como modificar uma fonte at para ter tensão váriavel?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
bliberato
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:28 pm
Localização: Fortaleza - Ce
Contato:

como modificar uma fonte at para ter tensão váriavel?

Mensagem por bliberato »

estou com duas fontes at aqui...
queria fazer elas terem uma boa corrente...
e ter tensão de saída variável..

abraço
viva o rei sol >P
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Liberato, a corrente máxima da fonte você não pode modificar sem mexer muito, inclusive reenrolando os transformadores internos, não compensa. Geralmente elas fornecem de 6 a 8A de corrente, mesmo as AT mais vagabundas, suficientes portanto para 99% das aplicações.
Para fazer variar a tensão de saída não existe uma receita pronta, você tem de ler com toda a atenção o tutorial que eu traduzi, entender o que está acontecendo, e substituir o par de resistores fixos por um potenciometro e mais dois resistores.
Tem tamb[em de trocar todos os capacitores das linhas de saída, de modo que a tensão nunca ultrapasse a máxima dos capacitores (pare evitar pirotecnias... heheh). Um bom começo é ligar um resistor de 3k9 do pino 1 do 494 ao terra, e começar com um resistor de 1k mais um potenciometro de 10k entre a linha de +12V e o pino 1 do 494.
Tem de achar a combinação que não faça a fonte desarmar ao variar a tensão.
Algumas fontes desarmam à toa, e nesse caso você tem de reduzir a sensibilidade do CI comparador de proteção (é o segundo CI, além do 494), ou mesmo desabilitar de vez essa proteção (isso te deixa sem proteção contra curtos).
Algumas fontes entram em oscilação quando você toca no potenciometro, e nesses casos é necessario acrescentar um capacitor ao pino 1 do CI 494, e usar fio blindado no potenciometro.
Por fim, é importante retirar os dois capacitores que conectam a entrada de AC à carcaça, e isolar o terra da fonte da carcaça...
Simples....
Abração !!!!!
slackbr
membro
Mensagens: 193
Registrado em: Qua Jun 25, 2008 12:55 am
Localização: João Pessoa

Mensagem por slackbr »

[quote:8cb33d340d="claudiorfernandes"]Liberato, a corrente máxima da fonte você não pode modificar sem mexer muito, inclusive reenrolando os transformadores internos, não compensa. Geralmente elas fornecem de 6 a 8A de corrente, mesmo as AT mais vagabundas, suficientes portanto para 99% das aplicações.
Para fazer variar a tensão de saída não existe uma receita pronta, você tem de ler com toda a atenção o tutorial que eu traduzi, entender o que está acontecendo, e substituir o par de resistores fixos por um potenciometro e mais dois resistores.
Tem tamb[em de trocar todos os capacitores das linhas de saída, de modo que a tensão nunca ultrapasse a máxima dos capacitores (pare evitar pirotecnias... heheh). Um bom começo é ligar um resistor de 3k9 do pino 1 do 494 ao terra, e começar com um resistor de 1k mais um potenciometro de 10k entre a linha de +12V e o pino 1 do 494.
Tem de achar a combinação que não faça a fonte desarmar ao variar a tensão.
Algumas fontes desarmam à toa, e nesse caso você tem de reduzir a sensibilidade do CI comparador de proteção (é o segundo CI, além do 494), ou mesmo desabilitar de vez essa proteção (isso te deixa sem proteção contra curtos).
Algumas fontes entram em oscilação quando você toca no potenciometro, e nesses casos é necessario acrescentar um capacitor ao pino 1 do CI 494, e usar fio blindado no potenciometro.
Por fim, é importante retirar os dois capacitores que conectam a entrada de AC à carcaça, e isolar o terra da fonte da carcaça...
Simples....
Abração !!!!![/quote:8cb33d340d]

Claudio, uma duvida: Nas fontes ATX quem faz o contato do terra com a carcaça ??
São as partes de solda em baixo dos 4 parafusos que segura a fonte na carcaça ?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Em todas as fontes existem pelo menos 2 ou 3 pontos de contato na placa, justamente sob os parafusos.
slackbr
membro
Mensagens: 193
Registrado em: Qua Jun 25, 2008 12:55 am
Localização: João Pessoa

Mensagem por slackbr »

Uma fonte AT regulavel, mesmo que em uma range pequena, 1.5V a 14V por exemplo e de enorme utilidade na bancada.... http://br.geocities.com/teixeiramg/Fonte_Regulavel.htm eu tentei construir essa, não funciono, já testei tudo, serio, tudo mesmo, só sobro trocar os TL081, que farei quando tiver com a cabeça fria.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Mas essa fonte do link é uma fonte linear, não tem absolutamente nada a ver com fontes AT....
slackbr
membro
Mensagens: 193
Registrado em: Qua Jun 25, 2008 12:55 am
Localização: João Pessoa

Mensagem por slackbr »

[quote:c0b8018885="claudiorfernandes"]Mas essa fonte do link é uma fonte linear, não tem absolutamente nada a ver com fontes AT....[/quote:c0b8018885]

Eu sei que não tem a ver com fonte AT ou ATX, o que quis dizer é que uma fonte regulável é extremamente util na bancada ... As modificações de AT são mais interessantes pelo baixo custo e relativa alta corrente que fornecem. Era para eu ter colocado um ponto final no lugar de reticencias e um paragrafo, seguido de uma explicação mais detalhado sobre o link, e o por que de postar :P Erro meu
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Eu usei uma fonte linear um pouco mais elaborada que essa, um projeto publicado pela saudosa Elektor, durante uns 12 ou 14 anos. Dei de presente para um amigo recentemente....
slackbr
membro
Mensagens: 193
Registrado em: Qua Jun 25, 2008 12:55 am
Localização: João Pessoa

Mensagem por slackbr »

[quote:e33cb1efad="claudiorfernandes"]Eu usei uma fonte linear um pouco mais elaborada que essa, um projeto publicado pela saudosa Elektor, durante uns 12 ou 14 anos. Dei de presente para um amigo recentemente....[/quote:e33cb1efad]

Tem controle de corrente ? Ainda possui o esquema ? Lista de materiais. layout ?

Eu atualmente estou usando um LM317, não que seja ruim, é um otimo CI, principalmente pela simplicidade, me serve bem para recarregar pilhas de NiMH, já fiz uns 30 ciclos e ainda estão 100%, mas o charme da coisa ta no controle de corrente que essa fonte possui :)
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

A fonte é excelente, muito estável e precisa.
Tenho o projeto todo, até com desenho da placa, e posso te mandar por e-mail. Me passe um endereço por MP.
Abraços !
Responder