Boeing 737 EDF – Aprendendo a pousar com vento cruzado

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F
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Mensagem por F »

Que pena, ainda bem que os danos foram pouco.
Faz os reparos rapidinho e decola de volta.
Abraço.
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DEVAL
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Mensagem por DEVAL »

Fabio, assisti o vídeo, ficou legal, muito boa a construção !
Trabalho muito com isopor maciço e gostei muito da sua técnica de abrir o "Ovo de Páscoa". Vou utilizá-la em alguns modelos meus.
Vc é do meu time, que gosta de reciclar os materiais.
Muito bom.

Abs
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fabiofleal
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Mensagem por fabiofleal »

É. O ideal neste tipo de modelo, é ter um comando exponencial p/ mover todo o estabilizador, como nos kits da EDFmodel.com e nos aviões comerciais reais.

Por que usar isto em modelos tão pequenos, se não há tanto problema com altas velocidades ? Porque o CG deles precisa ficar adiantado e, em baixas velocidades, o profundor quase não tem efeito. Fora o nervosismo do piloto...
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fabiofleal
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Lenhou, tá novo.

Mensagem por fabiofleal »

Meu 737 acabou virando um outro avião-laboratório, assim como o Boerinho e o Cherokee, que játestaram vários AoA's diferentes e cobinções de motor e hélice.

Quem esteve sábado no kartódromo viu a lenha em escala dele, que pode ter reproduzido o trágico acidente do finado PR-GTD: Ele entrou em parafuso a grande altitude e foi impossível recuperar. Exatamente como os piores acidentes descritos no site dos pilotos do 737 (www.b737.org.uk).

P/ encurtar a história, perdi uma EDF64 da GWS na porrada. O resto do avião... não teve praticamente nada. O reparo levou, aqui em casa, 7 minutos: Tempo p/ instalar outra EDF64 na nacele que ficou vazia, passar fita sob a parte da asa que empenou, colar a EDF e o suporte do motor (cola de contato, sempre, p/ que nasceu sem paciência) e inspecionar tudo.

Hoje, fazendo um teste com o CG mais atrás, teve q ter um pouso forçado. depois, um vôo normal, e outro com falta de potencia (bateria já fraca p/ as rajadas da hora, mais um pouco de interferencia - tão forte que nem o velho Berg escapou). Depois disso tudo, o saldo: 2 suportes partidos e um par de rodas desencaixado do trem principal: O que fazer p/ voltar a voar ? Cola de contato nos suportes (1,5min) e superbnder p/ firmar o encaixe das rodas no trem de pouso 15 segundos).

Moral da história: Lenhou, tá novo.
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
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fabiofleal
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New wings

Mensagem por fabiofleal »

Pois é, povo.
O bicho voou mesmo com as asas feitas "a facão", que nada mais eram que um prototipo p/ testar os conselhos dos mestres Bruno Zimmerman e Ian Monthy.

De fato, reduziram a velocidade de stall em relação às primeiras asas.

Pore´m, quando remotorizei este aero de EDF50 BH (handlaunch) p/ EDF64 (Vôo normal), o peso, q havia sltado de 370 p/ 790g, exigiu algo bem mais eficiente p/ não sobrecarregar as 64. isso passou a me preocupar ainda mais depois que o Chen, da GWS me mandou um e-mail alertando p/ não voar o tempo todo a 100%.

Assim, o cenário de vôo aqui (vento, rajadas, pista curta a depender da direção, interferencia e relação peso/ empuxo) exigia uma asa com mais "penetração" no ar e um perfil de maior sustentação.

Quem viu o topico do "Lerdo 1.0" do Wildcat e viu o vôo dele nem precisa me perguntar porque escolhi o perfil que ele havia adotado. Portanto, Marcelão, boa parte do crédito é sua, meu velho!

Á 1ª vista, me pareceu um perfil que dava mais lift q arrasto em baixa velocidade. Era tudo q eu precisava.
Como precisava controlar a tendencia de stall de ponta, fiz um calculo hipotetico universal teoricamente estimado (vulo chute) de que 1,5º de washout ficaria legal.
Cortei com o metsre Xor um asão de 20dm2. Acabou aumentando o peso final em 10g, mas como a área tb aumentou, a carga alara baixou p/ 40g/dm2. Foi o suficiente p/ ele não flutuar no pouso, como meu Piper cub.

RESULTADO: Precisa agora de bem menos pista p/ decolar e, como dobrei a área do profundor, tb ficou muito mais fácil de pilotar.

Abaixo, mais um video. A vantagem de pousar com o modelo "vindo" p/ vc é justamente saber se, ao finla da pista, ele já desacelerou o suficiente p/ poder taxiar. Como não fiz isso, aconteceram as barbeiragens vistas neste video, à direita da tela:
http://www.aerosalvador.com.br/

Abraços a todos.
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
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RODRIGOrio
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Mensagem por RODRIGOrio »

muito show seu Boeing 737 !!! parabéns
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DEVAL
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Re: New wings

Mensagem por DEVAL »

[quote:f237d86c9f="fabiofleal"]Pois é, povo.
O bicho voou mesmo com as asas feitas "a facão", que nada mais eram que um prototipo p/ testar os conselhos dos mestres Bruno Zimmerman e Ian Monthy.

De fato, reduziram a velocidade de stall em relação às primeiras asas.

Pore´m, quando remotorizei este aero de EDF50 BH (handlaunch) p/ EDF64 (Vôo normal), o peso, q havia sltado de 370 p/ 790g, exigiu algo bem mais eficiente p/ não sobrecarregar as 64. isso passou a me preocupar ainda mais depois que o Chen, da GWS me mandou um e-mail alertando p/ não voar o tempo todo a 100%.

Assim, o cenário de vôo aqui (vento, rajadas, pista curta a depender da direção, interferencia e relação peso/ empuxo) exigia uma asa com mais "penetração" no ar e um perfil de maior sustentação.

Quem viu o topico do "Lerdo 1.0" do Wildcat e viu o vôo dele nem precisa me perguntar porque escolhi o perfil que ele havia adotado. Portanto, Marcelão, boa parte do crédito é sua, meu velho!

Á 1ª vista, me pareceu um perfil que dava mais lift q arrasto em baixa velocidade. Era tudo q eu precisava.
Como precisava controlar a tendencia de stall de ponta, fiz um calculo hipotetico universal teoricamente estimado (vulo chute) de que 1,5º de washout ficaria legal.
Cortei com o metsre Xor um asão de 20dm2. Acabou aumentando o peso final em 10g, mas como a área tb aumentou, a carga alara baixou p/ 40g/dm2. Foi o suficiente p/ ele não flutuar no pouso, como meu Piper cub.

RESULTADO: Precisa agora de bem menos pista p/ decolar e, como dobrei a área do profundor, tb ficou muito mais fácil de pilotar.

Abaixo, mais um video. A vantagem de pousar com o modelo "vindo" p/ vc é justamente saber se, ao finla da pista, ele já desacelerou o suficiente p/ poder taxiar. Como não fiz isso, aconteceram as barbeiragens vistas neste video, à direita da tela:
http://www.aerosalvador.com.br/

Abraços a todos.[/quote:f237d86c9f]

Fábio tá muito bom o teu aero.
Gostaria de saber como vc fez o "Washout" da asa, e será que dá para aplicá-lo na asa do Spitfire ?

Abs
Tente, Invente, Faça um Aero Diferente !!!
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fabiofleal
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...

Mensagem por fabiofleal »

Deval,
Gostei da sua assinatura. Entrei nos elétricos justamente por eles possibilitarem fazer aeros diferentes, como este meu.

Respondendo sua pergunta, realmente fiquei devendo fotos do corte da asa. Mas é bem fácil: Vc sempre liga as extremidades dos bordos de ataque e fuga do perfil por linhas nas laterais, como na figura abaixo.

P/ fazer o washout, basta inclinar o bordo de fuga da ponta da asa um pouquinho p/ cima. Eu usei 1,5º e ficou legal, p/ esta asa.
Anexos
bloco_e_perfil_174.jpg
bloco_e_perfil_174.jpg (23.1 KiB) Exibido 2855 vezes
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Emilio
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Mensagem por Emilio »

putz ai sim heim!

cara ficou realmente show de bola inacreditável.


me diz uma coisa, vc copiou no zóio como se tivesse tirando uma música de ouvido?

TEM DE SER ARTISTA!
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fabiofleal
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Mensagem por fabiofleal »

Na verdade, eu sempre faço meus aeros a partir das 3 vistas. Veja lá o início do tópico q dá p/ entender legal. Sai rápido e fácil. O difícil neste tipo é encontar a motorização certa.
Responder