Alguma dica para soldar Mosfets SO-8 ?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Ferrarinha
membro
Mensagens: 482
Registrado em: Seg Dez 05, 2005 12:01 am
Localização: Minas Gerais

Alguma dica para soldar Mosfets SO-8 ?

Mensagem por Ferrarinha »

Pessoal , alguem tem alguma dica para remover e soldar os fets encapsulamento SO-8 dos ESCs BL?

Tipo: potência do ferro de solda , técnicas para remoção , ferramentas...

Alguns pontos de contato para solda são minúsculos!

Obrigado.
www.midiaindependente.org
"O próximo grande passo da humanidade será a descoberta de que compartilhar é mais eficiente que competir"
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

Ferro de 30W ou 20W, p/ remover aquecer cada terminal e passar a ponta de uma agulha sob o mesmo, lupa, paciência. Não aquecer mais que 10s os terminais do componente novo.

[]s
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14900
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Existem ponteiras proprias que aqeucer tudo de um avez, dá até para improvisar algo... Para remoção simples, basta usar o sobrador termico em potencia alta. Se houver outros componentes proximos, use um bico concentrador de ar....
Avatar do usuário
ezequiel PY7NQ
membro
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 12, 2006 3:28 pm
Localização: Arcoverde Pernambuco canal 50
Contato:

Mensagem por ezequiel PY7NQ »

Eu uso ferro de um de 100w para esses serviços, ele tem a ponteira parecida com uma chave de fenda

Coloco um pingo de solda em cada terminal para renova a solda ai depois aqueço todos os pinos de um lado, depois todos do outro lado fico alternando rapidamente ai e só puxa com um alicate ou pince sai que uma beleza.

Para coloca o mosfet no lugar, deixo ele na posição soldo um pino para segura no local, ai soldo todos os pinos como fiz no processo de retira.

Urfa!!! Falando e mais complicado que fazer.

Não sei como o Nelson tira com um ferro de 20w, ele deve dormi com o ferro escorado em cada perna.

Um abraço
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

[quote:f58f7c0808="ezequiel PY7NQ"]
Não sei como o Nelson tira com um ferro de 20w, ele deve dormi com o ferro escorado em cada perna.
[/quote:f58f7c0808]

Não demora nem 10s por perna...rs, é só esquentar e passar a agulha por baixo da perna, rapidinho.

[]s
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Re: Alguma dica para soldar Mosfets SO-8 ?

Mensagem por rgmanica »

[quote:bd8acef5bd="Ferrarinha"]Pessoal , alguem tem alguma dica para remover e soldar os fets encapsulamento SO-8 dos ESCs BL?

Tipo: potência do ferro de solda , técnicas para remoção , ferramentas...

Alguns pontos de contato para solda são minúsculos!

Obrigado.[/quote:bd8acef5bd]

Quando quero qeu o treco saia vivo da desolda, uso estanho salva-chip. De baixo ponto de fusão. Procura em lojas de eletrônicos. aqui compra da www.raisa.com.br .È muito bom! É específico para retrabalho em smd onde as pernas são visíveis(soic, tsop, etc)

Abraços

Rômulo
Avatar do usuário
ezequiel PY7NQ
membro
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Out 12, 2006 3:28 pm
Localização: Arcoverde Pernambuco canal 50
Contato:

Mensagem por ezequiel PY7NQ »

Pois eu sempre tirei e coloquei mosfet de potencia desse jeito, ate serviços em placa mãe de PC eu faço, nunca danifiquei um!!


Um abraço
Avatar do usuário
Ferrarinha
membro
Mensagens: 482
Registrado em: Seg Dez 05, 2005 12:01 am
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Ferrarinha »

Valew pessoal , eu estava usando o método que o Lt Nelson citou , com ferro de solda e agulha... perna por perna.. (porém com ferro de 60W)
Vou experimentar o salva-chip que o romulo disse , deve ser bem prático.
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Não sei o que que deu, mas o site da raisa está fora. Esse salva chip tu passa essa solda de baixa temperatura em todas as pernas a uns 80º e na hora de tirar o ci tu aquece todos ao mesmo tempo, circulando com o soldador nos pinos. O ci solta e os pinos não passam de 250º, 300º se o cara tiver aprendendo a usar.E isso por poucos segundos. Claro que se for um mosfetão não a necessidade, desde que não tenha CI por perto.

Já tirei muita memória tsop com esse método e não danifiquei nada.
dspic18f
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Sáb Jun 30, 2007 6:39 pm
Localização: sete lagoas ,MG

Mensagem por dspic18f »

aqui na minha cidade eu uso somente as barrinha de desolda "Salva Chip SMD " aqui custa R$0.60cade e da para remover 2 ou 3 CI em smd pequenos vc pode encontrar tb na blucolor mas la eles so vemdem o tubo vc tb pode comprar a fita desolda que e usada para remover o esseso de solda e a solda antiga http://blucolor.locaweb.com.br/pesquisa.php?tipo=classificacao&classificacao=2120001&page=3
vido demontrando como soldar smd
http://www.curiousinventor.com/guides/Surface_Mount_Soldering/101
Responder