Cola.. o que usar, como usar. A quatro, seis, oito mãos.

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:88d8313e15="osvaldoljunior"]So faço deste jeito quando uso algodão no meio[/quote:88d8313e15]

Errado parte dois.

Ao invez de ter ficado com uma interface você criou duas, sendo que no meio ficou um substrato que difere das duas outras a serem coladas, tanto em composisão, propriedade e ou caracteristica.

Em nenhum momento no curso houve sequer nota sobre isso, pelo contrario... e eu como sou o burro mais novo abaixo a orelha pro burro mais velho, ou pelo menos pro burro que inventou a coisa.

[b:88d8313e15]Desculpe mas essa é uma forma como não colar.[/b:88d8313e15]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Continuando...

Uma lista de colas usadas...

[b:a21016e8fc]Cola branca: [/b:a21016e8fc]
Baseada em um homopolímero de Acetato de Vinila (PVA)
Tempo de secagem: 30 minutos a 1 hora
Tempo de cura: 18 a 24 horas

[b:a21016e8fc]Cola de marceneiro:[/b:a21016e8fc]

Resina alifática ou Cola Amarela
Tempo de secagem: 30 minutos
Tempo de cura: 12 a 18 horas

[b:a21016e8fc]Cola de contato ou de sapateiro:[/b:a21016e8fc]
Adesivo à base de borracha que permanece flexível após a secagem. Pode ser usado em papel, couro, tecido, borracha, metal, vidro e alguns plásticos.
Sua aplicação é feita em ambas as peças e depois de seca é feita a junção das partes.

Tempo de secagem: 1 hora
Tempo de cura: 5 horas

Existe agora cola de contato a base d'água

[b:a21016e8fc]Adesivo epóxi: [/b:a21016e8fc]

Composto de dois tubos, um com resina epóxi e outro com o catalisador que devem ser bem misturados na hora do uso. É muito forte, durável e resistentes à água. Possui uma textura pegajosa que cola materiais porosos e não-porosos como metal, madeira, vidro, plástico, borracha, etc.

Tempo de secagem: de 2 minutos a 12h
Tempo de cura: De 10 minutos a 72h


[b:a21016e8fc]Cola plástica ou Solvente [/b:a21016e8fc]

Cola espessa e pegajosa que age no material dissolvendo para unir as partes. É resistente e à prova d’água podendo ser usada para colar lonas e vinil.
Possui cheiro forte e não deve ser utilizada em ambiente fechado.

Tempo de secagem: 10 minutos
Tempo de cura: 24 horas


[b:a21016e8fc]Cola ou Selante de Silicone [/b:a21016e8fc]

Forma uma liga forte e muito resistente à água e a altas e baixas temperaturas e permanece flexível após a secagem. É recomendada para o uso em metal, vidro, fibra de vidro, borracha, madeira, tecidos, alguns plásticos e cerâmica.

Tempo de secagem: 4 horas
Tempo de cura: 24 horas


[b:a21016e8fc]Cianoacrilatos [/b:a21016e8fc]

Cola aquosa de secagem rápida. Reage com a umidade microscópica(PH) encontrada em qualquer superfície. Possui uma liga muito forte e é recomendada para uso em materiais como o metal, cerâmica, vidro, alguns plásticos e borracha. Não é recomendável a aplicação em superfícies flexíveis por formar uma camada rígida ao secar.

Tempo de secagem: alguns segundos
Tempo de cura: 1 a 2 dias



[b:a21016e8fc]Cola quente [/b:a21016e8fc]

Cola em forma de bastão aplicada com pistola. Possui secagem rápida e é recomendada para materiais porosos. Muito prática para reparos rápidos, mas deixa um certo volume.

Tempo de secagem: 10 a 45 segundos
Tempo de cura: 24 horas

Independente das especificações das colas, sempre faça um teste em uma amostra antes de aplicar na peça definitiva. Algumas colas possuem solventes que reagem com alguns materiais e podem estragar seu trabalho.


*secagem: é a etapa da colagem em que o adesivo perde sua umidade para o meio ambiente e para o substrato, concretizando a colagem.

*cura: é o termo utilizado para a etapa pós-secagem, onde os adesivos consolidam suas capacidades máximas de aderência e resistência.

Comentários Adicionar Pesquisar RSS






Com base nisso podemos completar a tabela de utilidade....

Retirado de http://www.casadenos2.com.br/2011/03/quem-nao-cola_31.html


[img:a21016e8fc]http://1.bp.blogspot.com/_VzCrObFXDac/TU21B5z0WjI/AAAAAAAABmw/xBdYNkLS3W8/s1600/TiposCola.png[/img:a21016e8fc]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Encontrei também buscando tipos de colas esse guia...

http://www.fazfacil.com.br/materiais/colas_7.html
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14900
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Um acelerador de cura "tabajara" para o CA, que provavelmente afeta algumas caracteristicas da colagem, mas é muito eficaz no dia-a-dia é o bicarbonato de sódio. Já usei em muitos casos de colagens "complicadas", e além de fazer a cura quase instantânea, forma um composto muito duro, que ajuda como reforço estrutural em alguns casos... Mas não se deve confundir com o fermento em pó, que contém bicarbonato, mas é composto principalmente de amido.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:7537e811e2="claudiorfernandes"]Um acelerador de cura "tabajara" para o CA, que provavelmente afeta algumas caracteristicas da colagem, mas é muito eficaz no dia-a-dia é o bicarbonato de sódio. Já usei em muitos casos de colagens "complicadas", e além de fazer a cura quase instantânea, forma um composto muito duro, que ajuda como reforço estrutural em alguns casos... Mas não se deve confundir com o fermento em pó, que contém bicarbonato, mas é composto principalmente de amido.[/quote:7537e811e2]

Eu uso com micro balum... fica um composto de vidro tb muito duro. Faço quando tenho duas varetas de carbono, amarro com linha de custura, coloco um tiquinho de microbalum e uma gota de ciano.

[img][img:7537e811e2]http://www.e-voo.com/forum/files/dsc00871_516.jpg[/img:7537e811e2][/img]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14900
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

A vantagem do "meu" microbaloon de bicarbonato é que tem no boteco aqui do lado... heheeheh...
Acho que parte da aceleração se dá pelo aumento da superficie de reação, embora eu já tenha lido que a alcalinidade do bicarbonato é que faz a acelaração da reação.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:5b727b8399="claudiorfernandes"]A vantagem do "meu" microbaloon de bicarbonato é que tem no boteco aqui do lado... heheeheh...
Acho que parte da aceleração se dá pelo aumento da superficie de reação, embora eu já tenha lido que a alcalinidade do bicarbonato é que faz a acelaração da reação.[/quote:5b727b8399]

Sim.. é o PH, mas o bicarbonato vale como carga tão bem quanto ao balum
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Peninha
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Set 20, 2006 11:02 pm

Mensagem por Peninha »

Podem me informar porque este tópico ainda não esta FIXO?
Errar é da essência humana. Aprender com os erros é da essência da pesquisa.
Repetir erros já cometidos é da essência do imbecil.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Estão esperando terminar... e realmente faltam algumas coisas, mas isso não impede que seja.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Peninha
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Set 20, 2006 11:02 pm

Mensagem por Peninha »

O calor da ponta de um cigarro aceso tambem acelera a cura de cianoacrilato.
Porem a junção não fica forte como a cura natural.
Alem disso fumar faz mal a saúde.

Uma técnica que eu usei com bons resultados para colr estabilizador vertical em "boom" de fibra de carbono:
Colo o estabiliador no "boom" normalmente.
Depois colo fios de "milar" em "U", de uma face do estabilizador, em volta do "boom" até a outra face do estabilizador passando cianoacrilato em tudo.
Fica muito forte.
Aparentemente, pelo menos para mim, fibra de carbono não adere bem com cianoacrolato em colagem de topo. A cola seca descasca da fibra como uma película.


Ah!
Antes que eu esqueça.
QUANDO VÃO FAZER ESTE TÓPICO FIXO?
Quem sabe o ódio por letras maiúsculas faça o moderador tomar uma providência. :oops:
Errar é da essência humana. Aprender com os erros é da essência da pesquisa.
Repetir erros já cometidos é da essência do imbecil.
Responder