Cortadores de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
Paulohs
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Sáb Fev 05, 2011 8:12 pm
Localização: Porto Ferreira - SP

Mensagem por Paulohs »

Hoje tentei mais uma vez e fiz os seguintes testes:

Primeiro desconectei o Pino 1 da ponte com os dois resistores e obtive as seguintes tensões:

No pino 1 = 2,45V
Na ponte 2k7 + 12k = 2,15V

Depois voltei a isolar o pino 1 sob a placa sem soldar o fio vindo da ponte sobre pino 1 e a fonte não ligou.

É essa a situação que tenho aqui, quer dizer, o que deu para entender é que se isolar o pino 1, cortando a trilha, a fonte não liga, muito menos quando se solda o fio vindo da ponte diretamente no pino 1.

Obs.: Os resistores estão soldados nos locais corretos.
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Olha essa história de cortador de isopor já está me causando muito stress.
O barato sai caro viu.

Fiz o cortador do tutorial aqui do evoo e sou a favor de tirar do site esse tutorial, é muito perigoso e raramente funciona.

Vou partir para o modo correto agora, vou mandar fazer um transformador somente para o arco de corte, não quero usar fonte de PC nem ligar direto na tomada.
Li que o transformador precisa ser de 24V e 12A outros dizem que 5A já basta, então pergunto com qual especificação eu mando fazer o trafo?
Vou usar um arco de 1m, fio nicr AWG28 ou fio aço inox 0,4mm, dimmer tenho dois um de 800w e ouro de 150w. isopor P2 ou P3.

Outra coisa é qual a função do capacitor da figura abaixo e se é necessário te-lo.
[img:280dc23f08]http://i88.servimg.com/u/f88/13/78/83/19/cortad10.jpg[/img:280dc23f08]
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14900
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Paulo, desculpe a demora, ontem fiquei na rua o dia todo...
O tutorial ensina a aterrar um dos pinos em caso de desarme da fonte, só que isso inabilita a proteção contra curtos. Se tomar cuidado no uso, pode aterrar o pino indicado.
Avatar do usuário
Paulohs
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Sáb Fev 05, 2011 8:12 pm
Localização: Porto Ferreira - SP

Mensagem por Paulohs »

Cláudio, não há de que se desculpar!

Realmente, o tutorial faz menção ao que você disse, conforme o texto abaixo:

[quote:89b1ef8f64]Ainda que nossa fonte regule corretamente a saída, é possível que desarme ou funcione de maneira errática ao drenarmos determinada corrente.

Isto pode acontecer porque na placa há alguns comparadores de janela que monitoram as tensões e inibem o funcionamento do regulador se qualquer uma delas sobe ou baixa além dos parâmetros determinados pelo fabricante.

A saída desses comparadores atua no pino 4 do integrado. No caso de ocorrer essa situação,[b:89b1ef8f64] devemos verificar se as tensões alcançadas pelas linhas de +3, +5, -5 e –12 V[/b:89b1ef8f64]. Se nenhuma delas é potencialmente perigosa para os capacitores eletrolíticos (cuja tensão de trabalho geralmente é bastante “justa”), poderíamos cortar a trilha que leva ao pino 4 e conecta-lo ao terra. Se a tensão de alguma(s) das linhas se aproxima de valores perigosos, devemos eliminar os respectivos capacitores. Este procedimento requer uma boa dose de conhecimento de causa, e não é indicado para principiantes. [/quote:89b1ef8f64]

só não entendi direito o que ele quis dizer com relação às tensões das linhas em negrito no texto. As tensões devem estar nesse patamar, não podendo ultrapassar esses valores?

O terra da fonte é aquele fio que fica parafusado na placa junto à carcaça?
Avatar do usuário
Paulohs
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Sáb Fev 05, 2011 8:12 pm
Localização: Porto Ferreira - SP

Mensagem por Paulohs »

Estava dando uma olhada neste post [url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=88815[/url], no qual o colega Rafael também faz a modificação numa fonte de pc. Fiz exatamente como ele fez, inclusive com relação ao corte da trilha, mas essa minha não tá querendo colaborar não.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14900
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

O "terra" é o pólo negativo da fonte, que também fica conectado ao terra da rede elétrica. O destaque em negrito avisa que você tme de tomar cuidado com as tensões de trabalho dos capacitores das demais linhas, pois se a tensão da fonte subir demais eles vão explodir. Se trocar os capacitores por outros de tensão mais alta fica tudo em paz... Nas fontes modificadas que eu vendia para o pessoal, eu trocava TODOS os capacitores por outros de tensão de trabalho entre 25 e 50V, dependendo da linha onde ficavam ligados.
Avatar do usuário
Paulohs
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Sáb Fev 05, 2011 8:12 pm
Localização: Porto Ferreira - SP

Mensagem por Paulohs »

Cláudio, deu certo!!

Graças à sua boa vontade e inquestionável ajuda, seguindo suas dicas consegui chegar à tensão de 13V.

Fiz o aterramento do pino 4, a trilha que chega ao pino 1 já estava cortada, então voltei a soldar no pino 1 o fio que faz a ligação ao ponto médio (resistores 2k7 + 12k) e nessa nova tentativa a fonte funcionou.

Abaixo posto as fotos:

[img:bb38df0fbd]https://lh6.googleusercontent.com/-vLwwSG-mcgQ/Teg5C-6upzI/AAAAAAAAAOY/IHIWEhEoDJs/02-06-11_2241.jpg[/img:bb38df0fbd]

1 - Tensão na linha -12V.

[img:bb38df0fbd]https://lh6.googleusercontent.com/-GeICr5lldDc/Teg5C9QiQCI/AAAAAAAAAOc/HxGVWqu_vxc/02-06-11_2242.jpg[/img:bb38df0fbd]

2 - Tensão na linha 3V.

[img:bb38df0fbd]https://lh4.googleusercontent.com/-h6H-4Y68e8A/Teg5C2HILvI/AAAAAAAAAOg/2nmn5vjkAv8/02-06-11_2243.jpg[/img:bb38df0fbd]

3 - Tensão na linha 5V.

[img:bb38df0fbd]https://lh5.googleusercontent.com/-hhzr8i0xDv4/Teg5EP10rHI/AAAAAAAAAOo/VbAuphUorJw/02-06-11_2244.jpg[/img:bb38df0fbd]

4 - Tensão na linha 12V.

[img:bb38df0fbd]https://lh6.googleusercontent.com/-GZrn76p395k/Teg5D19mtfI/AAAAAAAAAOk/k4FClEaEaiU/02-06-11_2245.jpg[/img:bb38df0fbd]

5 - Visão geral.

Cláudio, aproveitei as dicas que você deu ao colega Rafael neste tópico: [url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=88815&postdays=&postorder=asc&start=25[/url], e fiz o isolamento da placa com relação à carcaça.



Conforme o que você mencionou no referido tópico :

[quote:bb38df0fbd]Um ultimo deltalhe, se você tiver paciencia de abrir sua fonte de novo (não deu tempo de avisar antes de fechar):
O "terra" do circuito, juntamente com o pólo negativo comum da fonte está ligado eletricamente à carcaça, e assim, se alguma parte "viva" do seu circuito externo (terminal positivo da bateria em carga, por exemplo... credo.....) tocar a carcaça da fonte é curto na certa. Da mesma forma, existem dois minusculos capacitores cerâmicos (aqueles que parecem lentilhas) ligados entre a rede de entrada e a carcaça da fonte, fazendo com que se tome um "choquinho" leve mas desagradável ao se tocar na carcaça da fonte. retire a placa e examine os cantos dela, onde fica parafusada na carcaça. dê uma raspada no metal ao redor dos furos, deixando uma área limpa de metal de cerca de 1 mm ao redor dos furos, e remova os dois capacitores cerêmicos que ficam ligados à trilha que envolve um desses furos (estarão lá do lado da entrada do cabo de força).
Isto feito, coloque pequenas arruelas isolantes ou mesmo pequenos pedaços de plástico rígido como isolação entre a placa e a carcaça, nos pontos de fixação.
[/quote:bb38df0fbd]

retirei os dois capacitores cerâmicos próximos à alimentação da fonte, não sei se é o procedimento correto no meu caso, caso não seja, por favor, me corrija.

Uma última dúvida que me perturba é com relação à substituição dos capacitores mencionados na mensagem anterior,

[quote:bb38df0fbd]Ainda que nossa fonte regule corretamente a saída, é possível que desarme ou funcione de maneira errática ao drenarmos determinada corrente.

Isto pode acontecer porque na placa há alguns comparadores de janela que monitoram as tensões e inibem o funcionamento do regulador se qualquer uma delas sobe ou baixa além dos parâmetros determinados pelo fabricante.

A saída desses comparadores atua no pino 4 do integrado. No caso de ocorrer essa situação, devemos verificar se as tensões alcançadas pelas linhas de +3, +5, -5 e –12 V. Se nenhuma delas é potencialmente perigosa para os capacitores eletrolíticos (cuja tensão de trabalho geralmente é bastante “justa”), poderíamos cortar a trilha que leva ao pino 4 e conecta-lo ao terra. Se a tensão de alguma(s) das linhas se aproxima de valores perigosos, devemos eliminar os respectivos capacitores. Este procedimento requer uma boa dose de conhecimento de causa, e não é indicado para principiantes. [/quote:bb38df0fbd]

considerando as tensões de minha fonte será necessário substituí-los, uma vez que a tendência das tenções nas linhas, quando em uso, é diminuir?

Diante do êxito na adaptação da fonte, agradeço e muito sua ajuda Cláudio, tenho certeza que este fórum tem esse reconhecimento e respeito pela dedicação e profissionalismo de pessoas como você!

Grande abraço e sucesso!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14900
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Paulo, o mérito é seu... VOCÊ conseguiu... isso me deixa feliz !
A questão dos capacitores da saída é simples: por medida de economia, os fabricantes colocam os capacitores de menor tensão de trabalho possível, assim, nas linhas de 12V, usam capacitores com tensão de trabalho de 16V. Quando eu modificava as fontes para torná-las com saída variável, a linha de +12 ia até uns 22V, assim, eu colocava capacitores com o dobro da tensão de trabalho que os que estavam originalmente na placa, por medida de segurança.
Avatar do usuário
Paulohs
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Sáb Fev 05, 2011 8:12 pm
Localização: Porto Ferreira - SP

Mensagem por Paulohs »

Perfeito, vou providenciar outros capacitores com capacitância maior para previnir qualquer dano e acidente.

Do mais, ratifico meus sinceros agradecimentos!

Grande abraço e sucesso!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14900
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Não precisa mexer na capacitância, apenas na TENSÃO DE TRABALHO ...
O capacitor eletrolítico vem especificado "X" microfarads por "Y" Volts... É com esse "Y" que você precisa tomar cuidado (mas se esquecer, e depois que passar o susto, no fundo no fundo vai achar divertido o barulho da explosão do cap.... heheheheeh.....).
Um bom parâmetro é colocar capacitores com o dobro ou até o triplo da tensão esperada, mas não muito mais que isso. Por exemplo, na suas llinhas de 12V (+ 12 e - 12 ) use capacitores para 25 a 36V. Se usar capacitores com tensão muito mais alta eles não operam satisfatoriamente e você terá problemas (não use capacitores de 50V na linha de +5V, por exemplo).
Responder