Informações sobre Transmissores

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
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delgado
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Informações sobre Transmissores

Mensagem por delgado »

Nunca vi um tópico explicando as diferenças entre os transmissores, essa semana precisei explicar tudo isso para um colega que está iniciando e achei interessante a idéia de documentar:

Espero que os outros companheiros me ajudem nesta empreitada.

Ainda não solicitei autorização do Asas Elétricas, mas qualquer problema eu tiro a referência abaixo:

Para entender melhor as diferenças entre os comandos de leme e aileron, recomendo o link auto-explicativo: [url]http://www.asaseletricas.com.br/htmls/trainer.html[/url]


No aeromodelismo normalmente é utilizado um transmissor com 4 canais ou mais em função da versatilidade de modelos que poderão ser usados, portanto vou iniciar meus comentários a partir do 4YF.


[b:aa3ccc1e56]Fabricante:[/b:aa3ccc1e56] FUTABA
[b:aa3ccc1e56]Modelo: [/b:aa3ccc1e56]4FY
[b:aa3ccc1e56]Nº de Canais:[/b:aa3ccc1e56] 4
[b:aa3ccc1e56]Modulação:[/b:aa3ccc1e56] FM - [u:aa3ccc1e56]Apenas[/u:aa3ccc1e56] PPM
[b:aa3ccc1e56]Banda:[/b:aa3ccc1e56] 72MHz
[b:aa3ccc1e56]Bateria:[/b:aa3ccc1e56] 8 células recarregáveis de Ni-Cd 600mAh - Autonomia aproximada de 2:30h

[b:aa3ccc1e56]Site do fabricante:[/b:aa3ccc1e56] [url]http://www.futaba-rc.com/radios/futj40.html[/url]

Esta imagem abaixo, mostra um modelo "Mode 2" com acelerador no lado esquerdo, que é o mais utilizado no Brasil:

[img:aa3ccc1e56]http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATgAAADT_bgCSHFdEADil-GoLlJiW2oef608KNHnw5CuG549C-Bgw4RqBMIaD_9qa_zkvAO-r9grsRklEZhRZRoErX_GAJtU9VDVFAIf_pEMZM5Mo31C6sqhIU-v8A.jpg[/img:aa3ccc1e56]


Esse é o modelo analógico básico da Futaba, possui apenas os recursos essenciais para atender qualquer iniciante, mas para um aeromodelista intermediário vai sentir a falta de vários recursos que vou tentar descrever no modelo seguinte.

[b:aa3ccc1e56][u:aa3ccc1e56]Funções do 4YF:[/u:aa3ccc1e56][/b:aa3ccc1e56]

[i:aa3ccc1e56]Chave de Treinamento:[/i:aa3ccc1e56]

Este acessório serve para ensinar alguém a pilotar. O Instrutor fica com um transmissor e o aluno com outro interligado através de um cabo de treinamento. Essa chave só é usada pelo Instrutor, ao ser acionado o transmissor do aluno toma o comando do aeromodelo, ao soltar a chave o comando retorna para o Instrutor e desta forma pode evitar a queda ou acidentes pela inexperiência do aluno.


[i:aa3ccc1e56]Chave de Inversão/Reversão:[/i:aa3ccc1e56]

Muda a direção de resposta do servo.

Ex: Na checagem dos comandos antes do vôo, percebe-se que ao dar [u:aa3ccc1e56]comando de leme para direita[/u:aa3ccc1e56] o [u:aa3ccc1e56]aeromodelo responde com leme para esquerda[/u:aa3ccc1e56], esta situação é resolvida utilizando essas chaves de forma individual para cada canal.


[i:aa3ccc1e56]Chaves de Trimagem: [/i:aa3ccc1e56]

São utilizadas para eliminar as "tendências de vôo", caso o aeromodelo fique desalinhado (puxando para um dos lados, para cima ou para baixo) são com essas chaves que eliminaram essas tendências.

[u:aa3ccc1e56][b:aa3ccc1e56]Comentários[/b:aa3ccc1e56][/u:aa3ccc1e56]

Prós: Rádio muito bom para quem está começando e não dispõe de muitos recursos financeiros, poderá pilotar qualquer modelo treinador. É compatível com os receptores FM 72MHz PPM que é grande maioria dos aeromodelistas.
[b:aa3ccc1e56]Compatibilidade e Baixo custo!![/b:aa3ccc1e56]

Contras: Possui apenas os recursos essenciais para pilotagem de um aeromodelo básico, após a fase de treinamento é muito comum que o aeromodelista passe para modelos que exijam misturadores de comandos (mixer) e controles de taxas de comando (rate).
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delgado
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Mensagem por delgado »

[b:13f37579c6]Basicamente existem esses tipos de asa:[/b:13f37579c6]

[i:13f37579c6]Modelo simples:[/i:13f37579c6] sem aileron, apenas diedro ou poliedro.

[i:13f37579c6]Modelo com Aileron:[/i:13f37579c6] com um único servo, utilizado para controlar os dois aileron, não requer mixagem.

Até aqui o o 4YF deu conta do recado perfeitamente.

[i:13f37579c6]Modelos com dois servos no aileron e com cauda:[/i:13f37579c6] Necessita de programação especial "Mixer" para aileron. As vantagens serão comentadas abaixo.

[i:13f37579c6]Modelos com dois servos no aileron e sem cauda:[/i:13f37579c6] são as famosas asas voadoras (Zagi, Plank, JW....) os [b:13f37579c6]Aileron[/b:13f37579c6], passam a ser chamados de [b:13f37579c6]Elevons[/b:13f37579c6] ([b:13f37579c6]Elev[/b:13f37579c6]ator + Airel[b:13f37579c6]ons[/b:13f37579c6]) além dos comandos de asa tem a função de cauda (profundor).

[b:13f37579c6]Vantagens de usar dois servos na asa:[/b:13f37579c6]

* Possibilidade de centragem (trimagem) e end points permitindo um movimento sincronizado e perfeito.

* Maior torque, a força será distribuída para dois servos ao invés de um.

* Redundância, no caso da falha de um servo o outro ainda pode tentar corrigir a rota.

* Maior curso para cima do que para baixo, para uma rolagem mais próxima do próprio eixo (diferencial).

* Os dois aileron podem agir como como flaps (Flaperon).

É possível utilizar um mixer embarcado no aeromodelo de baixo custo, mas ainda não teria controles de end points, diferenciais, taxas de comando ou exponencial

[b:13f37579c6]Dual ou Triple Rates e Exponencial[/b:13f37579c6]

Particularmente eu acho essas funções as mais importantes num transmissor computadorizado após a função de mixer.

Consiste na redução ou aumento do curso do servo através de uma chave ou por uma determinada posição do stick.

Esta configuração pode ser feita de forma mecânica no aeromodelo, não podendo ser alterada durante o vôo, mas se o transmissor tiver esse recurso, as possibilidades serão enormes mudando o comportamento do aeromodelo apropriado para manobras de um super acrobático para um modelinho manso e dócil (vice e versa), através de chaves podem ser alteradas num percentual de -100 a +100% a amplitude dos movimentos.

Ex:
se o comando do aileron tem 60º de movimento, pode se reduzir esta amplitude para -50% ou simplesmente 30º de amplitude. Assim a decolagem e pouso se tornam mais fáceis ao mesmo tempo que através de uma outra chave pode voltar a amplitude máxima e realizar as manobras acrobáticas.


[b:13f37579c6]Exponencial[/b:13f37579c6]

Muitos aeromodelos exigem muito comando para fazer acrobacias, sem o ajuste de exponencial, eles seriam muito ariscos e a pilotagem seria muito tensa para fazer pequenas correções. ex:

50% comando no stick = 10% do comando
70% comando no stick = 50% do comando
100% comando no stick = 100% do comando
os valores utilizados foram apenas para ilustrar didaticamente.


A partir do 4YF todos os modelos de transmissores da Futaba possuem recursos de mixer e exponencial, a diferença básica é a relação entre a quantidade de canais e mixagens que poderão ser feitas.
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warne
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Mensagem por warne »

Gostei de sua iniciativa, será de grande ajuda! Não comprei o meu TX, ainda!
Gostaria de saber também do FUTABA 4EX, qual a diferença com o FUTABA 4FY.
Grato desde já!
Abs.
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delgado
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Mensagem por delgado »

[b:9941fbf5a4]Modelo: [/b:9941fbf5a4] 4EXA
[b:9941fbf5a4]Nº de Canais:[/b:9941fbf5a4] 4
[b:9941fbf5a4]Modulação:[/b:9941fbf5a4] FM - [u:9941fbf5a4]Apenas[/u:9941fbf5a4] PPM
[b:9941fbf5a4]Banda:[/b:9941fbf5a4] 72MHz
[b:9941fbf5a4]Bateria:[/b:9941fbf5a4] 8 células recarregáveis de Ni-Cd 600mAh - Autonomia aproximada de 2:15h

[b:9941fbf5a4]Site do fabricante:[/b:9941fbf5a4] [url]http://www.futaba-rc.com/radios/futk40.html[/url]

[img:9941fbf5a4]http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATgAAAAqmeiIHmrulUoQ2uGr3Yi2osFKBQPLHmOIGAEv71nkN9YAy_6UE-hSNt_qZ-a_aKQc41w5qt8KoybF5tPJd7nEAJtU9VBXN5hmemCd5mBzFJzrovTMKmUAPw.jpg[/img:9941fbf5a4]



[b:9941fbf5a4]Esse transmissor leva algumas vantagens sobre o 4YF:[/b:9941fbf5a4]

Memória: Permite armazenar os ajustes de trimagem de até 4 aeromodelos. No 4YF a cada aeromodelo voce tem que lembrar o ajuste ou refaze-lo em vôo.

[i:9941fbf5a4]EPA: [/i:9941fbf5a4]Ajustes de ponto final do curso dos servos, permite a regulagem dos dois extremos do servo. Não dispensa o cuidado da regulagem mecânica da linkagem, mas ajuda um bocado nos ajustes finos. No uso com aileron da para fazer algo como um diferencial.


[i:9941fbf5a4]Controle de Exponencial: [/i:9941fbf5a4] Possui controle de Exponencial para três canais apenas: aileron, profundor e leme.

[i:9941fbf5a4]Mixagem:[/i:9941fbf5a4] Permite fazer apenas duas mixagens, para Elevons (Zagis, Planks e JWs) [u:9941fbf5a4]OU[/u:9941fbf5a4] aeromodelos com cauda em "V" (V-Tail).


Tela LCD: Acesso a programação através de um monitor de LCD.

Tensão da Bateria: indicação da tensão da bateria em Volts (V). Aqui vai dar para saber exatamente se da para completar o vôo ou terá que abrevia-lo. No 4YF não da para acompanhar o nível de tensão, só avisa ao chegar no limite de segurança e já vi gente lenhando por falta de carga no TX, porque estava longe na hora que entrou no limite (luz verde apagou).

[color=red:9941fbf5a4]
[b:9941fbf5a4]NUNCA PILOTE SEU AEROMODELO COM A TENSÃO DA BATERIA ABAIXO DO NÍVEL DESCRITO NO MANUAL DO MESMO .[/b:9941fbf5a4][/color:9941fbf5a4]


Contras: Custo mais alto que o 4YF e uma diferença não muito expressiva para um de 6 canais.
Para poder usar um aeromodelo motorizado com 2 servos independentes na asa, terá que abrir mão do leme, afinal continua tendo a mesma limitação de número de canais do 4YF.


Geral:
De qualquer forma, caso o hobbysta não disponha de muitos recursos, mas ainda possa gastar um pouco mais, esse transmissor vai ter uma relação de custo x beneficio mais privilegiada que o 4YF.

Para poder pilotar algo com uma zagi com um 4YF, é necessário comprar um mixer, fazendo com que o custo do 4YF + Mixer seja igual ou muito próximo de 4EX.
Eu mesmo comecei com um 4YF, comprei um mixer para pilotar zagis e só depois de quase um ano que passei para um 7CHP.
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delgado
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Mensagem por delgado »

até aqui foi fácil comparar um 4EX com um 4YF e todos os recursos do 4EX são utilizados por qualquer iniciante após alguns vôos solos, mas a coisa vai complicar a partir de agora :cry: OU AJUDAR MUITO :D :D :D :D

Fabricante: FUTABA
Modelo: 6EX
Nº de Canais: 6
Modulação: FM - PPM [u:88d9b6ee59][b:88d9b6ee59]E[/b:88d9b6ee59][/u:88d9b6ee59] PCM
Banda: 72MHz
Bateria: 8 células recarregáveis de Ni-Cd 600mAh - Autonomia aproximada de 2:15h

Site do fabricante: http://www.futaba-rc.com/radios/futk54.html


[img:88d9b6ee59]http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATgAAAC-EkLaah9nyPEEQsHN_Jg1fTEvAd_euUBHZWSDCd7RAHjJ7itlP6MlUDVqxkACRyUdjw5JIpc7CCHnZHxBJcgdAJtU9VCITkYp0mzgdJCUFk-6dl-XOLJwEw.jpg[/img:88d9b6ee59]

[b:88d9b6ee59]As vantagens são várias para os modelos anteriores, começando pelas especificações:
[/b:88d9b6ee59]
[i:88d9b6ee59]6 Canais :[/i:88d9b6ee59] Agora a coisa começa a ficar boa!!! Ex de aeromodelo:

(2) canais no aileron, (1) motor), (1)Leme, (1)Profundor e ainda sobra um 6º para um trem de pouso retrátil ou alguma outra firula.

O 6º canal (Flap) é acionado por um potenciometro, ou seja, não é apenas ligado ou desligado, mas sim proporcional ao comando.

[i:88d9b6ee59]Mixagens:[/i:88d9b6ee59] O grande diferencial agora é possibilidade de fazer o uso do FLAPERON (FLAP + Aileron) que são como um freio aerodinâmico, que é muito bom para aeromodelos mais pesados ou com uma boa razão de planeio na hora do pouso.


[i:88d9b6ee59]PCM :[/i:88d9b6ee59] Neste transmissor já é possível escolher através do menu a trasmissão por PPM (analógica) ou PCM (Digital), poder escolher a forma de transmissão garante maior compatibilidade.
A segurança do PCM além da forma de comunicação, ainda traz a configuração de FailSafe.

[i:88d9b6ee59]Memória:[/i:88d9b6ee59] para 6 aeromodelos incluindo 4 caracteres alfanuméricos para o nome, minimiza os riscos de lenhar por usar uma mixagem de um outro aeromdelo.
No 4EX só possível registrar o aeromodelo por um algarismo seqüencial de 1 a 4, isso torna a escolha do modelo menos precisa.

[i:88d9b6ee59]Trimagem:[/i:88d9b6ee59] Possui trimagem digital que são bem diferentes das alavancas mecânicas presentes nos modelos anteriores. A posição do trim é exibida graficamente na tela. É possível o ajuste do passo do trim, que seria uma como uma taxa de dual rate. Ajustando o TrimStep consegue-se um ajuste ideal de muito fino ao grosso.
Desta forma podemos fazer um pequeno ajuste com muito mais precisão.

[u:88d9b6ee59]Trainer:[/u:88d9b6ee59] Esse transmissor permite escolher quais canais o aluno poderá usar. Particularmente sempre deixei todos canais livres de cara, dificilmente o iniciante fica mexendo em todos os sticks aleatoriamente.

[u:88d9b6ee59]Aviso Sonoro de baixa de tensão[/u:88d9b6ee59] Além do controle de tensão por Volts (V) de forma visual no painel de LCD, quanto a tensão chega num nível crítico soa um alarme.

Vantagens como voces viram são várias para os modelos anteriores, resumindo:

6 canais
Mixer para Flaperon
Modulação PCM e PPM
Nomear aeromodelos com até 4 caracteres
Trimagem digital
Aviso sonoro para alertar baixa tensão da bateria

[b:88d9b6ee59]Desvantagens:[/b:88d9b6ee59]

Custo maior que os anteriores

Faltam mixagens para planadores e a liberdade para programar novas combinações.

Não da para para pilotar helicópteros de 6 canais, para helimodelos existe uma versão de transmissor própria 6EX[b:88d9b6ee59]H[/b:88d9b6ee59]
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delgado
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Mensagem por delgado »

Agora chegamos numa parte meio que sem volta, caso o aeromodelista adquira um transmissor igual ou melhor que esse, podemos afirmar que no mínimo boa parte dos seus amigos são ou serão aeromodelistas, e passa boa parte do tempo falando só no hobby. :oops: :oops: :oops:

[u:6c8bcaa781]Para comprar um 7C precisa de pelo menos 3 anos de experiência[/u:6c8bcaa781], isso mesmo três anos no mínimo de namoro ou casamento para ter certeza que não vai dar divórcio quando Ela souber o preço do seu controle para pilotar o aviãozinho. :twisted: :twisted: É um verdadeiro divisor de águas, eu levei quase um mês, mesmo sob tortura para confessar o quanto paguei no meu.


[b:6c8bcaa781]Fabricante:[/b:6c8bcaa781] FUTABA
[b:6c8bcaa781]Modelo: [/b:6c8bcaa781] Familia 7C (7CAP ou 7CHP)
[b:6c8bcaa781]Nº de Canais:[/b:6c8bcaa781] 7
[b:6c8bcaa781]Modulação:[/b:6c8bcaa781] FM [u:6c8bcaa781][b:6c8bcaa781]e[/b:6c8bcaa781][/u:6c8bcaa781] PCM 1024
[b:6c8bcaa781]Banda:[/b:6c8bcaa781] 72MHz
[b:6c8bcaa781]Bateria:[/b:6c8bcaa781] 8 células recarregáveis de Ni-Cd 600mAh - Autonomia aproximada de 2:00h

[b:6c8bcaa781]Site do fabricante:[/b:6c8bcaa781] [url]http://www.futaba-rc.com/radios/futj69.html[/url]


[img:6c8bcaa781]http://images.orkut.com/orkut/albums2/ATgAAAAg9uAC49D5FqUTuCWVmZo-F25smwvlq_Q_fO2HcjYPhpswGqgHzVoXnSmsPFjcxUwf5o5cMThHun2YrboKNjImAJtU9VCcjaoJkrr4iEgcBJOGCVOBhJ2usQ.jpg[/img:6c8bcaa781]


[b:6c8bcaa781]Realmente só tem vantagens sobre os outros modelos, tudo que os outros tem e mais alguns recursos.[/b:6c8bcaa781] Vamos tentar enumerar as principais para o modo [u:6c8bcaa781]Acro[/u:6c8bcaa781].

[i:6c8bcaa781]7 Canais:[/i:6c8bcaa781] A foto acima diz tudo, são 6 chaves além dos sticks, alavanca treinamento, botões de trimagem digital e 5 botões de acesso ao menu incluindo um giratório. Tudo mais acessível e passivo de programação.

[u:6c8bcaa781]Monitor de LCD:[/u:6c8bcaa781] Maior número de linhas, o que gera maior quantidade de informação por tela, proporcionando conforto e agilidade.

[u:6c8bcaa781]Menu:[/u:6c8bcaa781] O 7C Incorporou esse sistema de menu do seu irmão maiorzinho 9C, muito mais amigável que os modelos anteriores com acesso mais rápido e confortável pela tecla giratória "Dial". O menu foi segregado em básico e avançado:

[i:6c8bcaa781]Básico:[/i:6c8bcaa781]
Modelo
Dual Rate e Exponencial
End Point
Sub Trim
Reverse
Trim
Th-Cut
Parametr
Timer
Trainer

[u:6c8bcaa781]Avançado[/u:6c8bcaa781]
P-Mix1
P-Mix2
P-Mix3
Flaprn
FL-Trim
A. Brake
ELE»FLP
FLP»EEL
Vtail
Elevon
Ail»Rud
SNAP

em breve vou comentar essas opções do menu.

[u:6c8bcaa781]Aeromodelo ou Helimodelo:[/u:6c8bcaa781]
O 6EX possui duas versões, [u:6c8bcaa781]sendo exclusiva[/u:6c8bcaa781] para Aeromodelos (6EX[b:6c8bcaa781]A[/b:6c8bcaa781]) ou para Helimodelos (6EX[b:6c8bcaa781]H[/b:6c8bcaa781]).
O 7C pode ser usado para qualquer uma das modalidades citadas sem restrição, selecionando a programação apropriada para Acro ou Heli através do menu.

As diferenças básicas entre o 7CAP e 7CHP, está na disposição da alavanca de treinamento, esquerda para aeromodelos ou direita para helimodelos e na ausência de escalonamento (dentinhos) no stick do acelerador na versão 7CHP.


[u:6c8bcaa781]Memória:[/u:6c8bcaa781] Permite gravar até 10 modelos e nomear com até 6 caracteres.

[u:6c8bcaa781]Timer[/u:6c8bcaa781]
Possui dois relógios na tela principal, sendo um para o tempo total de rádio ligado, que só reinicia pela vontade do usuário, mesmo desligando o transmissor não zera a contagem.
O segundo contador chega a ser vedete dos usuários desta linha, que pode ser programado para contagem progressiva ou regressiva através de qualquer chave ou canal e incluir um alarme sonoro. Eu particularmente associo esse timer ao acelerador (canal 3), para emitir um aviso sonoro após um determinado tempo de vôo com motor ligado.

[u:6c8bcaa781]Mixagens[/u:6c8bcaa781]
[u:6c8bcaa781]Aibrake[/u:6c8bcaa781]
[u:6c8bcaa781]SnapRoll[/u:6c8bcaa781]


[u:6c8bcaa781]Triple and Dual Rates[/u:6c8bcaa781]


amanhã eu tento terminar o artigo da familia 7C, estou babando em cima do teclado.
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Onesimo
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Mensagem por Onesimo »

muito bons os tópicos Delgado!
é de grande valia para iniciantes como eu!
meu Radio eh um T6XA e também tenho dúvidas, se vc
puder falar sobre ele futuramente eu agradeço!!! abraço
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frigulino
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Mensagem por frigulino »

Muito bom!
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Ericfly
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Mensagem por Ericfly »

Muito bom vc ter escrito este tópico, deve ajudar muita gente!!

Abs

Eric
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warne
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Mensagem por warne »

Delgado não sabia que a zagi necessitava de mixagem! Meu tx será o FUTABA 4EXA (vou começar com uma zagi).
Continuarei atento as sua colocações neste post.
abs.
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