Jatos, como funciona!?

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
Avatar do usuário
patrickmaxxcc
membro
Mensagens: 789
Registrado em: Qua Jul 23, 2008 1:25 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Jatos, como funciona!?

Mensagem por patrickmaxxcc »

OI pessoal, não entendo quase nada de aero, vim visitar o forum de aeros pra fazer uma pergunta:

Aeromodelos (Jatos) Sim, aqueles que sai fogo atraz, são movidos a que? Propano? O.o Como funciona esse "Jato" de fogo que sai de traz?

Obrigado.
» T-REX 600 for AP - Powered by Spektrum DX7
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4458
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

é igual uma turbina real, porém miniatura.

a partida é com gás propano, depois passa pro querosene acho.
Avatar do usuário
Fábio Sartor
membro
Mensagens: 1101
Registrado em: Seg Ago 27, 2007 6:10 pm
Localização: Guarulhos, SP

Mensagem por Fábio Sartor »

é isso mesmo, inicia se a ligação com gás e depois passa para o querosene, mas são caras, a manutenção não sei se é muito cara tambem, mas eu vi uns tempos atrás que tinha uma turbina de fabricação nacional, estava custando mil reais, não conheço ninguem que tem ela.
O link www.turbina.com.br
Anexos
jetcat-hammer-full.jpg
jetcat-hammer-full.jpg (29.46 KiB) Exibido 2682 vezes
Avatar do usuário
patrickmaxxcc
membro
Mensagens: 789
Registrado em: Qua Jul 23, 2008 1:25 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por patrickmaxxcc »

Hmm legal...valeu pessoal"
Oliver
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Jun 23, 2005 9:36 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Oliver »

Mas para quem não sabe hoje em dia existem turbinas elétricas EDF que nada deixam a desejar as de querosene.

O Electra Jet do Mago Bob Violet foi projetado para usar tanto turbina como EDF, com o mesmo desempenho. Hoje existem EDFs equivalentes a turbinas tipo a Jat Cat 90 ou 100
Oliver
Asas Elétricas
www.asaseletricas.com.br
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Mensagem por A_Almeida »

Particularmente eu acho que as turbinas EDF são as que vão prevalescer pela praticidade, embora nada substitua a paixão que dá aquele rugido produzido pelas turbinas a gás com som de avião de verdade.
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

[quote:963506ed85="Oliver"]Mas para quem não sabe hoje em dia existem turbinas elétricas EDF que nada deixam a desejar as de querosene.

O Electra Jet do Mago Bob Violet foi projetado para usar tanto turbina como EDF, com o mesmo desempenho. Hoje existem EDFs equivalentes a turbinas tipo a Jat Cat 90 ou 100[/quote:963506ed85]

Aeromodelos c/ turbina à querosene são a representação mais perfeita de um avião real, na minha opinião. O vôo, o ruído e até o cheiro do combustível queimado são iguais. Porém a praticidade das EDF supera tudo isto, eu acho. Alguns lugares na Europa estão restringindo aeromodelos c/ turbina à querosene devido ao ruído.

Parece que a BVM vai lançar um F-86 EDF tb.
Fora os BVM, existem alguns outros, como o Savex L-39:
[yt]lrADBGLyoEo[/yt]
Tamjets F-16:
[yt]yWzpTJ4xSyo[/yt]

Evento só de EDFs grandes, o F-4 no final tem ruído semelhante à querosene:
[yt]SAZ6Ffr4SiY[/yt]


[]s
Avatar do usuário
Roberto Denadai
membro
Mensagens: 710
Registrado em: Sex Set 26, 2008 6:46 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Roberto Denadai »

eu cotei um jato....15 mil o menor e mais barato
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

[quote:e8746ec234="Roberto Denadai"]eu cotei um jato....15 mil o menor e mais barato[/quote:e8746ec234]

Estes EDFs saem o mesmo preço de um querosene, a vantagem é a operação mais simples e a manutenção muito menor. Turbina à querosene, após poucas dezenas de horas, deve ter os rolamentos cerâmicos trocados, passar por um balanceamento dinâmico do compressor e turbina.
A unidade de propulsão, seja à queresene ou EDF, representa apenas uma parcela do custo de todo o modelo. Não adianta, o modelo deve ser preparado p/ ter o desempenho requerido. Isto implica em estrutura e técnicas de construção + mais caras, assim como todo o equipamento de R/C.

[]s
Avatar do usuário
Fábio Sartor
membro
Mensagens: 1101
Registrado em: Seg Ago 27, 2007 6:10 pm
Localização: Guarulhos, SP

Mensagem por Fábio Sartor »

já tinha visto essas EDF da BVM, será que aqui no Brasil existe algum revendedor ?
Responder