Balsa x depron

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Balsa x depron

Mensagem por Rafael Ritter »

Esta semana andei vendo um projeto de um amigo, todo em depron, com cavernas feitas neste material e entelado com um tipo de filme, bem mais barato que os oracover da vida. O negócio era muito grande e pesava apenas 600g. Então pensei: por quê não faço meus aviões em depron? Me ocorreu que nunca tive acesso a aeromodelos durante minha infância, mas sempre ouvi falar que eram feitos de uma madeira especial. Daí agora a balsa faz parte da "magia" do negócio. Não consigo ver graça na construção em depron, mas por vezes me pergunto se não se trata de preconceito e se não seria este um material mais moderno e eficiente para construção de elétricos. Em POA só vejo gente construindo em depron.... Gostaria de levantar esta questão para saber a opinião de vocês.

Falou gente!
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
Avatar do usuário
Celso Jr.
membro
Mensagens: 553
Registrado em: Seg Set 24, 2007 1:09 pm
Localização: Guarapuava, Paraná

Mensagem por Celso Jr. »

Até agora trabalhei com isopor e depron, mas acompanhei algumas construções aqui no fórum em balsa e os aeros ficaram ótimos.
Lógico que tem muita diferença nos materiais, mas acredito que o principal seja o gosto de cada aeromodelista.
Dependendo do aero de isopor em alguns casos de lenha é só passar uma fita adesiva e bolocar pra voar novamente. O depron se não tiver reforços quebra até mesmo em pousos bem feitos.
Os aeros que estou contruindo agora estou fazendo um misto de depron e isopor: depron para as partes retas e onde quero que sobre bastante espaço interno e isopor nas partes bem arredondadas pra ficar mais escala. Até agora consegui melhores resultados de acabamento no depron.
Abraços
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6280
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Um aileron preso por durex solta em um ou dois anos, o depron vai amarelando o isopor amassado e é dificil de reparar além do aero ficar horrível com o tempo. Aero todo de balsa na mão de novato é desastre à vista e frustação provável. Por isso:

[i:4f87ca2d1a][b:4f87ca2d1a]Os materiais, o capricho e tempo destinados ao avião
devem ser proporcionais à durabilidade que se deseja dele
e também à sua habilidade de pilotar e construir.[/b:4f87ca2d1a][/i:4f87ca2d1a]
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Apenas corrigindo minha frase, pois achei grosseira.

Onde lê-se:
"Não consigo ver graça na construção em depron"

Entenda-se:
"Não consigo me motivar a construir em depron"

Vejo projetos aqui feitos em isopor e depron que são fantásticos, sobretudo os airliners que adoro. Aliás talvez esses sejam um bom incentivo parar mim hehehe.
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Mensagem por betodebem »

Eu sou um fã do depron, desde o começo só construo aviões em deprom e me adaptei muito bem a esse material, primeiro porque como novato ele é mais barato e resistente a lenhas, muitas vezes era só meter uma fita e jogar pra cima de novo!

Todos os dias eu entro no RCG e vejo verdadeiras obras de arte em balsa, acho que a balsa serve para os mais experientes e detalhistas mas não pode nem pensar em dederencia, encostou no chão já era, tem que lixar, colar, entelar, etc... :)

Os dois materiais são excelentes, vai depender da criatividade e competência do construtor para fazer uma avião melhor ou pior.

Abraços,

Beto
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Não sei não se há realmente essa coisa de que modelos feitos em balsa são obras de arte e de depron são feitos para lenhar e consertar com fita.
Acho que tem muita gente boa fazendo obra de arte com isopor e depron, mas o que ocorre é que muita gente só gosta de ter com o que voar mesmo, e não se apega. Daí qdo estraga, joga fora e faz outro. Novamente é uma questão de gosto, mas acho legal essa coisa de tentar fazer bem feito e preservar.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Concordo em parte como xgregg , realmente fazer ou não uma "obra de arte" só depende do "artista" que está trabalhando não necessariamente do material.

Porém o Depron/Isopor facilita a vida de quem precisa aprender pois é de conserto mais fácil e mais resistente aos erros de iniciante , além de que é possível fazer uma construção muito simplificada com esses materiais que é atraente para iniciantes mesmo sacrificando um pouco da estética.

Para fazer um modelo de Depron/Isopor bem feito é exigido quase tanta habilidade (ou quem sabe mais) que de um construtor de balsa.

Porém na balsa não é fácil de simplificar os projetos por isso surgiu esse esteriótipo de que avião de balsa é mais realístico/bonito do que desse materiais.

Xgregg , esse pitts do seu avatar é de que ? Muito belo o modelo!
Avatar do usuário
ademir
membro
Mensagens: 325
Registrado em: Sáb Nov 12, 2005 1:23 am
Localização: Porto Alegre- RS
Contato:

Mensagem por ademir »

depois que descobri os deprons da vida so uso eles muito bom de trabalhar com

eles da para montar uma fuzelagem em 3 horas intelada e linkada e so usa cola de isopor

que melhor que isto gosto muito de aeros em balsa

mas so sei mesmo e trabalhar com depron hehehehehehehe

no campo se voa quebra cola voa de novo e asim vai hehehehehehehe

olha meus modelinhos

http://ube-167.pop.com.br/verPagina.php?pid=55931
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Oi Gustavo. Tens razão. Para o principiante não tem coisa melhor que depron mesmo, não estava levando isso em conta. Respondendo sua pergunta, o Pitts do avatar foi meu primeiro projeto, fiz ele ha uns 2 meses atrás e ele é feito em balsa. Esta semana porém terminei um novo (o desse avatar) com o qual estou voando atualmente. Enquanto isso, o Pitts está descansando um pouco de mim, hehehehe.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Fala Ademir! Olha só, olhando seus modelos dá pra ver que tu és um cara que preza pela estética. Eu teria pena de lenhar um scoutzinho daqueles lá, hehehe.
Responder