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Enviado: Qui Jan 15, 2015 11:35 pm
por lucioneto
Perfeito Laércio...

Nos polos, tenho as seguintes opções no speed:
1º - for 2-4 pole inrunner motors
7º for 6-8 pole motors
15º for 10/14 pole outrunner motors
30º for 10/14 pole high rpm outrunner motors

Suponho que devo optar pela 3a. opção (15º....) por se tratar (suponho) de motor de baixo kv (650). Caso esteja enganado, gostaria de saber, partir de quantos kv seria determinada a 4ª opção (30º... alto kv)??

Aproveitando o ensejo, saberia me dizer o porquê dessa numeração (1º,7º etc...) seria "primeiro" ou "um grau", "décimo quinto" ou "quinze graus"? e porque a segunda opção nao é "2" mas sim "7" e assim sucessivamente??

Quanto ao PWM, o speed tem 8k (low rpm e low pole e 16k (for most outrunner motors).

Neste caso, pelo fato da opção 8k abranger motores com número baixo de pólos, 12 polos nao é um número tão baixo assim... ou estou enganado?

Qual seria então, o divisor entre poucos e muitos pólos?

Peço perdão se, no cume da minha ignorância, eu tenha dito alguma bobagem.

Mais uma vez agradeço pela cortesia e elevada grandeza de espírito daqueles que, com toda sua boa vontade e paciência, despendem de seu valioso tempo para ajudar o próximo, seja num fórum de internet ou na vida real.

Enviado: Sex Jan 16, 2015 12:01 pm
por LaercioLMB
A primeira opção de 15°, não importa o kv do motor e sim quantos polos ele tem, lógico que se for um motor de alto kv como um de 4000, é a opção de 30° como diz o manual.
A segunda opção sim é em relação ao kv do motor.
O padrão do ESC é 8 Khz para a maioria dos motores, só não sei informar corretamente se é a partir de 3000 kv ou 3500 kv que é aconselhado mudar o PWM para 16 KHz, mas uma coisa é certa, motores acima de 4000 kv o PWM tem que ser mudado para 16 KHz.
Sei que o Granato é um que poderá te dar detalhadamente isso tudo, pois seu o fizer, posso cometer algum engano e passar informação errada.
Acho que o Alexmag também poderia te dar tal informação mais completa.

Enviado: Sex Jan 16, 2015 12:45 pm
por lucioneto
Beleza Laércio. Mas vc já ajudou muito. Muito obrigado!

pregunto como ligar Esc, Rx, motor, Bec...

Enviado: Sáb Jun 06, 2015 12:07 am
por theolier
boa noite Galera, os modelos elétricos som novos para min ainda, eu estou terminado um planador com motor, e como o lugar e muito limitado para somente colocar a bateria ,receptor, fiação, ESC etc. Fiz uma conexão adicionando uma chave liga-desliga (marca JR original) entre a saída do ESC e canal 1 do receptor (acelerador). teste e funciona na bancada, mais me falaram que es perigoso pela alimentação dos servos (6).

Esta conexão es valida; tenho algum perigo?
Favor me orientem
Agradeço
Guillermo Theolier
Brasilia

Re: Dica: como ligar Esc, Rx, motor, Bec...

Enviado: Sáb Jun 06, 2015 10:12 am
por LaercioLMB
É devido ao alto consumo dos servos.
Pode não parecer, mas essas chavinhas não suportam mais de 1,5A e só dois servos já consomem isso se forem os xing ling.
Pense bem, 750 mA cada servo, 3 servos são 750 X 3 = 2250.
Se usar dois servos nos ailerons, serão mais 750 mA, indo para 3000 mA de corrente drenada pela chavinha que dificilmente irá suportar 1,5A, isso sem contar o receptor que também consome, pouco, mas consome.
Se chaves elétricas fossem boas nos elétricos, todos teriam uma.
Dá para colocar uma que suporte essa corrente toda?
Dá, mas são pesadas demais para isso e por esse motivo é que são inviáveis de colocar.

Ahhh, mas nos antigos tinha essa chave?

É, mas nos antigos os servos eram de qualidade de de marca renomada e que em sua maioria não consumiam mais de 400 mA e como era 3 servos sob esforço, daria 1200 mA de corrente drenada máxima e o do acelerador que não fazia quase esforço e que era menos usado em relação aos demais, o consumo ainda era muito baixo. Isso tudo sem mencionar que a chave deles é de boa qualidade, não pode ser comparada a uma chavinha comum tipo H H, por isso são mais caras, não somente pela marca, mas pela capacidade de corrente que elas suportam.
Eram servos que era dimensionados para trabalhar dentro de seus limites e por isso, o consumo era ainda menor, o contrário de hoje que a maioria quer usar servinhos de 9g para não fazer peso no modelo e que se dane o torque exigido para eles moverem os comandos, o que os faz consumirem muitas vezes acima do próprio limite o que faz tantos servinhos de 9g darem problemas.

Re: Dica: como ligar Esc, Rx, motor, Bec...

Enviado: Ter Jul 25, 2017 8:09 pm
por Guilherme Hautz
Boa noite pessoal, sou completamente leigo com parte elétrica! estou começando a mexer agora com aeromodelo elétrico.
Gostaria de saber se posso ligar esta bateria ( http://www.ebay.com/itm/VOK-Lipo-RC-Bat ... 2749.l2649 ) NESTE RECEPTOR ( http://www.ebay.com/itm/FlySky-FS-iA6-2 ... 2749.l2649 )
O restante da minha eletronica é esta:
http://www.ebay.com/itm/A2212-1400KV-Br ... SwT-FZAtjF

http://www.ebay.com/itm/HW30A-Brushless ... SwJq1ZZfQN

http://www.ebay.com/itm/New-9G-SG90-Mic ... Swuq9ZZcW8

Desde já, obrigado!! Um abraço

Re: Dica: como ligar Esc, Rx, motor, Bec...

Enviado: Qua Jul 26, 2017 12:10 am
por LaercioLMB
Direto não é bom, mas o que irá alimentar o receptor é o BEC interno do ESc e não a bateria diretamente, portanto, pode.
Agora, tem que ver se essa bateria atende o que necessita com o motor e hélice escolhido.

Re: Dica: como ligar Esc, Rx, motor, Bec...

Enviado: Qui Jul 27, 2017 11:43 am
por Guilherme Hautz
Entendi, quer dizer que não devo ligar o fio da bateria direto no receptor? ligo a bateria no esc e o esc no receptor? quanto o restante, já pesquisei e é tudo compatível, obrigado!

Re: Dica: como ligar Esc, Rx, motor, Bec...

Enviado: Qui Jul 27, 2017 12:02 pm
por LaercioLMB
Existem receptores hoje que trabalham com tensões até 9V, mas esse pelo que vi, trabalha entre 4V e 6V e uma bateria que você escolheu, trabalha com 7,4V e com carga máxima chega a quase 9V o que estaria bem acima da tensão máxima do receptor.
Você tem que ler mais atentamente as especificações dos equipamentos e teria essa dúvida já sanada antes mesmo dela existir.

Re: Dica: como ligar Esc, Rx, motor, Bec...

Enviado: Qui Jul 27, 2017 1:15 pm
por Abib
Lembrando que não é por que o receptor trabalha até 9v que todos seus periféricos também trabalharão... todos os pinos +/- do servo e bateria são ligados em paralelo..

Se o servo também não for feito para trabalhar com a tensão da bateria, vai queimar..