1ro passo!! ou tentando 1ro voo!!
-
- membro
- Mensagens: 3
- Registrado em: Sex Abr 25, 2008 11:37 pm
- Localização: Campo Mourão - PR
1ro passo!! ou tentando 1ro voo!!
ola, estou pensando em iniciar neste hobby e ja li mtas coias tecnicas, basicas, circuitos, voltagem, amperagem, resistencia, bla bla bla... mas acho q ainda nao deu "liga" em tudo! partindo do principio q eu tenho um aviao em maos pelado (fuselagem), mas sei seu peso assim! como q pode ser feita a minha escolha dos componentes eletronicos (motor, esc, bateria, receptor, servo, etc) nas informacoes tecnicase em qual ordem dos componentes? oq olhar nas especificacoes dos motores qnd eu sei qnt d peso ele tera q levantar? como analisar elices para tal motor? eh tentativa e erro? como saber a duracao do meu voo sem comprar o material para teste? uma ultima coisa, o motor tera mais forca dando mais corrente certo? (obedecendo o limite d tensao). mas li q para um circuito ser eficiente seria bom a tensao ser maior q a corrente para evitar "perda da energia por calor" por causa da resistencia gerada. qual seria a aplicacao disto no aeromodelismo eletrico? usar fios de bitolas maiores?
acho q eh soh por enquanto!! mas vai ajudar mto!
e tb parabenizando o forum e site pela qntidade d informacoes... :?:
acho q eh soh por enquanto!! mas vai ajudar mto!
e tb parabenizando o forum e site pela qntidade d informacoes... :?:
- claudiorfernandes
- membro
- Mensagens: 14918
- Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
- Localização: Campo Grande, MS
- Contato:
Acho que o Sapo vai ter infarto... :lol:
"...a tensao ser maior q a corrente..." - não sei como se são unidades completamente diferentes...
Reveja um pouquinho seus conceitos, dê uma lida em livros de eletrônica para compreender melhor o fato.
Veja sobre nos livros de física "Lei de Ohm" e "Eletrônica básica".
"...a tensao ser maior q a corrente..." - não sei como se são unidades completamente diferentes...
Reveja um pouquinho seus conceitos, dê uma lida em livros de eletrônica para compreender melhor o fato.
Veja sobre nos livros de física "Lei de Ohm" e "Eletrônica básica".
companheiro,
continue lendo e irá tirar suas dúvidas, inclusive usando o botão pesquisar.
sobre como dimensionar motor, esc e bateria já foi amplamente discutido no fórum é só pesquisar, se ficar com alguma outra dúvida teremos prazer em ajuda-lo.
todas suas perguntas dependem de um requisito básico, qual modelo voce tem (dimensões e peso)? se possível com fotos.
sem essas informações não poderemos ajuda-lo.
abraços
continue lendo e irá tirar suas dúvidas, inclusive usando o botão pesquisar.
sobre como dimensionar motor, esc e bateria já foi amplamente discutido no fórum é só pesquisar, se ficar com alguma outra dúvida teremos prazer em ajuda-lo.
todas suas perguntas dependem de um requisito básico, qual modelo voce tem (dimensões e peso)? se possível com fotos.
sem essas informações não poderemos ajuda-lo.
abraços
Criando coragem para pilotar o TREX
-
- membro
- Mensagens: 3
- Registrado em: Sex Abr 25, 2008 11:37 pm
- Localização: Campo Mourão - PR
[quote:d07314f8ee="Sukyake"]"...a tensao ser maior q a corrente..." - não sei como se são unidades completamente diferentes...[/quote:d07314f8ee]
completamente diferente nao, pois ambas sao unidade d medida d forca (energia) e interferem na resistencia (resistencia=voltagem/corrente).
[quote:d07314f8ee="delgado"]"todas suas perguntas dependem de um requisito básico, qual modelo voce tem (dimensões e peso)? se possível com fotos.[/quote:d07314f8ee]
independente de qual dimensao e peso, gostaria de saber a relacao q se usa para tal meio, pois com isso posso atribui-la para qualquer modelo d qualquer peso. mas como vc disse q ha no forum vou dar uma pesquisada a mais!
valeu ae pela rapidez d vcs...
completamente diferente nao, pois ambas sao unidade d medida d forca (energia) e interferem na resistencia (resistencia=voltagem/corrente).
[quote:d07314f8ee="delgado"]"todas suas perguntas dependem de um requisito básico, qual modelo voce tem (dimensões e peso)? se possível com fotos.[/quote:d07314f8ee]
independente de qual dimensao e peso, gostaria de saber a relacao q se usa para tal meio, pois com isso posso atribui-la para qualquer modelo d qualquer peso. mas como vc disse q ha no forum vou dar uma pesquisada a mais!
valeu ae pela rapidez d vcs...
- claudiorfernandes
- membro
- Mensagens: 14918
- Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
- Localização: Campo Grande, MS
- Contato:
[quote:535ae18d7f="juniorgehring"][quote:535ae18d7f="Sukyake"]"...a tensao ser maior q a corrente..." - não sei como se são unidades completamente diferentes...[/quote:535ae18d7f]
completamente diferente nao, pois ambas sao unidade d medida d forca (energia) e interferem na resistencia (resistencia=voltagem/corrente).[/quote:535ae18d7f]
Não... não mesmo...
Vou dar uma uma comparção aproximada do que poderia ser tensão e corrente atravez de um sistema de ar comprimido.
Pressão no tubo => tensão
Volume de ar que passa pelo tubo => corrente
Já é possível ver que são coisas bem distintas, apesar de se tratarem da mesma coisa: ar comprimido.
Cara... uma pegunta... você é estudante?
completamente diferente nao, pois ambas sao unidade d medida d forca (energia) e interferem na resistencia (resistencia=voltagem/corrente).[/quote:535ae18d7f]
Não... não mesmo...
Vou dar uma uma comparção aproximada do que poderia ser tensão e corrente atravez de um sistema de ar comprimido.
Pressão no tubo => tensão
Volume de ar que passa pelo tubo => corrente
Já é possível ver que são coisas bem distintas, apesar de se tratarem da mesma coisa: ar comprimido.
Cara... uma pegunta... você é estudante?
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Enquanto há vida, há esperança.
- claudiorfernandes
- membro
- Mensagens: 14918
- Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
- Localização: Campo Grande, MS
- Contato:
[quote:9034c36ec8="juniorgehring"]
independente de qual dimensao e peso, gostaria de saber a relacao q se usa para tal meio, pois com isso posso atribui-la para qualquer modelo d qualquer peso. mas como vc disse q ha no forum vou dar uma pesquisada a mais!
valeu ae pela rapidez d vcs...[/quote:9034c36ec8]
voce terá duas relações para mensurar (peso e velocidade de cruzeiro) e relacionar com o motor » esc » bateria » carga alar.
peso é função do aeromodelo completo inclusive a eletrônica, se for sem ela deve ser mencionado.
velocidade de cruzeiro está relacionada com o perfil da asa e a carga alar entre outras coisas.
voce pode usar o rccalc que está disponivel na seçao de download, utilizando as medidas básicas de corda, envergadura e peso do aeromodelo.
em função da pergunta não ter os parametros básicos necessários para respostas mais objetivas, acredito que elas não serão claras ou diretas o suficiente para voce entender neste primeiro momento.
leia sobre os modelos descritos nos tutoriais, acompanhe o forum e logo logo voce vai se acostumar com os nossos jargões.
de forma muito, mas muito genérica mesmo, em relação ao motor de um carro.
treinador asa alta: precisa de motor com características para mais empuxo do que velocidade. como se fosse uma segunda ou terceira de marcha de um carro 1.0, encara ladeira na manha, mas não precisa correr.
shock flyer precisa de empuxo, empuxo e empuxo, como a primeira marcha de um trator.
asas do tipo zagi, precisam de empuxo e velocidade
algo como motor 2.0
jatos, motores com muita velocidade, mas muita rotação mesmo. seria semelhante a uma moto de 1000 cilindradas.
sem contar que nos aeros eletricos, podemos mudar a hélice nas dimensões do diametro (mais empuxo) e passo ( mais velocidade) para um mesmo motor e usar baterias de tensões variadas fazendo um motor de empuxo girar tanto quanto um motor de velocidade alimentado com uma tensão menor.
entendeu que sem a descrição do modelo, é praticamente impossível descrever uma receita, ainda mais de forma que voce entenda facilmente, sem que tenha adquirido os conhecimentos básicos necessários!!!
ex de receita feita pelo OJ:
100Watts/kg para park flyers, slow flyers e trainers
150Watts/kg para modelos sport acrobáticos
250Watts/kg para modelos 3D.
conseguiu entender a receita ou apenas a analogia do motor do carro?
existem diversas marcas e tipos de motores, configurações de tensões de baterias x helices.
independente de qual dimensao e peso, gostaria de saber a relacao q se usa para tal meio, pois com isso posso atribui-la para qualquer modelo d qualquer peso. mas como vc disse q ha no forum vou dar uma pesquisada a mais!
valeu ae pela rapidez d vcs...[/quote:9034c36ec8]
voce terá duas relações para mensurar (peso e velocidade de cruzeiro) e relacionar com o motor » esc » bateria » carga alar.
peso é função do aeromodelo completo inclusive a eletrônica, se for sem ela deve ser mencionado.
velocidade de cruzeiro está relacionada com o perfil da asa e a carga alar entre outras coisas.
voce pode usar o rccalc que está disponivel na seçao de download, utilizando as medidas básicas de corda, envergadura e peso do aeromodelo.
em função da pergunta não ter os parametros básicos necessários para respostas mais objetivas, acredito que elas não serão claras ou diretas o suficiente para voce entender neste primeiro momento.
leia sobre os modelos descritos nos tutoriais, acompanhe o forum e logo logo voce vai se acostumar com os nossos jargões.
de forma muito, mas muito genérica mesmo, em relação ao motor de um carro.
treinador asa alta: precisa de motor com características para mais empuxo do que velocidade. como se fosse uma segunda ou terceira de marcha de um carro 1.0, encara ladeira na manha, mas não precisa correr.
shock flyer precisa de empuxo, empuxo e empuxo, como a primeira marcha de um trator.
asas do tipo zagi, precisam de empuxo e velocidade
algo como motor 2.0
jatos, motores com muita velocidade, mas muita rotação mesmo. seria semelhante a uma moto de 1000 cilindradas.
sem contar que nos aeros eletricos, podemos mudar a hélice nas dimensões do diametro (mais empuxo) e passo ( mais velocidade) para um mesmo motor e usar baterias de tensões variadas fazendo um motor de empuxo girar tanto quanto um motor de velocidade alimentado com uma tensão menor.
entendeu que sem a descrição do modelo, é praticamente impossível descrever uma receita, ainda mais de forma que voce entenda facilmente, sem que tenha adquirido os conhecimentos básicos necessários!!!
ex de receita feita pelo OJ:
100Watts/kg para park flyers, slow flyers e trainers
150Watts/kg para modelos sport acrobáticos
250Watts/kg para modelos 3D.
conseguiu entender a receita ou apenas a analogia do motor do carro?
existem diversas marcas e tipos de motores, configurações de tensões de baterias x helices.
Criando coragem para pilotar o TREX