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Enviado: Sáb Fev 12, 2011 5:47 pm
por sandrobqsps
Alex antigamente voava de qualquer jeito hoje em dia antes de concluir um aero costumo fazer teste de bancada com toda a eletrônica pra chegar aquecimento consumo, empuxo torque do motor etc.. para não super aquecer uma lipo com certo tipo de hélice essas coisas mas acho que valem a pena!!!!!!!!!

Enviado: Sáb Fev 12, 2011 5:51 pm
por sandrobqsps
Já vi karas voando com hélices maiores que o recomendado pelo fabricante do motor: resultado lipos estufadas e superaquecidas na minha opnião estragando o equipamento, somente pra ganhar mais empuxo,mas todos sabem que existem motores para cada faixa de peso de cada aero!!!!!!!!!!!!

Enviado: Sáb Mai 14, 2011 8:13 am
por Rickremers
Duvida...estou montando meu 1° aero e peguei um futaba 6ex que vem com bateria nicd 600mah...tenho caregador imax b6, devo carregar a bateria a 0,6A, com duração de 14 horas? neste caso o caregador corta o carregaento quando chega em 120 minutos....posso mudar esse tempo para 14 horas? sem perigo? qual seria uma forma de carega-la mais rapido sem judiar da bateria..a quantos A? desde ja agradeço

Enviado: Sáb Mai 14, 2011 8:41 am
por alexcmag
[quote:bf5eb5846b="Rickremers"]Duvida...estou montando meu 1° aero e peguei um futaba 6ex que vem com bateria nicd 600mah...tenho caregador imax b6, devo carregar a bateria a 0,6A, com duração de 14 horas? neste caso o caregador corta o carregaento quando chega em 120 minutos....posso mudar esse tempo para 14 horas? sem perigo? qual seria uma forma de carega-la mais rapido sem judiar da bateria..a quantos A? desde ja agradeço[/quote:bf5eb5846b]

Não. 14 horas a 0,6A dá 8,4Ah, umas dez vezes mais que o necessário para carregar a bateria.

14 horas seria com 0,050A, não com 0,6A.

Configure o carregador para ciclo de NiCd, descarga de 0,4A até 0,8V seguida de carga a 0,4A. Faço assim nas minhas e duram muito tempo.

O tempo de 2h que fica configurado é o limite de segurança, não necessariamente o tempo que vai durar a carga.

Enviado: Sáb Mai 14, 2011 8:28 pm
por Rickremers
ok.. eu nunca fiz ciclagem, pois é minha 1° nicd...nesta função ciclagem o carregador descarrega e inicia carga sozinho?

Eu carreguei a bateria hoje...coloquei a 0,6A quando chegou em 12,8V o carregor cortou a carga que durou uns 70 minutos...

Enviado: Qua Jun 15, 2011 12:10 am
por Juliano Kamikaze
Olá! Tenho uma dúvida sobre uma bateria Ni-MH.

No início de 2010 comprei um cessna 182 art-tech
que veio com uma bateria Ni-MH de 1000mAh.
Usei algumas vezes. Depois troquei o motor escovado
por um Brushless e comprei baterias Li-po.
Pensei que eu nunca mais ia usar esta bateria em um aeromodelo.
Daí utilizei algumas vezes a bateria numa pequena furadeira tipo Dremel.
Depois de um tempo não usei mais esta bateria pra nada,
deixei ela guardada por um ano descarregada e achei que nunca
mais ia precisar dela. Mas por ironia do destino agora comprei um
avião catalina bimotor que usa dois motores escovados e vem com
apenas uma bateria igualzinha a esta.

PERGUNTO:
1 - Baterias Ni-MH podem ficar guardadas sem uso por muito tempo?
2 - Será que posso usá-la ainda (seria de confiança)?
3 - Tem alguma forma de eu saber se ela inda está com os 8,4v?
4 - Tem alguma forma de eu saber se ela tá pegando carga cheia?
5 - Esta bateria não tem balanceador, dá de carregar pelo carregador
da turnigy sem problemas usando a programação para Ni-Mh? Ou é melhor usar aqueles de tomada simples que vêm com este tipo de baterias?

a bateria é desta:
<script src='http://imageshack.us/shareable/?i=bateriacatalina.jpg&s=89&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript>[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/89/bateriacatalina.jpg/][img:108bc8138c]http://img89.imageshack.us/img89/9571/bateriacatalina.jpg[/img:108bc8138c][/URL]</noscript>

Enviado: Sáb Jun 25, 2011 4:44 pm
por Runnerba
Pessoal, hoje em dia tem baterias com 3000 a 5000 mAh que trazem como carga máxima permitida até 10c. Já vi de 3000 2c, 5c e 8c (Turnigy Nano) de amperagem de carga máxima permitida.
No caso das 2C 3000 mAh, pode-se então carregar como amperagem máxima 6A? Pergunto porque esse cálculo do C pareceu-me confuso, mas explicaram-me que C=Capacity, então se a bateria é de 3000 mAh, então 3000x2=6000 mAh = 6A, isto procede?
E ainda vale então carregar a 0,7C, mesmo essas baterias aguentando cargas com amperagens elevadas??? Ou seja, 3000x0,7= 2,1A?

Enviado: Sáb Jun 25, 2011 4:48 pm
por rafakrav
o numerp de "c's" é a apacidade da bateria multiplicada pelo número de C's, ou seja...

Uma bateria 2.200mah pode ser carregada a 1c, normalmente para se obter uma maior vida útil, então carregamos ela a 2.2a; se fossemos carregar a 2c, seriam 4.4a e assim vai, deu pra entender?

e sim, o bom dessas baterias é que elas AGUENTAM cargas elevadas, embora seja melhor carregá-las da forma "tradicional" para aumentar sua vida útil... mas no campo quando vc ta com pressa pode colocar uma Nanotech(por exemplo) a até 5c para carregar mais rápido, entende? :D

Enviado: Seg Jun 27, 2011 6:58 am
por ZecaNox
Tenho uma bateria de li-po original ad sky com 800mAh e 11.1V e n sei a quantidade de C...
Enfim...voei e fui carregar, tive q sair tirrei do carregador pra na acontecer nada e depois cheguei e fui carregar denovo, esperei completar e depois de uns dois dias fui voar...nada, ela n da sinal nem no balanceador...nadaaa, n carrega e nem nada!!
Alguém sabe me explicar o q e isso ou se da pra recuperar???

Enviado: Seg Jun 27, 2011 11:45 am
por Juliano Kamikaze
[quote:458ce01c31="ZecaNox"]Tenho uma bateria de li-po original ad sky com 800mAh e 11.1V e n sei a quantidade de C...
Enfim...voei e fui carregar, tive q sair tirrei do carregador pra na acontecer nada e depois cheguei e fui carregar denovo, esperei completar e depois de uns dois dias fui voar...nada, ela n da sinal nem no balanceador...nadaaa, n carrega e nem nada!!
Alguém sabe me explicar o q e isso ou se da pra recuperar???[/quote:458ce01c31]

Olá Zeca! Uma vez aconteceu isso comigo numa bateria 3s e percebi que tinha rompido a solda de um dos fios brancos do balanceador. Aí levei numa eletrônica e refis a solda e voltou a carregar e balancear. Também pode ter ocorrido que você descarregou a bateria por completo, por exemplo quando se esquece de tirar do aeromodelo por algumas horas após o vôo. Aí não tem jeito, se ela perdeu a carga totalmente ela não carrega mais.
Tenta carregar sem conectar o cabo do balanceador no modo charge li-po.