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Enviado: Ter Set 09, 2008 11:24 am
por Buts
[quote:2e0568e9ee="osvaldoljunior"]Dem uma lida, pode ajudar, motocros eletrica com mais de 2 horas de autonomia ou 50Km!

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=921156[/quote:2e0568e9ee]

Foi postado pelo Cesar-SP a 8 post acima... rsrsrsrsrs :lol:

Enviado: Ter Set 09, 2008 7:15 pm
por GMT
Pessoal, este é mais um assunto que me interessa. Depois de ler o tópico todo e acompanhar uma lista sobre veículos elétricos, levanto aqui uma idéia.

Existem alguns vários projetos de ESC para motores brushless na net, alguns para motores brushless com sensores. Que tal desenhar um esc sensored para motores brushless? Este é o único impedimento para fazer por exemplo um motor brushless dentro do cubo da roda, como já foi sugerido ou pra usar motores de aeromodelos, ou mesmo para conversão de alternadores em motores elétricos de alta eficiência.

Então? Alguém se candidata? Turma dos PIC? Atmel? Alguém?
:)

Enviado: Ter Set 09, 2008 7:29 pm
por Buts
[quote:0ea8ca3530="GMT"]Pessoal, este é mais um assunto que me interessa. Depois de ler o tópico todo e acompanhar uma lista sobre veículos elétricos, levanto aqui uma idéia.

Existem alguns vários projetos de ESC para motores brushless na net, alguns para motores brushless com sensores. Que tal desenhar um esc sensored para motores brushless? Este é o único impedimento para fazer por exemplo um motor brushless dentro do cubo da roda, como já foi sugerido ou pra usar motores de aeromodelos, ou mesmo para conversão de alternadores em motores elétricos de alta eficiência.

Então? Alguém se candidata? Turma dos PIC? Atmel? Alguém?
:)[/quote:0ea8ca3530]

Vc leu o post todo ??? rsrsrsrsrs É isso que está sendo feito... Na verdade um controlador inteligente para um ESC normal...

Enviado: Ter Set 09, 2008 7:41 pm
por alexcmag
Nesta escala até que compensa fazer o ESC sim, pois o tamanho já é respeitável e com um design próprio dá para caprichar nos FETs. Mas precisa de um bocado de tempo livre para depurar o programa.

O ideal é um ATmega, são mais rápidos e têm código melhor, mas dá para fazer com PIC também.

Não é difícil colocar sensores hall nos motores, mas também não é difícil pegar as fases destes motores de maior tamanho e tensão. Se descuidar dá até para usar um optoacoplador direto (com resistor limitador).

Tem um tópico sobre ESC brushless para 100V 300A, com várias considerações a respeito, rolando no RCgroups: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=903307

Enviado: Qua Set 10, 2008 9:26 am
por GMT
[quote:1b7f4fe1a9="alexcmag"]Nesta escala até que compensa fazer o ESC sim, pois o tamanho já é respeitável e com um design próprio dá para caprichar nos FETs. Mas precisa de um bocado de tempo livre para depurar o programa.

O ideal é um ATmega, são mais rápidos e têm código melhor, mas dá para fazer com PIC também.

Não é difícil colocar sensores hall nos motores, mas também não é difícil pegar as fases destes motores de maior tamanho e tensão. Se descuidar dá até para usar um optoacoplador direto (com resistor limitador).

Tem um tópico sobre ESC brushless para 100V 300A, com várias considerações a respeito, rolando no RCgroups: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=903307[/quote:1b7f4fe1a9]
ao que tudo indica será um design comercial. :(

la vaaiii

Enviado: Qui Set 11, 2008 11:14 am
por qbrado
Pessoal, vou querer a ajuda de vocês para as considerações iniciais dos cálculos de relação e posicionamento do motor. AINDA estou sem a BIKE, mas deverá ser uma dessas comuns no mercado, ou se for em conta (por volta de R$200) projetar uma específica, mas acho que não consigo por esse preço.

Qual o melhor posicionamento do motor? Digo com relação a tudo, segurança, longe d´agua, menor vibração e etc?

Fiz um croqui no CAD, coisa rápida, para vocês opnarem.
No caso irei o usar o HTX 130kV mesmo (6kW).
Qual a melhor relação para uso, ja que estou querendo velocidade máxima de 50km/h e maior economia possível? Minha pretenção é poder carregar em torno de 130 quilos, já considerando bicicleta+homem+baterias+acessórios.

Com relação ao motor, o que é melhor fazer? afixá-lo assim como nos aeros?
Colocar ou não mancais/rolamentos em suas extremidades? Digo SUA"S" pois o motor possui o eixo "vazado" nos dois lados, acho que diminuiria a torção e desgaste dos rolamentos do motor.

Será que a vibração/batidas das rodas no asfalto/broquete poderia afetar de alguma forma os ímãs?

Com relação ao enrrolamento de cobre, dizem por aí que é bom colocar uma camada de silicone sobre o enrrolamento, para evitar o contado do mesmo com os ímas. Vi vários casos na net sobre esse problema com esse motor em particular.

Abraços

Tiago

Enviado: Qui Set 11, 2008 11:38 am
por Buts
A primeira, opção, pq vai ter como você parar de pedalar, na segunda você vai ter que pedir uma pecinha para colocar no pé de vela, para ele girar livre, igual a uma catraca, quando você pedalar ele funciona, quando para ele gira livre, se não você vai fazer exercicio forçado.. rsrsrsrs Agora 6Kw na bike, cara faz isso não rsrsrsrsrs Aquela que comentei que o cara pesava acho que 96Kg e atingia uns 40Km/h foi com motor do ventilador do radiador do Brava. Esse motor tem 350Watts se não me engano.. O seu vai ser 17 vezes mais forte. Vai voar.. rsrsrsrsrs mas beleza, só não acelerar tudo rsrsrsrs

Enviado: Sex Set 12, 2008 8:43 am
por Buts
Para quem está interessado em Bicicleta, este vendedor aqui tem algumas coisas interessantes, como rodas com motor, inclusive rodas de scooters já com motor acoplado.

http://czaddj.en.alibaba.com/product/200115776/209535042/24v_200w_spoke_wheel_motor.html

[img:54afabc93d]http://img.alibaba.com/photo/209535042/24v_200w_spoke_wheel_motor.jpg[/img:54afabc93d]

Detailed Product Description

Specifications:
1) Rated voltage: DC24, 36V, 48V
2) Rated:Power: 250W, 350W,
3) Max Efficiency:≥82%
4) Wheel Size: 20'-26''
5) RPM: 300-900R


Entre no link, mande uma mensagem para ele para se informarem de preços.

Enviado: Sex Set 12, 2008 10:34 am
por alexcmag
Eficiência >= 82% para brushed, se for verdade, até que não está ruim.

A potência não é das maiores, mas numa bicicleta, pedalando junto, até que vai bem. Ou se colocar nas duas rodas.

Não é muito comum achar ESC brushed que trabalhe bem em 24V, mas a corrente é baixa, e ESC brushes é extremamente fácil de fazer, só não compensa para aero mas já fiz para 150A e posso fazer neste caso.

Enviado: Seg Set 15, 2008 1:46 pm
por qbrado
Bueno, no meu caso vou continuar com o Brushless mesmo.
O motor + SPEED chegaram. Realmente é GIGANTEEE!!!
O problema foi meu bolso, que está doendo até agora.
Levei uma bordoada de 60% da receita + 25% do DAE sobre o imposto da receita INCLUSIVE. Ou seja, 450 reais somente de imposto :-(. ainda bem que não comprei a bike antes, senão não teria dinheiro!

Mais tarde mostro fotos do monstrinho e do ESC. São bem interessantes.
Agora eu vi em alguns sites que é bom dar um banho de "algo" no enrrolamento desse motor, que realmente tem alguns fios "soltando". Vocês sabem se é importante fazer esse banho?(não sei se é esmalte, verniz... algo do tipo) Ou não há necessidade desse banho? Fiquei com um pé atraz por conta disso!!!

Abraços

Tiago