calculo a velocidade de melhor planeio, que pode ajudar em alguns casos mas não é o foco, já que não temos velocímetro no modelo :D