Cortadores de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

caramba!!!! :evil: :evil:
meu dimmer queimou!!!
eu liguei tudo certo.....puis ele no minimo....e liguei...ele feiz puffff :evil: :evil: pq será???eu paguei 12,00 reais nele....q saco!!!
uhm...
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

Mensagem por srpab »

dark escreveu:caramba!!!! :evil: :evil:
meu dimmer queimou!!!
eu liguei tudo certo.....puis ele no minimo....e liguei...ele feiz puffff :evil: :evil: pq será???eu paguei 12,00 reais nele....q saco!!!



voce usou o recomendado no topico ? dimmer comum, de 250 watts

fez a ligacao como na figura abaixo ?
Anexos
ligacao.jpg
ligacao.jpg (15.63 KiB) Exibido 13320 vezes
Combate: Bateu é ponto.
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

aham....so q coloquei um interroptor nos dois fios,...e estou usando um fio de resistenci de chuveiro(ele é bem fino)sera q foi por causa do interroptor?pois eu liguei...e na hora q liguei ele ando mais um pouquinho...dai deu o estralo e pufffeu axei a pessa q queimou...foi o unico transistor q tem...tem com ligar usando apenas o potenciometro
pois a placa daquele dimmer era meio pobrezinha...apenas 2 resistor um capacitor tantalo o trasistor e uma peça q não sei...(deve ser um diodo)
tem como usar apenas o potenciometro?ele é de 560k
uhm...
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

dark escreveu:aham....so q coloquei um interroptor nos dois fios,...e estou usando um fio de resistenci de chuveiro(ele é bem fino)sera q foi por causa do interroptor?pois eu liguei...e na hora q liguei ele ando mais um pouquinho...dai deu o estralo e pufffeu axei a pessa q queimou...foi o unico transistor q tem...tem com ligar usando apenas o potenciometro
pois a placa daquele dimmer era meio pobrezinha...apenas 2 resistor um capacitor tantalo o trasistor e uma peça q não sei...(deve ser um diodo)
tem como usar apenas o potenciometro?ele é de 560k


esquece usar so o potenciometro... ele e pra 1/2 watt ... torraria so de ameaçar ligar na tomada...
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

Meu dimmer queimou hoje também.Num arco de aproximadamente 80cm, usei primeiro um fio nicromo de resistência de 11,5 ohms e funcionou bem.Porém o fio me pareceu fino demais.
Tentei então, um fio usado para cerca elétrica de resistência de 4,7ohms.
Aparentemente o cortador ficou beleza e funcionou por alguns minutos mas depois de um tempo fui ligar o cortador novamente e o meu dimmer não aguentou e bummm :cry: :cry: .

Alguém sabe me explicar, pois na embalagem do dimmer estava especificado que ele era para até 400w.

Qual a resistência do fio nicromo que vcs normalmente usam para este cortador?
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

Cassiusfxg escreveu:Meu dimmer queimou hoje também.Num arco de aproximadamente 80cm, usei primeiro um fio nicromo de resistência de 11,5 ohms e funcionou bem.Porém o fio me pareceu fino demais.
Tentei então, um fio usado para cerca elétrica de resistência de 4,7ohms.
Aparentemente o cortador ficou beleza e funcionou por alguns minutos mas depois de um tempo fui ligar o cortador novamente e o meu dimmer não aguentou e bummm :cry: :cry: .

Alguém sabe me explicar, pois na embalagem do dimmer estava especificado que ele era para até 400w.

Qual a resistência do fio nicromo que vcs normalmente usam para este cortador?


faz as contas

tensão x corrente

q o seu cortador ta gastando... coloque um multimetro em serie e messa a corrente

possivelmente ta consumindo muito
Avatar do usuário
Mario
membro
Mensagens: 451
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 10:17 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Mario »

Meu cortador de isopor eu fiz seguindo um site da net, bem simples, a parte eletrica é igual a esse.
Sempre que eu tentei ligar com 220 v o fio partiu, era de niquel chromo (é assim que se escreve?).
Ai agora coloquei um fio de resistencia de chuveiro (uma parte) nele e tentei ligar na fonte do meu carregador, de 12v e 5A, o frio nao esquentou, ficou gelado.
O cortador tem cerca de 1m de fio, em que tensao devo usa-lo para que o fio nao parta e que esquente o suficiente para cortar o isopor?

Abs,
Mario
denyszandonadi
membro
Mensagens: 204
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:56 pm
Localização: Espírito Santo

Mensagem por denyszandonadi »

AAAAAAAAHHHHHHHHH DESGRAMA :x :x :x :x :x :x :x
Meu dimmer queimou essa porcaria!!!! O fio tinha pocado...ai eu troquei...quando liguei denovo...fui aumentando a tensão...ai do NADA...o LED do dimmer apagou...o bixo foi pro beleleu ='(
Tenho que comprar otro =/ putzzz R$11,90
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

Meu dimer também queimou.
Desmontei ele e o componente que queimou é um triac BT136 600 que aguenta somente 4A no máximo.Por isso comprei um outro triac que aguenta até 16A e custa R$ 4,50.É o BT139 600.Vou substitui-lo, e desta vez espero que o meu dimmer não queime a toa como fez da última vez.
Paixao pelo hobby
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

quer um conselho.....
eu ouvi fala q para arco de corte....é melhor usar na tomada 110v
eu acho q deve ser melhor mesmo...
uhm...
Responder