OSD Gaivota

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Franco
membro
Mensagens: 233
Registrado em: Sex Jul 20, 2007 4:30 pm
Localização: Centurion - África do Sul

Mensagem por Franco »

alexcmag,

Acho que sei o que aconteceu no seu caso. o AD é de 10 bits e vc estava pegando só os 8 mais significativos, será que não?? Dai ele dá esses saltos. Tem uma configuração, não me lembro qual, pra usar só 8 bits do AD, ou usar os 10bits. faz muito tempo q não mexo com PIC...
Abçs
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não se preocupe com os 10 bits, é mais que suficiente para este tipo de aplicação.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:aec308710b="Franco"]alexcmag,

Acho que sei o que aconteceu no seu caso. o AD é de 10 bits e vc estava pegando só os 8 mais significativos, será que não?? Dai ele dá esses saltos. Tem uma configuração, não me lembro qual, pra usar só 8 bits do AD, ou usar os 10bits. faz muito tempo q não mexo com PIC...
Abçs[/quote:aec308710b]

Na verdade eu estava pegando os 10 bits.

Geralmente uso os 8 bits mais significativos, desprezando os menos significativos, mas isto é porque o último bit é só ruído mesmo... Se colocar alimentar com uma fonte perfeita, colocar um Vref perfeito.

Em todo caso, vou testar melhor agora que conheço melhor, mas pela forma como este AD funciona não sei se há ganho não...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Alex,

No PIC18fF252, o bit ADFM do registro ADCON1 seleciona se o dado vai ser lido right justified ou left justified, será que vc configurou isso direito ?

Desde o último post implementei:
- voltímetros das baterias,
- o sensor de temperatura,
- rotina para ler os pulsos de qualquer canal livre do TX. Futuramente vou usar este recurso para alterar configurações do OSD.

Para o RPM tentei "ler" o sinal de um dos fios que alimentam o motor brushless, a exemplo do que faz um sensor da EagleTreeSystems, mas o negócio é complicado!!! Ele mexe tanto em frequência quanto em amplitude do sinal. Coloquei no meu "osciloscópio" (programa winscope, que lê da entrada da placa de som). Inclusive acho que acabei danificando o RA4 do PIC. Seguindo a diretiva KISS, não vou por esse caminho, pelo menos por enquanto. Vou usar o QRB1114 ou QRD1114 (Reflective sensor object), que nada mais é do que um LED e um fototransistor encapsulados juntos. Com mais dois resistores, dá para ligar direto numa porta do PIC. Vamos ver se dá certo.

Para medir a corrente, vou usar sensor de efeito hall mesmo, o ACS712 de 20A ou 30A.

Agora o que tá difícil é de comprar um módulo GP$. Eu preciso de um com taxa de 5Hz.

[]´s
Avatar do usuário
Vinicius Fantini
membro
Mensagens: 2604
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Vinicius Fantini »

Conhece o GT-320RW? Já utilizei para fazer telemetria de vôo, 14g somente!
Avatar do usuário
Franco
membro
Mensagens: 233
Registrado em: Sex Jul 20, 2007 4:30 pm
Localização: Centurion - África do Sul

Mensagem por Franco »

[quote:a63087e8a3="Antonio Garcia"]
Agora o que tá difícil é de comprar um módulo GP$. Eu preciso de um com taxa de 5Hz.
[]´s[/quote:a63087e8a3]

Eu tb preferia um de 5Hz, mas como o GT-320 (1Hz) tava fácil de comprar aqui no Brasil, acabei me contentando com ele... Mas vc pode fazer a 1Hz tb né? só não fica tão bom...
ramos
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Sáb Dez 13, 2008 4:34 pm
Localização: Lisboa - Portugal

osd

Mensagem por ramos »

estou ancioso para ver esse osd em funcionamento, parece um espectaculo
cumprimentos
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Eu mudei o layout, e, a meu ver, está bem melhor. Em breve vou postar.

Comprei todos os sensores que restavam (amperímetro, rpm e gps FV-M8, que é o EB-85A re-rotulado), mas ainda não chegaram na minha mão :(

Para implementar as rotinas de tratamento do GPS, também acho que vou ter que migrar para o PIC18F2620, pois já estou quase no limite de memória de programa do 252.

Também estou estudando uma maneira de gerar um fundo preto opaco (e não translúcido ou "fumê") pq acho que gera um resultado melhor em situações de branco extremo na imagem, como num céu nublado, mas com muita claridade (mormaço). Vou usar uns 2N7000 para fazer uns testes.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:1ea8661f55="Antonio Garcia"]
Também estou estudando uma maneira de gerar um fundo preto opaco (e não translúcido ou "fumê") pq acho que gera um resultado melhor em situações de branco extremo na imagem, como num céu nublado, mas com muita claridade (mormaço). Vou usar uns 2N7000 para fazer uns testes.[/quote:1ea8661f55]

Em vez de rotacionar o TRIS, você pode baixar o TRIS no início do caracter, rotacionar o IO e subir o TRIS no final do caracter.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Já fiz teste assim, mas o fundo fica no máximo fumê. E esse tipo de fundo não dá bons resultados em imagens com branco muito forte. O que quero é que fique um fundo preto opaco mesmo, sem sombra da imagem que fica "por trás", com letras superbrancas por cima. O teste que fiz foi "desconectando" o sinal da origem do video momentaneamente, usando um outro pino do PIC e um transistor. O resultado ficou muito promissor, se não fosse pelo transistor ordinário que usei, um BC548, que não tem resposta de frequencia suficiente, ocasionando uma distorção nas cores da imagem . Por isso vou usar uns MOSFETs com tempo de resposta de 10ns e ver como fica, visto que um pixel gerado pelo OSD tem largura de 100ns. Só que eles ainda não chegaram (comprei na farnell) e estão no mesmo pacote de outros componentes importantes para o prosseguimento do projeto. :evil: :evil: :evil:
Responder