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Enviado: Sáb Set 27, 2008 12:14 am
por coelho72
Mas a regra básica é: antena apontada pro avião, nunca!
O ideal é sempre manter a antena a 90 graus em relação ao avião.

Enviado: Qui Jan 01, 2009 5:53 pm
por RCampos
Pode parecer bobagem, mas, estava em uma loja de componentes eletrônicos e comprei uma antena que se parece com aquelas dos modelistas europeus. Fiz um teste:

[img:c9203a8841]http://i304.photobucket.com/albums/nn174/rcamposr/BackupCamera006.jpg[/img:c9203a8841]
[img:c9203a8841]http://i304.photobucket.com/albums/nn174/rcamposr/BackupCamera005.jpg[/img:c9203a8841]
[img:c9203a8841]http://i304.photobucket.com/albums/nn174/rcamposr/BackupCamera008.jpg[/img:c9203a8841]

Com ela é possível manter a antena na vertical e o controle em uma posição confortável.

Essa antena é 2cm menor que a original e o diâmetro dela é maior, será que isso prejudica muito o sinal?

Enviado: Qui Jan 01, 2009 9:46 pm
por alexcmag
2cm a menos não faz muita diferença, e o diâmetro, dentro do razoável, não faz nenhuma. Ficou legal assim, como fica meio instável apontando para cima, você também pode apontar para baixo.

...

Enviado: Qui Jan 01, 2009 10:09 pm
por fabiofleal
Beleza mesmo então é aquela "bandeja" dos europeus com essa antena aí virada p/ cima, certo ? Vi uns caras pilotando com elas ao vivo já. Parecem compor o cenario do dia ideal aeromodelistico: O cara chega de guarda sol, almoço, caixa térmica com cerveja, bateria de carro p/ carregar as do aviao... tudo! Olhem o fundo desta foto. O cara voou até as 7 da noite neste dia (em maio por lá o sol se põe após as 21h).

Voltando ás antenas, tenho o péssimo hábito de pilotar com a minha a 30º e a 1m do chão. Toda vez que voava perto do horizonte, caia. Desconfiava que era interferencia, mas não via razão lógica p/ ela. Agora tá explicado. Valeu, alex, mais uma vez.

Enviado: Dom Set 20, 2009 6:25 pm
por Jose Marcos Coelho
O manual do SkySport da Futaba, diz pra fazer o teste de alcance com a antena do radio abaixada e a 10m do receptor. Na pista geralmente o pessoal vai mais longe (eu tambem), mas segundo a Futaba 10 m ja esta bom. Por outro lado, entendo que alcance de radio em boas condições, tanto 72 ou 2,4 não é problema (desde que como foi dito aqui não aponte a antena para o avião), pois o alcance da nossa vista é bem menor. Ou seja, se for muito longe vai cair por falta de ver o avião e não pelo alcance do radio.

Enviado: Sáb Jul 03, 2010 7:40 pm
por campeaorosca
radio 2.4 pode por para qualquer lado pois ele e 2.4...ou tem algum lado certo?

Enviado: Dom Jul 04, 2010 12:33 am
por alexcmag
Nos 2.4 deixa a antena dobrada 90 graus, pode ser para cima, para baixo ou para um dos lados, tanto faz, mas tem que ficar de forma que a antena fique perpendicular ao modelo.

Enviado: Ter Jul 13, 2010 10:19 am
por ImaruiNet
A Antena 2.4Ghz é omni e envia o sinal em 360º. O Piloto atrás do rádio é uma barreira "natural" que focaliza o sinal só para frente e para os lados. (O sinal não sai da ponta da antena, e sim das suas laterais).
Uma boa opção é a antena na horizontal para o lado:
[img:5f1c171421]http://i31.tinypic.com/2wn8m7a.jpg[/img:5f1c171421]
Assim ele envia o sinal para baixo, para frente e para cima. (Dessa forma o piloto tem sempre que apontar a frente do rádio para o aeromodelo).

Enviado: Dom Set 19, 2010 12:27 pm
por Felipe Castanho
A do 2.4ghz é bem interessante. Num sabia disso.

Enviado: Qui Out 07, 2010 10:45 pm
por eliabew
post muito bom,,,esse negocio de parkson deu num meu eletrico,,,

ainda mais que passei num poste de ferro alto,ai corto geral por um segundo,,,

abç

muito bom alex